XXIII Curso Novos Enfoques da Produção e Reprodução - Balde Branco

É VITAL redu­zir o des­car­te invo­lun­tá­rio. Atin­gin­do esta meta, só mes­mo as vacas fra­cas de lei­te é que irão para o aba­te, com a melho­ra pau­la­ti­na e con­sis­ten­te do rebanho 

Por Luiz H. Pitombo

Pre­ve­nir e con­tro­lar pro­ble­mas de dife­ren­tes ordens de manei­ra a evi­tar a per­da de bons ani­mais repre­sen­tou o fio con­du­tor do XXI­II Cur­so Novos Enfo­ques da Pro­du­ção e Repro­du­ção, em Uber­lân­dia-MG, nos dias 14 e 15 de mar­ço. Para con­cre­ti­zar a pro­pos­ta do even­to, foram con­vi­da­dos em sua qua­se tota­li­da­de pales­tran­tes bra­si­lei­ros que atu­al­men­te tra­ba­lham e pes­qui­sam em uni­ver­si­da­des dos Esta­dos Uni­dos e Canadá.
Nas apre­sen­ta­ções, alguns aspec­tos cha­ma­ram a aten­ção além dos tópi­cos espe­cí­fi­cos, como o por­te de fazen­das comer­ci­ais cita­das nas pes­qui­sas, com duas ou três mil vacas em lac­ta­ção em sis­te­mas con­fi­na­dos. Tam­bém se per­ce­be um bom núme­ro de estu­dos mais deta­lha­dos sobre o com­por­ta­men­to ani­mal em seu dia a dia e a ten­dên­cia por uma pos­tu­ra menos “inter­ven­ci­o­nis­ta”.
A ade­são ao even­to, como em anos ante­ri­o­res, foi ele­va­da soman­do per­to de 1.900 ins­cri­tos entre os módu­los de Lei­te e Cor­te, com cres­ci­men­to de 5%. A pro­gra­ma­ção foi mon­ta­da de manei­ra a aumen­tar o tem­po dis­po­ní­vel para per­gun­tas e par­ti­ci­pa­ção dos pre­sen­tes, entre téc­ni­cos e pecuaristas.
“Pro­cu­ra­mos mos­trar nas apre­sen­ta­ções uma sequên­cia de fato­res impor­tan­tes, como doen­ças da repro­du­ção, mas­ti­te, pro­ble­mas de cas­co e outros, que são os gran­des cau­sa­do­res de des­car­te e que, se redu­zi­dos aqui ou ali, per­mi­ti­rão reter só as melho­res vacas de lei­te”, afir­ma José Luiz Vas­con­ce­los, o pro­fes­sor Zequi­nha, da Uni­ver­si­da­de Esta­du­al Pau­lis­ta (Unesp/­Bo­tu­ca­tu-SP) e coor­de­na­dor da Cona­pec Jr., empre­sa de con­sul­to­ria agro­pe­cuá­ria de alu­nos e rea­li­za­do­ra do evento.

—————————–
Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 652, de abril 2019

Rolar para cima