Vidal Pedroso de Faria, o novo nome do Prêmio Impacto - Balde Branco

O tra­di­ci­o­nal Prê­mio Impac­to, entre­gue anu­al­men­te duran­te o Sim­pó­sio Inter­lei­te Bra­sil, leva ago­ra o nome do conhe­ci­do pro­fes­sor da Esalq 

Para pres­tar uma home­na­gem a Vidal Pedro­so de Faria, pro­fes­sor apo­sen­ta­do da Esalq-Esco­la Supe­ri­or de Agri­cul­tu­ra Luiz de Quei­roz-USP e que for­mou inú­me­ros téc­ni­cos de des­ta­que no setor lei­tei­ro, o Prê­mio Milk­Point Impac­to foi reno­me­a­do e pas­sa­rá a levar o seu nome.  O prê­mio exis­te des­de 2010 e o Milk­Point home­na­geia anu­al­men­te uma per­so­na­li­da­de de des­ta­que duran­te o Inter­lei­te Brasil.

Os can­di­da­tos são pro­fis­si­o­nais cujas con­tri­bui­ções na área de con­sul­to­ria, ensi­no ou pes­qui­sa foram fun­da­men­tais para a evo­lu­ção da pecuá­ria lei­tei­ra. No ano de lan­ça­men­to do prê­mio, o pro­fes­sor Vidal foi a per­so­na­li­da­de que levou o tro­féu para casa, com mais de 70% dos votos pela internet.

“O Prê­mio Impac­to já teve sete edi­ções e, após esses anos todos, ocor­reu-me que seria o momen­to de per­so­na­li­zá-lo com o nome daque­le que não só foi seu pri­mei­ro ganha­dor, mas que for­mou mui­ta gen­te boa que atua no lei­te. Tal­vez o pro­fes­sor Vidal nem sai­ba dis­so, mas teve tam­bém um papel fun­da­men­tal na minha tra­je­tó­ria pro­fis­si­o­nal”, comen­ta Mar­ce­lo Perei­ra de Car­va­lho, ide­a­li­za­dor do Prêmio.

“Logo que tive a ideia, liguei para o pro­fes­sor Vidal per­gun­tan­do se pode­ria colo­car seu nome no prê­mio. Logo após sua auto­ri­za­ção, acom­pa­nha­da de algum cons­tran­gi­men­to, pois sua humil­da­de de sem­pre não o per­mi­te se achar mere­ce­dor de home­na­gens, pos­tei no Face­bo­ok e logo depa­rei com uma reper­cus­são mui­to posi­ti­va, o que evi­den­ci­ou o acer­to da ini­ci­a­ti­va”, completa.

Vidal Pedro­so de Faria foi dire­tor da Fealq-Fun­da­ção de Estu­dos Agrá­ri­os Luiz de Quei­roz e hoje é mem­bro do con­se­lho edi­to­ri­al de Bal­de Bran­co. Obte­ve seu títu­lo de Enge­nhei­ro Agrô­no­mo e Dou­tor pela Esalq-USP, mes­tra­do pela Ohio Sta­te Uni­ver­sity. Na Esalq, ele atu­ou como pro­fes­sor titu­lar, apo­sen­tan­do-se em 1995. Leci­o­nou bovi­no­cul­tu­ra de lei­te, nutri­ção de rumi­nan­tes e bovi­no­cul­tu­ra de cor­te. Publi­cou 253 arti­gos téc­ni­cos e cien­tí­fi­cos e ori­en­tou 22 dis­ser­ta­ções de mes­tra­do e duas teses de dou­to­ra­do. Foi tam­bém Che­fe do Depar­ta­men­to de Zoo­tec­nia e Coor­de­na­dor do Cam­pus de Piracicaba-SP.

Sem­pre mui­to atu­an­te, foi tam­bém asses­sor téc­ni­co da Coo­pe­ra­ti­va Cen­tral de Lati­cí­ni­os do Esta­do de São Pau­lo e da Coo­pe­ra­ti­va Cen­tral de Pro­du­to­res Rurais de Minas Gerais (Itam­bé). Atu­ou como con­sul­tor da FAO para a ela­bo­ra­ção de um pro­je­to de fazen­da expe­ri­men­tal e de um cen­tro de pes­qui­sa na Tan­zâ­nia, Áfri­ca. Foi tam­bém con­sul­tor da Embra­pa em um pro­je­to de con­fi­na­men­to de gado lei­tei­ro em Bra­sí­lia; mem­bro do Comi­tê Asses­sor Exter­no da Embra­pa Gado de Lei­te, de Juiz de Fora-MG, e con­sul­tor téc­ni­co da Fapesp.

Den­tre os prê­mi­os rece­bi­dos, além do pró­prio Prê­mio Milk­Point Impac­to 2010, des­ta­cam-se ao lon­go da car­rei­ra do pro­fes­sor Vidal: Inter­na­ti­o­nal Dairy Pro­duc­ti­on Award em 1995, da Ame­ri­can Dairy Sci­en­ce Asso­ci­a­ti­on; Zoo­tec­nis­ta do Ano de 1995, da Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Zoo­tec­nia; Inter­na­ti­o­nal Alu­mi­ni Award em 1997, pela Ohio Sta­te Uni­ver­sity; Meda­lha do Méri­to Cien­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co do Gover­no de São Pau­lo; Meda­lha Dr. Mário Luiz Mar­ti­nez, Exten­são e Ensi­no do Cen­tro Naci­o­nal de Pes­qui­sa Gado de Lei­te da Embra­pa; Meda­lha do Méri­to Coo­pe­ra­ti­vis­ta José Perei­ra Cam­pos Filho da Coo­pe­ra­ti­va Cen­tral dos Pro­du­to­res Rurais de Minas Gerais (Itam­bé).

 A oita­va ver­são do Sim­pó­sio Inter­lei­te Bra­sil acon­te­ce­rá em Foz do Igua­çu-PR, nos dias 17 e 18 de maio, no Cen­tro de Cul­tu­ra e Even­tos Plí­nio Arlin­do de Nes. 

Rolar para cima