Lan­ça­do em São Pau­lo, docu­men­tá­rio “Pecuá­ria Bra­si­lei­ra – His­tó­ria, Pre­sen­te e Futu­ro”, apon­ta as pers­pec­ti­vas do setor

Com mais de 25 mil km roda­dos em oito esta­dos dife­ren­tes, 1.650 minu­tos de gra­va­ções e 80 entre­vis­tas, foi lan­ça­do no dia 19 de setem­bro, no MIS-Museu da Ima­gem e do Som, em São Pau­lo, o docu­men­tá­rio “Pecuá­ria Bra­si­lei­ra – His­tó­ria, Pre­sen­te e Futu­ro”.

Ide­a­li­za­do pela Fazen, com apoio e exe­cu­ção da Agro Expe­ri­en­ce, a pro­du­ção tem como prin­ci­pal obje­ti­vo con­tar a his­tó­ria da pecuá­ria no País e as pers­pec­ti­vas do setor para os pró­xi­mos anos, a par­tir da visão de diver­sos per­so­na­gens que par­ti­ci­pa­ram da cons­tru­ção do setor no Bra­sil.

“A pecuá­ria empre­ga mais de 17 milhões de pes­so­as, lide­ra as expor­ta­ções bra­si­lei­ras e é uma das for­ças motri­zes da nos­sa eco­no­mia. Mes­mo com esses núme­ros, sen­ti­mos que a soci­e­da­de em geral não conhe­ce e nem valo­ri­za de for­ma ade­qua­da o papel do pecu­a­ris­ta, a sua impor­tân­cia his­tó­ri­ca, soci­al e econô­mi­ca. O docu­men­tá­rio sur­ge des­se dese­jo do gru­po de mudar essa rea­li­da­de”, expli­ca o fun­da­dor da Fazen e um dos pro­du­to­res do docu­men­tá­rio, Vas­co Oli­vei­ra Neto.

Além de con­tar um pou­co da his­tó­ria da pecuá­ria e do dia a dia do homem do cam­po, o pro­je­to rea­li­zou o levan­ta­men­to de núme­ros finan­cei­ros e ambi­en­tais que foram mos­tra­dos jun­to com as entre­vis­tas ao lon­go dos 180 minu­tos da obra, a par­tir de 19 víde­os divi­di­dos em qua­tro blo­cos: Pes­so­as que Fazen, As Raças e as Asso­ci­a­ções, As Tec­no­lo­gi­as da Pecuá­ria e A Indús­tria da Car­ne e do Lei­te. A pro­du­ção do docu­men­tá­rio con­tou com o apoio de impor­tan­tes players do setor, que auxi­li­a­ram a equi­pe por meio de rela­tos e entre­vis­tas, além do for­ne­ci­men­to de dados e infor­ma­ções que aju­da­ram na cons­tru­ção do rotei­ro e con­teú­do.

O docu­men­tá­rio faz par­te de um pro­je­to mul­ti­mí­dia que inclui o lan­ça­men­to de um livro de arte no pró­xi­mo ano e uma expo­si­ção iti­ne­ran­te que per­cor­re­rá diver­sas cida­des bra­si­lei­ras. “É um gran­de orgu­lho para a Fazen estar à fren­te des­se pro­je­to de valo­ri­za­ção da pecuá­ria, pois com ele temos a opor­tu­ni­da­de de refor­çar a impor­tân­cia des­sa ati­vi­da­de no Bra­sil”, fina­li­za Vas­co. Os víde­os podem ser aces­sa­dos pelo www.youtube.com.br, pelo canal http://udfr.I3f.info/. A cada sema­na serão inse­ri­dos dois epi­só­di­os.    

Rolar para cima