Vacathon, maratona de inovação, fomenta a pesquisa no mercado do leite - Balde Branco
Equi­pe Mil­cup rece­ben­do pre­mi­a­ção Vacathon 2019

Em sua quin­ta edi­ção, ini­ci­a­ti­va da Embra­pa pro­mo­ve imer­são de uni­ver­si­tá­ri­os do Bra­sil, Ango­la e Argen­ti­na. O desa­fio é cri­ar, em 8 dias, solu­ções ino­va­do­ras para a cadeia leiteira

Vacathon, maratona de inovação, fomenta a pesquisa no mercado do leite

A Empre­sa Bra­si­lei­ra de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria, Embra­pa, pro­mo­ve entre os dias 22 e 30 de outu­bro, o Vacathon, mara­to­na de ino­va­ção do setor do leiteederivados.Inspirada no con­cei­to de Hackathon,imersão de pro­gra­ma­ção, tem como obje­ti­voo fomen­to da ino­va­ção de pro­ces­sos no mer­ca­do do lei­te e da apro­xi­ma­ção de pes­qui­sa­do­res e mercado.

As equi­pes mul­ti­dis­ci­pli­na­res são sele­ci­o­na­das pelas uni­ver­si­da­des. Alu­nos e pro­fes­so­res pas­sam 8 dias jun­to ao cor­po téc­ni­co da Embra­pa, empre­sá­ri­os e espe­ci­a­lis­tas do setor. O gru­po fica conec­ta­do 24 horas e tem dis­po­ní­veis deba­tes, cur­sos, men­to­ri­as, encon­tros e lives já que o even­to ocor­re total­men­te virtual.

Na pro­gra­ma­ção de aber­tu­ra do Vacathon 2020, nes­ta quin­ta-fei­ra, 22/10, par­ti­ci­pam José Luiz Tejon, Top ofMind de RH e uma das mai­o­res auto­ri­da­des nas áre­as da ges­tão e agro­ne­gó­cio, os ex-minis­tros de Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to, Rober­to Rodri­gues e Aly­son Pau­li­nel­li, entre outras per­so­na­li­da­des do mun­do agro. Em vídeo, eles regis­tra­ram men­sa­gens aos par­ti­ci­pan­tes. Tejon­di­ri­ge-se ao pes­qui­sa­dor e ino­va­dor: “É você que vai olhar para o infi­ni­to que há entre os núme­ros. Man­te­nha sem­pre a juven­tu­de e curi­o­si­da­de den­tro de você. Aque­le que vai para ao futu­ro é o que vai apren­der, apren­der e apren­der! Isso é sinô­ni­mo da cri­an­ça gran­de e eter­na que nos habi­ta. E a Embra­pa tem auto­ri­da­de para falar para o cam­po e tam­bém para a soci­e­da­de urba­na” comen­ta. Já Rodri­gues des­ta­ca a impor­tân­cia tro­ca de sabe­res entre as gera­ções que com­põe o agro­ne­gó­cio e, espe­ci­al­men­te, a pre­sen­ça femi­ni­na para o desen­vol­vi­men­to: “É impres­si­o­nan­te a qua­li­da­de dos jovens que se for­mam em ciên­ci­as agrá­ri­as. Espe­ci­al­men­te as meni­nas. Elas têm pro­vo­ca­do uma mudan­ça na ges­tão. E com a tec­no­lo­gia da infor­ma­ção temos apren­di­do com a moça­da a dar sal­tos mui­to gran­des na pro­du­ti­vi­da­de e na qua­li­da­de do mer­ca­do”. Pau­li­nel­li refor­ça a impor­tân­cia do Bra­sil na ino­va­ção: “Con­fie na ciên­cia. A ciên­cia é gran­de arma que temos para trans­for­mar o mun­do. E o conhe­ci­men­to está aí, na Embra­pa, nas uni­ver­si­da­des. Nos­sos talen­tos huma­nos têm con­di­ções de ocu­par os mais impor­tan­tes espa­ços de pen­sa­men­to no mun­do” comen­ta entusiasmado. 

Cada uni­ver­si­da­de tem um embai­xa­dor, pro­fes­sor res­pon­sá­vel pelo desem­pe­nho dos gru­pos. A esco­lha das melho­res solu­ções cri­a­das duran­te a com­pe­ti­ção será fei­ta via Inter­net, com a par­ti­ci­pa­ção dire­ta do públi­co, em for­ma­to de rea­lity show. A trans­mis­são será em tem­po real pelo canal da Embra­pa no You­tu­be, além do Face­bo­ok e na Repileite.

Os temas des­te ano seguem três eixos: Food­Te­ch, Ino­va­ção e Empre­en­de­do­ris­mo e Trans­for­ma­ção Digi­tal.Estão ins­cri­tas equi­pes de 27 uni­ver­si­da­des. Pela pri­mei­ra vez na his­tó­ria do even­to, par­ti­ci­pa­rão equi­pes de 3 uni­ver­si­da­des de Ango­la e Argentina.Todos os dias, os par­ti­ci­pan­tes terão um cro­no­gra­ma de con­teú­dos vir­tu­ais a serem aces­sa­dos no canal de con­teú­do do even­to, o Milk­tu­be. Tam­bém será ofe­re­ci­da a men­to­ria agen­da e fei­ta virtualmente.

No ano pas­sa­do, em 36 horas, pes­qui­sa­do­res ela­bo­ra­ram um méto­do para a iden­ti­fi­ca­ção da mas­ti­te(infla­ma­ção nas glân­du­las mamá­ri­as da vaca que cau­sa gran­des per­das na pro­du­ção lei­tei­ra). “A Mil­cup é uma cane­ca com sen­so­res ele­trô­ni­cos que rea­li­za a con­ta­gem de célu­las somá­ti­cas, res­pon­sá­veis pela for­ma­ção de teci­dos e órgãos, que é o prin­ci­pal indi­ca­dor de mas­ti­te. A lei­tu­ra é rea­li­za­da na hora e sem a neces­si­da­de de rea­gen­tes. Bas­ta colo­car o lei­te na cane­ca”, expli­ca Sér­gio Luís de Cas­tro Júni­or, enge­nhei­ro de bios­sis­te­mas e mes­tran­do do Núcleo de Pes­qui­sa em Ambi­ên­cia (Nupea), da Esalq–USP Pira­ci­ca­ba. O pes­qui­sa­dor é um dos mem­bros da equi­pe de ven­ce­do­ra do pri­mei­ro lugar do Vacathon 2019pela cri­a­ção da Milcup.

Ide­as For Milk

O Vacathon é um dos even­tos que com­põe o movi­men­to por ino­va­ção Ide­as For Milk, que tam­bém englo­ba outros 3 even­tos inde­pen­den­tes que acon­te­cem des­de 2015: Cara­va­na (visi­ta a uni­ver­si­da­des),Desa­fio de Star­tups(fomen­to do negó­cio da pes­qui­sa do mer­ca­do do leite)e Prê­mio de Ino­va­ção (reco­nhe­ci­men­to de pro­pos­tas ino­va­do­ras). Uma pro­pos­ta de revo­lu­ção digi­tal rumo ao lei­te 4.0.

Indús­tria do lei­te no Brasil 

Segun­do a Embra­pa Gado de Lei­te, o Bra­sil é o quar­to país no mun­do em pro­du­ção­lei­tei­ra, geran­do 34,8 bilhões de litros de lei­te ins­pe­ci­o­na­do em 2019, regis­tran­do 2,7% de aumen­to fren­te a 2018. Em 2019, a cadeia lei­tei­ra empre­gou 4 milhões de tra­ba­lha­do­res no país e 1,1 milhão de pro­du­to­res geran­do um fatu­ra­men­to esti­ma­dode R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ide­as For Milk

O Ide­as for Milk é uma rea­li­za­ção da Embra­pa Gado de Lei­te, em par­ce­ria com Agri­point, Bov­con­trol, Cia­téc­ni­ca, Tex­to Comu­ni­ca­ção. Con­ta com o Patro­cí­nio Dia­man­te do Sebrae; Patro­cí­nio Ouro da Tetra­pak, Boeh­rin­ger Inge­lheim, TIM; Patro­cí­nio Pra­ta da Vac­ci­nar, FAEMG/Inaes, Sis­te­ma Ocemg, Ssis­te­ma OCB, Silemg e Patro­cí­nio Bron­ze da Nes­tlé, CLA­AS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saú­de Ani­mal, Pira­can­ju­ba, Viva­lác­te­os, Bel­go Beka­ert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Gene­tics, Abra­lei­te e Viva­re. Apoio da Micro­soft, KER Inno­va­ti­on e Revis­ta Bal­de Branco.

Fon­te: Depar­ta­men­to de Comu­ni­ca­ção e Mar­ke­ting da Embra­pa Gado de Leite

Rolar para cima