Um novo núcleo para fortalecer a Girolando - Balde Branco

Minas Gerais aca­ba de ganhar uma enti­da­de para pro­mo­ver a pecuá­ria lei­tei­ra e a raça Giro­lan­do no entor­no de Belo Hori­zon­te. A ofi­ci­a­li­za­ção do Núcleo Giro­lan­do das Gerais acon­te­ceu no últi­mo dia 12 de dezem­bro e teve a ade­são de 45 pro­du­to­res. Segun­do o pre­si­den­te elei­to, Ale­xan­dre Lacer­da, a região é uma das mai­o­res baci­as lei­tei­ras do Esta­do, sen­do que a raça Giro­lan­do está pre­sen­te em gran­de par­te das propriedades.

“O nos­so obje­ti­vo é garan­tir mai­or aces­so des­ses pro­du­to­res à gené­ti­ca de qua­li­da­de da raça para ele­var a pro­du­ti­vi­da­de dos reba­nhos, além de difun­dir tec­no­lo­gi­as que per­mi­tam a redu­ção dos cus­tos de pro­du­ção e a ado­ção de prá­ti­cas sus­ten­tá­veis”, dis­se. A enti­da­de, que fun­ci­o­na­rá no Par­que da Game­lei­ra, na capi­tal minei­ra, tem o apoio da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do, que este ano desen­vol­veu um pro­je­to de fomen­to para for­ma­li­za­ção des­se tipo de entidade.

A par­tir des­te ano, os núcle­os que for­ma­li­za­dos jun­to à Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do terão direi­to a uma copar­ti­ci­pa­ção finan­cei­ra nas recei­tas da enti­da­de. Os recur­sos devem ser apli­ca­dos pelos Núcle­os em ações de fomen­to da raça em suas regiões, como pales­tras, dias de cam­po, capa­ci­ta­ções etc. Já exis­tem núcle­os de cri­a­do­res em outros Esta­dos, tais como Mato Gros­so do Sul, Bahia, São Paulo.

Rolar para cima