Show Rural: Pecuária terá venda de ovinos e bovinos sem intermediários - Balde Branco

A área pecuá­ria con­ta­rá com 350 ovi­nos de cri­a­do­res do Para­ná e de San­ta Cata­ri­na, e de 250 bovi­nos de 13 raças, de pecu­a­ris­tas para­na­en­ses – as duas regiões são livres da febre afto­sa sem vacinação

Show Rural: Pecuária terá venda de ovinos e bovinos sem intermediários 

O melhor de raças de ovi­nos e bovi­nos esta­rá à dis­po­si­ção, no 34º Show Rural Coo­pa­vel, de pecu­a­ris­tas que qui­se­rem melho­rar e ampli­ar os seus plan­téis. A comer­ci­a­li­za­ção acon­te­ce­rá dire­ta­men­te entre cri­a­dor e com­pra­dor, sem qual­quer inter­me­diá­rio ou inter­fe­rên­cia. “Nos­so inte­res­se é divul­gar, cola­bo­rar e fomen­tar um setor impor­tan­te para a eco­no­mia da região e do Esta­do”, diz o zoo­tec­nis­ta e coor­de­na­dor da Pecuá­ria do Show Rural, Rozim­bo Juni­or Magro.

Pela pri­mei­ra vez na his­tó­ria do even­to, os visi­tan­tes terão a chan­ce de conhe­cer o melhor das carac­te­rís­ti­cas gené­ti­cas de dez raças de ovi­nos. A par­ti­ci­pa­ção é resul­ta­do de par­ce­ria da Coo­pa­vel com a Ovi­no­par e a Arco, res­pec­ti­va­men­te as asso­ci­a­ções de cri­a­do­res do Esta­do e do País. “A expec­ta­ti­va com a ovi­no­cul­tu­ra é gran­de, prin­ci­pal­men­te dian­te do bom momen­to que essa ati­vi­da­de expe­ri­men­ta em vári­as regiões do Bra­sil”, des­ta­ca o pre­si­den­te da Coo­pa­vel, Dil­vo Grolli.

A área pecuá­ria con­ta­rá com 350 ovi­nos de cri­a­do­res do Para­ná e de San­ta Cata­ri­na, e de 250 bovi­nos de 13 raças, de pecu­a­ris­tas para­na­en­ses – as duas regiões são livres da febre afto­sa sem vaci­na­ção. O Show Rural vai rece­ber ovi­nos POs, regis­tra­dos, que par­ti­ci­pa­rão de jul­ga­men­to de eta­pa do cam­pe­o­na­to esta­du­al. Outros, comer­ci­ais, esta­rão à dis­po­si­ção de inte­res­sa­dos em fazer negó­cio. Entre os bovi­nos, alguns esta­rão no bar­ra­cão de raças, basi­ca­men­te para demons­tra­ção – ali, uns pou­cos serão colo­ca­dos à ven­da, dife­ren­te­men­te do pavi­lhão dos tou­ros, onde todos pode­rão ser comercializados.

Linha de crédito

O pecu­a­ris­ta inte­res­sa­do em com­prar pode­rá, nes­ses locais, con­ver­sar e fechar negó­cio dire­ta­men­te com o cri­a­dor ou com o repre­sen­tan­te dele. “Nos­sa meta, quan­to às ven­das, é repe­tir o suces­so de anos ante­ri­o­res, quan­do pra­ti­ca­men­te todos os ani­mais dis­po­ni­bi­li­za­dos para comer­ci­a­li­za­ção aca­ba­ram nego­ci­a­dos”, diz Rozim­bo (foto). Uma boa notí­cia é que a Cre­di­co­o­pa­vel, coo­pe­ra­ti­va de cré­di­to liga­da à Coo­pa­vel, terá linha de cré­di­to dis­po­ní­vel aos inte­res­sa­dos em ampli­ar e melho­rar os seus plantéis.

As raças

As raças de ovi­nos pre­sen­tes no 34º Show Rural, que acon­te­ce­rá de 7 a 11 de feve­rei­ro, em Cas­ca­vel, no Oes­te do Para­ná, serão: Ted­xel, Texel Natu­ral­men­te Colo­ri­do, Dor­per e Whi­te Dor­per, Ham­peshi­re Dow, Pol Dor­set, Sang­ta Ines, Ile de Fran­ce, Ile de Fran­ce natu­ral­men­te Colo­ri­do e Suf­folk. E as de bovi­nos serão: Cara­cu, Cha­ro­lês, Angus, Bran­gus, Jer­sey, Holan­dês, Can­chim, Puru­nã, Sene­pol, Brah­man, Nelo­re, Fran­quei­ro e Tabapuã.

Fon­te: Coopavel