Setembro Branco: Todos juntos pelo uso racional de antibióticos - Balde Branco
A ini­ci­a­ti­va da OnFarm cele­bra o uso raci­o­nal de anti­bió­ti­cos, ban­dei­ra que é levan­ta­da pela star­tup  e  que tem tra­zi­do resul­ta­dos expres­si­vos para a pecuá­ria naci­o­nal, redu­zin­do cer­ca de 50% do uso do fár­ma­co e evi­tan­do em 2021 o des­car­te de 7 milhões de litros de leite
 
 
 

Setembro Branco: Todos juntos pelo uso racional de antibióticos 

A resis­tên­cia bac­te­ri­a­na é uma das mai­o­res pre­o­cu­pa­ções glo­bais. Na pecuá­ria lei­tei­ra é cres­cen­te o deba­te sobre a impor­tân­cia da cons­ci­en­ti­za­ção sobre o uso raci­o­nal de antibióticos.

O uso indis­cri­mi­na­do de anti­mi­cro­bi­a­nos ten­de a influ­en­ci­ar na gera­ção ou sele­ção de  pató­ge­nos resis­ten­tes, sen­do que a resis­tên­cia bac­te­ri­a­na é  um desa­fio pre­sen­te no cam­po. As infec­ções que envol­vem micror­ga­nis­mos resis­ten­tes têm menor chan­ce de cura, o que gera pre­juí­zos econô­mi­cos ao produtor.

Além dis­so, de acor­do com o con­cei­to de Saú­de Úni­ca (One Health) huma­nos, ani­mais e ambi­en­te estão inter­li­ga­dos, des­ta for­ma o desen­vol­vi­men­to de cepas resis­ten­tes podem impac­tar essa tría­de, sen­do uma ame­a­ça para a saú­de e bem-estar dos ani­mais, bem como para a medi­ci­na mundial.

Estu­dos indi­cam que a alta pre­va­lên­cia de bac­té­ri­as resis­ten­tes no cam­po está asso­ci­a­da ao uso exces­si­vo de anti­bió­ti­cos. No caso da pecuá­ria lei­tei­ra, a mas­ti­te é a prin­ci­pal doen­ça que uti­li­za a tera­pêu­ti­ca como alter­na­ti­va para con­ter os avan­ços da pato­lo­gia no rebanho.

A iden­ti­fi­ca­ção do agen­te cau­sa­dor da mas­ti­te reduz, em média, 50% do uso da anti­bi­o­ti­co­te­ra­pia nas vacas com a doen­ça. Além dis­so, o uso raci­o­nal do medi­ca­men­to con­tri­bui para evi­tar o des­car­te do lei­te dos ani­mais tra­ta­dos, impe­de a con­ta­mi­na­ção do tan­que com resí­du­os e tam­bém per­mi­te evi­tar o sur­gi­men­to da resis­tên­cia aos antibióticos.

Para esti­mu­lar a cons­ci­en­ti­za­ção sobre o tema foi cri­a­do o Setem­bro Bran­co. A ini­ci­a­ti­va da OnFarm cele­bra o uso raci­o­nal de anti­bió­ti­cos, ban­dei­ra que é levan­ta­da pela star­tup  e  que tem tra­zi­do resul­ta­dos expres­si­vos para a pecuá­ria naci­o­nal, redu­zin­do cer­ca de 50% do uso do fár­ma­co e evi­tan­do em 2021 o des­car­te de 7 milhões de litros de leite.

A ini­ci­a­ti­va visa pro­mo­ver o deba­te sobre a impor­tân­cia de evi­tar o uso indis­cri­mi­na­do dos anti­mi­cro­bi­a­nos, se aten­do ao uso raci­o­nal, ou seja, ape­nas quan­do se faz neces­sá­rio, uti­li­zan­do o prin­cí­pio ati­vo mais ade­qua­do para cada situ­a­ção, com dose e frequên­cia corretas.

O uso pru­den­te da tera­pêu­ti­ca con­tri­bui para manu­ten­ção do bem-estar ani­mal, evi­ta o des­car­te de lei­te por alte­ra­ção e/ou pre­sen­ça de resí­du­os após tra­ta­men­to, gera eco­no­mia aos pro­du­to­res e per­mi­te que os prin­cí­pi­os ati­vos anti­mi­cro­bi­a­nos dis­po­ní­veis con­ti­nu­em eficazes.

Além de fomen­tar o deba­te sobre a impor­tân­cia do uso cons­ci­en­te de anti­bió­ti­cos, a  cam­pa­nha Setem­bro Bran­co, reú­ne bene­fí­ci­os exclu­si­vos para os OnFar­mers, cer­ca de 2 mil pro­du­to­res que fazem par­te da comu­ni­da­de de cli­en­tes que uti­li­zam o sis­te­ma de cul­tu­ra na fazen­da. Os pro­du­to­res têm 20% de cash­back na com­pra dos pro­du­tos de empre­sas par­cei­ras, como DSM, Elanco„„Ideagri, Hipra, J.A. Saú­de Ani­mal e Ouro­fi­no, que sejam ele­gí­veis para a cam­pa­nha, entre os dias 1 e 30 de setembro.

O setem­bro bran­co é rea­li­za­do em par­ce­ria com outros pares da cadeia pro­du­ti­va do

lei­te que bus­cam fomen­tar a cons­tru­ção de uma pecuá­ria mais sus­ten­tá­vel, com foco na manu­ten­ção do bem-estar ani­mal e no uso cons­ci­en­te de antibióticos.

Para conhe­cer mais sobre a cam­pa­nha e con­fe­rir os pro­du­tos par­ti­ci­pan­tes aces­se: https://onfarm.com.br/setembrobranco/

Fon­te: OnFarm

Rolar para cima