Secretaria de Agricultura de SP comemora 130 anos com entregas e assinatura de convênios - Balde Branco

 

Com o Pre­si­den­te da ABCZ (Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu) foi assi­na­do o con­vê­nio para o Pro­gra­ma Pró-Gené­ti­ca que pre­vê a melho­ria da qua­li­da­de gené­ti­ca do reba­nho bovi­no do Esta­do de São Pau­lo, com estí­mu­lo ao aumen­to da pro­du­ção de car­ne e lei­te nas peque­nas e médi­as pro­pri­e­da­des rurais, por meio do uso de tou­ros zebuínos

 

 
 
 
 
 
 

Secretaria de Agricultura de SP comemora 130 anos com entregas e assinatura de convênios 

Um gran­de even­to na ter­ça-fei­ra, dia 30, mar­cou o ani­ver­sá­rio de 130 anos da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Pau­lo (SAA-SP), ocor­ri­do ofi­ci­al­men­te no últi­mo dia 11 de novem­bro. O even­to acon­te­ceu no Ins­ti­tu­to Agronô­mi­co (IAC), órgão da SAA, onde o vice-gover­na­dor, Rodri­go Gar­cia, o Secre­tá­rio de Agri­cul­tu­ra, Ita­mar Bor­ges, e o secre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da Pas­ta, Fran­cis­co Mat­tur­ro, pro­mo­ve­ram des­cer­ra­men­tos de pla­cas de inau­gu­ra­ção de labo­ra­tó­ri­os, fize­ram entre­gas tec­no­ló­gi­cas e assi­na­ram con­vê­ni­os, além de rea­li­za­rem home­na­gens aos per­so­na­gens que fazem par­te da his­tó­ria da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e do Agro Pau­lis­ta e Naci­o­nal, com a pre­sen­ça de pes­qui­sa­do­res e ser­vi­do­res da Apta, dos Ins­ti­tu­tos, da CATI, da Defe­sa Agro­pe­cuá­ria e Codeagro.

Duran­te o even­to foram fei­tas as seguin­tes assi­na­tu­ras, entre­gas e homenagens:

  • Assinatura de adesão ao SISBI;

  • Assi­na­tu­ra de con­vê­nio com a ABCZ para o Pro­gra­ma Pró-Genética.
  • Assi­na­tu­ra de Pro­to­co­lo de Inten­ções com a CEPLAC para pes­qui­sa com cacau;
  • Lan­ça­men­to do Por­tal de Valor da Pro­du­ção Agro­pe­cuá­ria do IEA;
  • Entre­gas tec­no­ló­gi­cas de 6 novas cul­ti­va­res de fei­jão, 4 novas cul­ti­va­res de man­di­o­ca e da Ração Sus­ten­tá­vel para Aquicultura;
  • Inau­gu­ra­ções de 4 laboratórios;
  • E as Home­na­gens aos ser­vi­do­res em ati­vi­da­de com mais tem­po de ser­vi­ço da SAA, aos ex-secre­tá­ri­os de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do, e às mulhe­res pau­lis­tas entre as mais pode­ro­sas do agro bra­si­lei­ro elei­tas pela Revis­ta Forbes.

“Me sin­to mui­to pri­vi­le­gi­a­do para, nes­te momen­to dos 130 anos, estar como Secre­tá­rio de Agri­cul­tu­ra e ser o inter­lo­cu­tor da Secre­ta­ria, dos cola­bo­ra­do­res, das enti­da­des, da agri­cul­tu­ra e do agri­cul­tor com nos­so Gover­no. Mais que isso, che­gar lá no Gover­no e rece­ber apoio de João Doria e Rodri­go Gar­cia. Obri­ga­do por essa opor­tu­ni­da­de”, dis­se Ita­mar Bor­ges, ao falar das uni­da­des de pes­qui­sa, defe­sa e exten­são da Secre­ta­ria em todo o Esta­do e lem­brar do inves­ti­men­to recor­de na pes­qui­sa de R$ 52 milhões para os ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa, o tri­plo do mai­or inves­ti­men­to fei­to até então.

O even­to

 

Foram des­cer­ra­das as pla­cas de inau­gu­ra­ção de 4 labo­ra­tó­ri­os com valor de, apro­xi­ma­da­men­te, R$1,8 milhões em inves­ti­men­tos no Labo­ra­tó­rio de Aves e Ovos do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia, no Labo­ra­tó­rio de Expe­ri­men­ta­ção de Sani­da­de de Pei­xes do Ins­ti­tu­to de Pes­ca, na Plan­ta-Pilo­to de Pro­ces­sa­men­to Tér­mi­co do Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia de Ali­men­tos e na Refor­ma do Labo­ra­tó­rio de Doen­ças de Suí­nos do Ins­ti­tu­to Biológico.

Com a pre­sen­ça da Supe­rin­ten­den­te do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra em São Pau­lo, Andreia Mou­ra, foi assi­na­da a ade­são ao SIS­BI que irá pos­si­bi­li­tar que pro­du­tos regis­tra­dos no SISP pos­sam ser comer­ci­a­li­za­dos em outros esta­dos pro­por­ci­o­nan­do gera­ção de empre­go e ren­da para as indús­tri­as loca­li­za­das no Esta­do de São Paulo.

Já com o Pre­si­den­te da ABCZ (Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu) foi assi­na­do o con­vê­nio para o Pro­gra­ma Pró-Gené­ti­ca que pre­vê a melho­ria da qua­li­da­de gené­ti­ca do reba­nho bovi­no do Esta­do de São Pau­lo, com estí­mu­lo ao aumen­to da pro­du­ção de car­ne e lei­te nas peque­nas e médi­as pro­pri­e­da­des rurais, por meio do uso de tou­ros zebuínos.

Tam­bém foi fei­ta a assi­na­tu­ra de Pro­to­co­lo de Inten­ções com a CEPLAC para pes­qui­sa com cacau, o lan­ça­men­to do Por­tal de Valor da Pro­du­ção Agro­pe­cuá­ria do IEA (Ins­ti­tu­to de Eco­no­mia Agrí­co­la) e as entre­gas tec­no­ló­gi­cas de 6 novas cul­ti­va­res de fei­jão, 4 novas cul­ti­va­res de man­di­o­ca e da Ração Sus­ten­tá­vel para Aqui­cul­tu­ra.
Como par­te da cele­bra­ção dos 130 anos da SAA foram home­na­ge­a­dos os ser­vi­do­res em ati­vi­da­de com mais tem­po de ser­vi­ço. Os fun­ci­o­ná­ri­os home­na­ge­a­dos foram: Mári­ko Viei­ra (Admi­nis­tra­ção Cen­tral, des­de 1975); Luiz Taniha­ra (CATI/CDRS, ser­vi­dor des­de 1973); Iolan­da Lur­des Sou­za (IAC-APTA, ser­vi­do­ra des­de 1966); João Bela­to (Code­a­gro, ser­vi­dor des­de 1972); José Pas­qui­no Ansel­mo (Defe­sa, ser­vi­dor des­de 1967).

Os ex-secre­tá­ri­os tam­bém foram agra­ci­a­dos. Ain­da hou­ve opor­tu­ni­da­de para home­na­ge­ar as mulhe­res pau­lis­tas mais pode­ro­sas do AGRO bra­si­lei­ro em ran­king divul­ga­do pela revis­ta Forbes.

Fon­te: Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra do Esta­do de São Paulo