Os lan­ça­men­tos acon­te­ce­ram duran­te o Encon­tro Vir­tu­al da Raça Giro­lan­do, com a pre­sen­ça de pes­so­as de 19 países

 
 

Raça Girolando ganha índice de Longevidade e novo aplicativo 

A raça Giro­lan­do, que aca­ba de atin­gir a mar­ca iné­di­ta para uma raça lei­tei­ra naci­o­nal de 2 milhões de regis­tros gene­a­ló­gi­cos efe­tu­a­dos, ago­ra pas­sa a con­tar com mais um índi­ce de sele­ção de gran­de impac­to econô­mi­co para a pecuá­ria leiteira.

O Sumá­rio de Tou­ros Giro­lan­do 2021, divul­ga­do pela Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do em par­ce­ria com a Embra­pa Gado de Lei­te, traz pela pri­mei­ra vez o Índi­ce de Lon­ge­vi­da­de do Giro­lan­do (ILG), refe­ren­te ao tem­po em que a vaca per­ma­ne­ce no reba­nho, evi­tan­do o seu des­car­te invo­lun­tá­rio. Com esse novo índi­ce, será pos­sí­vel sele­ci­o­nar tou­ro cujas filhas tenham mai­or taxa de per­ma­nên­cia no reba­nho, o que pode redu­zir os gas­tos com a recria e aumen­tar os lucros da ati­vi­da­de. “Quan­do a lon­ge­vi­da­de é aumen­ta­da, abre-se a opor­tu­ni­da­de para o mai­or des­car­te de vacas menos pro­du­ti­vas, geran­do impac­to posi­ti­vo na lucra­ti­vi­da­de da ati­vi­da­de lei­tei­ra, em vir­tu­de da redu­ção dos cus­tos de repo­si­ção e do aumen­to da pro­du­ti­vi­da­de por ani­mal, que é obti­do em sua matu­ri­da­de”, expli­ca o pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te, Mar­cos Vini­cius Bar­bo­sa da Silva.

Na com­po­si­ção do ILG entra­ram algu­mas das dife­ren­tes medi­das de lon­ge­vi­da­de asso­ci­a­das à vida pro­du­ti­va dos ani­mais e sua dis­po­ni­bi­li­da­de de infor­ma­ções no ban­co de dados da Giro­lan­do. As medi­das de lon­ge­vi­da­de esco­lhi­das para inclu­são no ILG foram: a pro­du­ção total de lei­te em todas as lac­ta­ções, núme­ro total de dias duran­te todas as lac­ta­ções e o núme­ro de lac­ta­ções com­ple­tas da vaca.

De acor­do com o pes­qui­sa­dor da Embra­pa, para os pró­xi­mos anos novas carac­te­rís­ti­cas serão implan­ta­das no Sumá­rio de Tou­ros Giro­lan­do, den­tre elas a de Per­sis­tên­cia de Lac­ta­ção, Peso ao Nas­ci­men­to e Carac­te­rís­ti­cas Lineares.

Sumá­rio de Vacas 2021- Outra publi­ca­ção lan­ça­da foi o Sumá­rio de Vacas 2021, que traz as TOP 1000 para cada uma das dife­ren­tes com­po­si­ções raci­ais do Giro­lan­do. Uma novi­da­de des­te ano é a divul­ga­ção dos valo­res genô­mi­cos e gené­ti­cos para as carac­te­rís­ti­cas de inter­va­lo de par­to e ida­de ao pri­mei­ro par­to na ava­li­a­ção de vacas Giro­lan­do, clas­si­fi­ca­das de acor­do com a com­po­si­ção raci­al. Isso faci­li­ta­rá a esco­lha das vacas doa­do­ras para a pro­du­ção de tou­ros jovens.

APP­Gi­ro­lan­do – Para aces­sar de for­ma rápi­da e segu­ra os dados do Sumá­rio, a Asso­ci­a­ção de Giro­lan­do e a Embra­pa lan­ça­ram o APP­Gi­ro­lan­do. O apli­ca­ti­vo traz resul­ta­dos do Tes­te de Pro­gê­nie dos Tou­ros e os resul­ta­dos de repro­du­to­res e vacas pro­va­dos. É pos­sí­vel esco­lher o ani­mal ape­nas por raça, pela carac­te­rís­ti­ca de Pro­du­ção de Lei­te, Ida­de ao Pri­mei­ro Par­to, por acu­rá­cia ou por todas essas infor­ma­ções com­bi­na­das. O cri­a­dor ain­da pode ler e com­par­ti­lhar os cer­ti­fi­ca­dos por What­sApp, SMS e e‑mail.

No APP­Gi­ro­lan­do ain­da é pos­sí­vel ter aces­so a cur­sos, ser­vi­ços labo­ra­to­ri­ais e o “fale conos­co” da Embra­pa Gado de Lei­te, além de infor­ma­ções atu­a­li­za­das sobre mer­ca­do do lei­te e insu­mos, melho­ra­men­to ani­mal, for­ra­gei­ras, entre outras solu­ções tec­no­ló­gi­cas para o pecuarista.

Os dois Sumá­ri­os e o APP­Gi­ro­lan­do foram lan­ça­dos duran­te o Encon­tro Vir­tu­al da Raça Giro­lan­do, ocor­ri­do de 13 a 15 de julho, com a pre­sen­ça de pes­so­as de 19 países.

Fon­te: Girolando

 

Rolar para cima