fbpx

Dele­ga­da do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to para exe­cu­ção do Ser­vi­ço de Regis­tro Gene­a­ló­gi­co da raça Giro­lan­do, a Giro­lan­do con­ta com 33 téc­ni­cos pres­tan­do aten­di­men­to no país

Raça Girolando completa 25 anos e aproxima dos 2 milhões de registros

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do terá como desa­fio em 2021 supe­rar a mar­ca dos 2 milhões de controles/registros gene­a­ló­gi­cos de ani­mais. A enti­da­de é a mai­or em núme­ro de bovi­nos lei­tei­ros regis­tra­dos no Bra­sil e come­mo­ra nes­te 1° de feve­rei­ro os 25 anos da raça Giro­lan­do, que é genui­na­men­te bra­si­lei­ra e é res­pon­sá­vel por 80% do lei­te pro­du­zi­do no Brasil.

O rela­tó­rio final de regis­tros efe­tu­a­dos em 2020, divul­ga­do hoje (01/02) pela asso­ci­a­ção, apon­ta que no ano pas­sa­do foram efe­tu­a­dos 90.541 controles/registros con­tra 81.412 controles/registros de 2019, o melhor desem­pe­nho dos últi­mos cin­co anos. Soman­do os regis­tros efe­tu­a­dos des­de 1989, quan­do a enti­da­de ini­ci­ou esse tipo de ser­vi­ço, o ban­co de dados con­ta com 1.943.188 controles/registros.

Dele­ga­da do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to para exe­cu­ção do Ser­vi­ço de Regis­tro Gene­a­ló­gi­co da raça Giro­lan­do, a ins­ti­tui­ção con­ta com 33 téc­ni­cos pres­tan­do aten­di­men­to no país. “O regis­tro é o pri­mei­ro pas­so para a for­ma­ção de um reba­nho gene­ti­ca­men­te supe­ri­or. Ao lon­go des­ses 25 anos novas fer­ra­men­tas de sele­ção foram sen­do incor­po­ra­das pelo Pro­gra­ma de Melho­ra­men­to Gené­ti­co da Raça Giro­lan­do, per­mi­tin­do aos cri­a­do­res for­mar reba­nhos alta­men­te pro­du­ti­vos e lon­ge­vos, com as vacas pro­du­zin­do satis­fa­to­ri­a­men­te até aos 15 anos de ida­de. Hoje, somos a raça lei­tei­ra naci­o­nal que mais ven­de sêmen no país”, asse­gu­ra o pre­si­den­te da enti­da­de, Odi­lon de Rezen­de Bar­bo­sa Filho.

Segun­do dados do Con­tro­le Lei­tei­ro Ofi­ci­al, hou­ve um aumen­to de 53% na pro­du­ção indi­vi­du­al de lei­te por vaca, des­de o ano 2000, com a pro­du­ção sal­tan­do de 3.695 kg, em até 305 dias, para 5.671 kg, em 2019.

Fon­te: Asses­so­ria de Comu­ni­ca­ção da Girolando

Rolar para cima