Publicação orienta produtor no uso da água - Balde Branco

A ado­ção de prá­ti­cas de pro­du­ção hidri­ca­men­te cor­re­tas con­tri­bui para o pro­du­tor man­ter-se com­pe­ti­ti­vo e este­ja de acor­do com as exi­gên­ci­as das legis­la­ções ambientais. 

A Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te dis­po­ni­bi­li­zou, em outu­bro, um guia para auxi­li­ar pro­du­to­res, téc­ni­cos e ges­to­res a mane­jar os recur­sos hídri­cos e con­ser­var o meio ambi­en­te na pro­pri­e­da­de. Tra­ta-se da publi­ca­ção “Boas Prá­ti­cas Hídri­cas na Pro­du­ção Lei­tei­ra”, segun­da edi­ção, que ori­en­ta o pecu­a­ris­ta na ado­ção de ações em cada eta­pa do pro­ces­so produtivo.

Prá­ti­cas sim­ples como a tro­ca de man­guei­ras comuns por de pres­são, cap­ta­ção de água da chu­va para uso na lava­gem do piso, detec­ção de vaza­men­tos, man­ter os bebe­dou­ros lim­pos, for­mu­lar e balan­ce­ar cor­re­ta­men­te as die­tas dos ani­mais podem fazer a diferença.

“As boas prá­ti­cas hídri­cas pro­por­ci­o­nam o enten­di­men­to da água nas três dimen­sões em um sis­te­ma de pro­du­ção ani­mal: ali­men­to, insu­mo pro­du­ti­vo e recur­so natu­ral. Exer­ci­tar a uti­li­za­ção e o mane­jo da água nes­tas três dimen­sões pro­por­ci­o­na­rá dis­po­ni­bi­li­da­de hídri­ca em quan­ti­da­de e com qua­li­da­de na pro­pri­e­da­de rural”, expli­ca o pes­qui­sa­dor Julio Palha­res, autor do docu­men­to. Para a implan­ta­ção das boas prá­ti­cas é fun­da­men­tal que o téc­ni­co e o pro­du­tor tenham os conhe­ci­men­tos neces­sá­ri­os ou sejam capacitados.

No manu­al, a Embra­pa pro­põe algu­mas ações para a ges­tão efi­ci­en­te da água na pro­pri­e­da­de e redu­ção de pos­sí­veis impac­tos nega­ti­vos no uso dos recur­sos hídri­cos. As reco­men­da­ções con­si­de­ram a rea­li­da­de da pro­du­ção lei­tei­ra bra­si­lei­ra e as legis­la­ções ambi­en­tais. “A pecuá­ria lei­tei­ra pode ser pio­nei­ra na uti­li­za­ção de boas prá­ti­cas hídri­cas, garan­tin­do a ofer­ta de um pro­du­to que con­si­de­re os valo­res de segu­ran­ça dos ali­men­tos e de con­ser­va­ção do meio ambi­en­te, bem como a saú­de de huma­nos e ani­mais”, des­ta­ca o pesquisador.

A publi­ca­ção está dis­po­ní­vel em https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1054973/boas-praticas-hidricas-na-producao-leiteira-versao‑2

Rolar para cima