Projeto de exportação de genética Girolando - Balde Branco

Duran­te a Mega­lei­te, foi apre­sen­ta­da o pro­je­to inter­na­ci­o­nal Bra­zi­li­an Giro­lan­do, vol­ta­do para expor­tar sêmen e embriões da raça


Laris­sa Vieira

Para ampli­ar as expor­ta­ções de gené­ti­ca da raça Giro­lan­do e de pro­du­tos pecuá­ri­os, a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do apre­sen­tou no últi­mo dia 29 de junho, duran­te a Mega­lei­te, o pro­je­to inter­na­ci­o­nal Bra­zi­li­an Giro­lan­do. O obje­ti­vo é levar para paí­ses da Amé­ri­ca Lati­na um paco­te tec­no­ló­gi­co capaz de pro­mo­ver o melho­ra­men­to gené­ti­co dos reba­nhos latinos.

De acor­do com o dire­tor Inter­na­ci­o­nal da Giro­lan­do, Gui­lher­me Mar­quez, o pro­je­to ini­cia em um bom momen­to para as expor­ta­ções de gené­ti­ca. O Bra­sil fir­mou novos pro­to­co­los sani­tá­ri­os com outros paí­ses nos últi­mos meses, per­mi­tin­do a expor­ta­ção de embriões, sêmen e ani­mais vivos.

As comi­ti­vas estran­gei­ras pre­sen­tes na Mega­lei­te 2017 acre­di­tam que a ini­ci­a­ti­va garan­ti­rá que seus paí­ses tenham aces­so a uma gené­ti­ca supe­ri­or. “O Pana­má impor­ta mais de 60% dos pro­du­tos lác­te­os que con­so­me por­que não é autos­su­fi­ci­en­te na pro­du­ção de lei­te. Com pro­je­tos como esse, pode­re­mos melho­rar nos­so reba­nho, e, con­se­quen­te­men­te, ele­var a pro­du­ção de lei­te do país.”, acre­di­ta o pre­si­den­te da Câma­ra de Pro­du­to­res de Lei­te do Pana­má Luis Afon­so Leal.

Um dos paí­ses da Amé­ri­ca do Sul que têm gran­de inte­res­se na raça Giro­lan­do é a Colôm­bia. Por isso, o país foi esco­lhi­do para ter a pri­mei­ra ação de mar­ke­ting do pro­je­to. Entre os dias 23 e 27 de agos­to, as empre­sas asso­ci­a­das ao Bra­zi­li­an Giro­lan­do par­ti­ci­pa­rão da Fei­ra Naci­o­nal de Perei­ra, na Colôm­bia, apre­sen­tan­do seus pro­du­tos no estan­de do projeto.

Outras fei­ras inter­na­ci­o­nais que terão estan­de do Bra­zi­li­an Giro­lan­do serão Expo­cruz, na Bolí­via, de 15 a 24 de setem­bro, e a Fei­ra Naci­o­nal de David, no Pana­má, de 16 a 26 de mar­ço de 2018.

Nes­te pri­mei­ro momen­to, nove empre­sas e cri­a­tó­ri­os par­ti­ci­pam do Bra­zi­li­an Giro­lan­do: Alta Gene­tics (cen­tral de inse­mi­na­ção), Agro­ex­port (logís­ti­ca), Mat­su­da (semen­tes, nutri­ção, equi­pa­men­tos, saú­de ani­mal, etc.), Mer­ca­do­do­ga­do (asses­so­ria mer­ca­do­ló­gi­ca), Link­Gen (labo­ra­tó­rio de DNA) e as fazen­das pro­du­to­ras de gené­ti­ca Cano­as, GBF Glo­bal, Nova Ter­ra, RC Gir e Giro­lan­do, Valinhos.

Rolar para cima