Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! reconhece produtores pela alta qualidade do leite - Balde Branco

Os ven­ce­do­res, conhe­ci­dos em even­to onli­ne em 7/12, rece­bem uma tone­la­da do suple­men­to Bovi­gold® CRI­NA RumiS­tar e aces­sam;  o Smar­tLab, tec­no­lo­gia da OnFarm que iden­ti­fi­ca o agen­te cau­sa­dor da mas­ti­te em 24h

 

Programa Qualidade do Leite Começa Aqui! da DSM reconhece produtores pela alta qualidade do leite 

Um reco­nhe­ci­men­to pela qua­li­da­de do lei­te! Essa é a pro­pos­ta do Pro­gra­ma “Qua­li­da­de do Lei­te Come­ça Aqui!”, da DSM, dona da mar­ca Tor­tu­ga® de suple­men­tos nutri­ci­o­nais para ani­mais. Com um even­to onli­ne (link) em 7 de dezem­bro, às 18h30, a déci­ma edi­ção do pro­gra­ma pre­mi­ou pro­du­to­res de algu­mas das prin­ci­pais baci­as lei­tei­ras do país. “Somos mui­to orgu­lho­sos de par­ti­ci­par ati­va­men­te da evo­lu­ção da qua­li­da­de do lei­te no Bra­sil ao com­par­ti­lhar conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e ao reco­nhe­cer os esfor­ços dos pro­du­to­res de todo o país com foco na pro­du­ção de lei­te de alta qua­li­da­de, que aten­de as deman­das dos lati­cí­ni­os e dos con­su­mi­do­res”, comen­ta o vice-pre­si­den­te do negó­cio de Rumi­nan­tes da DSM, Ser­gio Schuler.

 

Uma das novi­da­des da edi­ção des­se ano foi a par­ce­ria da DSM com a OnFarm, em que os pri­mei­ros colo­ca­dos da eta­pa naci­o­nal, além de rece­be­rem uma tone­la­da do suple­men­to Bovi­gold® CRI­NA RumiS­tar, são reco­nhe­ci­dos com o Smar­tLab. Tra­ta-se de uma tec­no­lo­gia que per­mi­te aos pro­du­to­res iden­ti­fi­car o agen­te cau­sa­dor de mas­ti­te no ani­mal em pouquís­si­mo tem­po (ape­nas 24h), favo­re­cen­do a agi­li­da­de na toma­da de deci­sões para com­ba­te a essa enfer­mi­da­de que reduz os ganhos pro­du­ti­vos nas pro­pri­e­da­des de leite.

 

Os cri­té­ri­os da qua­li­da­de do lei­te pas­sam pela tecnologia

No pro­gra­ma, os espe­ci­a­lis­tas da DSM ava­li­am o lei­te em duas cate­go­ri­as, “Qua­li­da­de” e “Quan­ti­da­de de Qua­li­da­de”, sepa­ra­das pelas raças Holan­de­sa, Jer­sey e as raças tro­pi­cais (ani­mais cru­za­dos, como Giro­lan­do ou Guzo­lan­do). Nas ava­li­a­ções, os par­ti­ci­pan­tes têm os dados cole­ta­dos peri­o­di­ca­men­te e devem sub­me­ter a pro­du­ção a tes­tes fei­tos em labo­ra­tó­ri­os reco­nhe­ci­dos ou das pró­pri­as plan­tas cap­ta­do­ras. Da cate­go­ria “Quan­ti­da­de e Qua­li­da­de”, os ven­ce­do­res foram: Car­los Augus­to Dele­zuk (Holan­de­sa), João Hen­ri­que Tetz­ner (Raças Tro­pi­cais) e Mário Dyks­tra (Jer­sey). Da cate­go­ria “Qua­li­da­de”, os ven­ce­do­res foram Tami­res Krupp Gal­lert (Holan­de­sa), João Hen­ri­que Tetz­ner (Raças Tro­pi­cais) e Ricar­do Sar­da (Jer­sey).

 

Os ven­ce­do­res são iden­ti­fi­ca­dos con­for­me cri­té­ri­os téc­ni­cos que con­tri­bu­em para aumen­tar o ren­di­men­to indus­tri­al e que são leva­dos em con­si­de­ra­ção em vári­as plan­tas cap­ta­do­ras para melho­rar a renu­me­ra­ção dos pro­du­to­res, como bai­xo teor de célu­las somá­ti­cas e altos teo­res de pro­teí­na e gor­du­ra. E na estei­ra da qua­li­da­de do lei­te a apli­ca­ção de tec­no­lo­gia é fun­da­men­tal. No caso dos suple­men­tos nutri­ci­o­nais adi­ci­o­na­dos às die­tas das vacas, os ingre­di­en­tes de alta tec­no­lo­gia da DSM têm efei­to no teor de sóli­dos e na quan­ti­da­de de célu­las somá­ti­cas pre­sen­tes no lei­te, além de melho­rar a pro­du­ti­vi­da­de e os índi­ces zoo­téc­ni­cos dos animais.

 

O port­fó­lio da linha Bovi­gold® da Tor­tu­ga®, por exem­plo, tem pro­du­tos que com­bi­nam os adi­ti­vos CRI­NA® e RumiS­tarTM aos Mine­rais Tor­tu­ga com obje­ti­vo de aumen­tar a pro­du­ção das vacas (até aque­las que já têm alto desem­pe­nho). O CRI­NA® é com­pos­to por uma com­bi­na­ção de óle­os essen­ci­ais que pro­por­ci­o­na mai­or efi­ci­ên­cia ali­men­tar às vacas e subs­ti­tui os anti­bió­ti­cos na nutri­ção dos ani­mais. Já o RumiS­tar™ é a pri­mei­ra enzi­ma uti­li­za­da na nutri­ção de rumi­nan­tes e pro­mo­ve mai­or diges­tão do ami­do e da die­ta como um todo. Com­bi­na­do com os Mine­rais Tor­tu­ga, que são de alta bio­dis­po­ni­bi­li­da­de, e às vita­mi­nas em níveis OVN® (Opti­mum Vita­min Nutri­ti­on), um con­cei­to da DSM desen­vol­vi­do para oti­mi­zar o desem­pe­nho ani­mal, este paco­te tec­no­ló­gi­co gera mai­or pro­du­ti­vi­da­de e lucro aos pro­du­to­res e melhor saú­de e bem-estar aos ani­mais. Mas, além des­ses, outro recen­te lan­ça­men­to da com­pa­nhia é o Hy‑D®, adi­ti­vo que, ao ser incluí­do na die­ta dos bovi­nos, garan­te absor­ção mais rápi­da e efi­ci­en­te dos macro­mi­ne­rais, melho­ran­do o ren­di­men­to de car­ca­ça, pro­du­ção de lei­te e índi­ces repro­du­ti­vos, além de ele­var os índi­ces zoo­téc­ni­cos no con­fi­na­men­to (cor­te e lei­te) e gerar bene­fí­ci­os em ter­mos de bem-estar ani­mal e segu­ran­ça alimentar.

Con­fi­ra os pro­du­to­res pre­mi­a­dos pela qua­li­da­de do leite!

Raça Holan­de­sa

Quan­ti­da­de e Qualidade

Ran­king

Pro­du­tor

Car­los Augus­to Delezuk

Patrí­cia Kompier

Bár­ba­ra Kallas

Qua­li­da­de

Ran­king

Pro­du­tor

Tami­res Krupp Gallert

Bár­ba­ra Kallas

Patrí­cia Kompier

Raças Tro­pi­cais

Quan­ti­da­de e Qualidade

Ran­king

Pro­du­tor

João Hen­ri­que Tetzner

Via­nei Schmitz

Maria B. Cor­rêa Junqueira

Qua­li­da­de

Ran­king

Pro­du­tor

João Hen­ri­que Tetzner

João Gar­la

Mari­nho Alves Rodrigues

Raça Jer­sey

Quan­ti­da­de e Qualidade

Ran­king

Pro­du­tor

Mário Dyks­tra

COPRAN (Coop. de Com. R.A. União Camponesa)

Qua­li­da­de

Ran­king

Pro­du­tor

Ricar­do Sarda

Jul­ce­le­ne Doni­zel­li e Fer­nan­do Seti

COPRAN (Coop. de Com. R.A. União Camponesa)

Fon­te: DSM-Tortuga