Capa da Balde Branco (edição de dezembro de 2018), como a campeã do Ideas for Milk, a startup começa alavancar seus negócios com a injeção de capital (João Antônio dos Santos)

 

A star­tup   On Farm foi lan­ça­da em agos­to de 2018, sen­do divul­ga­da em segui­da duran­te o Inter­lei­te Bra­sil, even­to pro­mo­vi­do pela Agri­point. Naque­le mes­mo ano, apre­sen­tou seu pro­je­to no Ide­as for Milk, con­quis­tan­do o 1º Lugar, como o mais ino­va­dor. Seus fun­da­do­res, Cris­ti­an Mar­tins e Edu­ar­do Pinhei­ro, expli­cam que o dife­ren­ci­al do pro­je­to é via­bi­li­zar, na pró­pria fazen­da, a aná­li­se micro­bi­o­ló­gi­ca do lei­te para iden­ti­fi­car o agen­te cau­sa­dor da mas­ti­te, com resul­ta­do em 24 horas. Assim, desen­vol­ve­ram o mini­la­bo­ra­tó­rio, Smart Lab, que o pro­du­tor rece­be em como­da­to, meio de cul­tu­ra cro­mo­gê­ni­co, o Smart Color, pla­cas de Petri, o Kit (luvas, tubo para cole­tar amos­tra de lei­te, swab, len­ço com álco­ol para desin­fe­tar os tetos) e o apli­ca­ti­vo, que fun­ci­o­na on-line e off-line.

Laer­te Cas­so­li, hoje CEO da On Farm, rela­ta que des­de então há uma deman­da cres­cen­te por esse ser­vi­ço, que se reve­la no aten­di­men­to a 300 fazen­das, de peque­no a gran­de por­te, moni­to­ra­das, em diver­sas regiões de Minas Gerais, São Pau­lo, Para­ná, San­ta Cata­ri­na, Rio Gran­de do Sul e em outros esta­dos. A star­tup é resi­den­te na AgTe­ch Gara­ge, em Pira­ci­ca­ba-SP.

O dife­ren­ci­al des­sa tec­no­lo­gia é que muda total­men­te a for­ma do pro­du­tor enfren­tar e com­ba­ter a mas­ti­te.  “Ago­ra, ele pode optar, por exem­plo, em apli­car um anti-infla­ma­tó­rio não este­roi­dal, logo que a vaca apa­re­ce doen­te, para melho­rar sua con­di­ção. Com o resul­ta­do, há algu­mas pos­si­bi­li­da­des: pri­mei­ro se não hou­ve cres­ci­men­to de bac­té­ri­as na pla­ca, algo que ocor­re, con­for­me o regis­tro em nos­so ban­co de dados, em 37% dos casos. Isso sig­ni­fi­ca que a vaca tem os sinais clí­ni­cos, mas a bac­té­ria não está mais pre­sen­te na glân­du­la mamá­ria e, con­se­quen­te­men­te, pode-se não fazer uso do anti­bió­ti­co”.

 


Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 659 (novembro/2019)
 

Rolar para cima