Essa atualização vai ajudar muito o produtor de leite, assim como os técnicos nutricionistas, na formulação da dieta, na composição dos nutrientes, o que permite estimar mais acuradamente a produção de leite quanto à produtividade, assim como na parte de bezerras e novilhas para estimar o ganho de peso
ENTREVISTA
VERIDIANA DALEY
NASEM
A versão 2021 do NRC, com muitas novidades
Veridiana L. Daley (Souza) colaborou na produção de alguns capítulos do Nasem 2021. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Ciências Veterinárias pela mesma universidade. É doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (Esalq — USP), na área de modelagem das exigências nutricionais de vacas e bezerras leiteiras. Coautora do RLM Leite da Esalq-USP. Doutorado sanduíche no Departamento de Animal Science da University of Illinois at Urbana na área de modelagem do crescimento de bezerras leiteiras na fase de aleitamento pela Fapesp. Trabalha, desde 2019, no Centro de Pesquisa em Nutrição Animal da Purina, no Missouri (EUA).
João Antônio dos Santos
Balde Branco – Gostaria que você fizesse uma breve introdução sobre o conceito do NRC e o que significa essa nova versão/revisão para a nutrição de bovinos leiteiros, com a nova denominação, “Nasem”.
Veridiana Daley - Com essa revisão do NRC, que passa agora a ter a sigla Nasem, tem havido muita procura de especialistas, nutricionistas e produtores ligados à bovinocultura de leite, do mundo todo, sobre o que há de novo com essa reformulação. O NRC tem sido, há muitos anos, referência no Brasil para a formulação de dieta para vacas leiteiras, assim como a versão para orientar no fornecimento de nutrientes e exigências nutricionais de bezerras. Durante meu doutorado na Esalq-USP, avaliei o modelo de ingestão das vacas pelo NRC e também o modelo das bezerras, para estimar o ganho de peso delas. Então, o que é o NRC? Basicamente é um padrão, uma referência internacional em termos de exigências nutricionais e fornecimento de nutrientes pela dieta, no nosso caso, para vacas leiteiras. Vale notar que há o padrão específico para as diferentes espécies, aves, suínos, etc. Desde dezembro último, está disponível para o público a nova versão, que ganhou a denominação Nasem (National Academies of Sciences, Engenering and Medicine), da qual o NRC se tornou um comitê, o Nutrient Requeriments Council, tendo a seção “of dairy cattle”.