NASEM: a versão 2021 do NRC, com muitas novidades - Balde Branco

Essa atualização vai ajudar muito o produtor de leite, assim como os técnicos nutricionistas, na formulação da dieta, na composição dos nutrientes, o que permite estimar mais acuradamente a produção de leite quanto à produtividade, assim como na parte de bezerras e novilhas para estimar o ganho de peso

ENTREVISTA

VERIDIANA DALEY

NASEM

A versão 2021 do NRC, com muitas novidades

Veri­di­a­na L. Daley (Sou­za) cola­bo­rou na pro­du­ção de alguns capí­tu­los do Nasem 2021. Pos­sui gra­du­a­ção em Zoo­tec­nia pela Uni­ver­si­da­de Fede­ral do Para­ná e mes­tra­do em Ciên­ci­as Vete­ri­ná­ri­as pela mes­ma uni­ver­si­da­de. É dou­to­ra em Ciên­ci­as pela Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (Esalq — USP), na área de mode­la­gem das exi­gên­ci­as nutri­ci­o­nais de vacas e bezer­ras lei­tei­ras. Coau­to­ra do RLM Lei­te da Esalq-USP. Dou­to­ra­do san­duí­che no Depar­ta­men­to de Ani­mal Sci­en­ce da Uni­ver­sity of Illi­nois at Urba­na na área de mode­la­gem do cres­ci­men­to de bezer­ras lei­tei­ras na fase de alei­ta­men­to pela Fapesp. Tra­ba­lha, des­de 2019, no Cen­tro de Pes­qui­sa em Nutri­ção Ani­mal da Puri­na, no Mis­sou­ri (EUA).


João Antô­nio dos Santos

Balde Branco – Gostaria que você fizesse uma breve introdução sobre o conceito do NRC e o que significa essa nova versão/revisão para a nutrição de bovinos leiteiros, com a nova denominação, “Nasem”.

Veri­di­a­na Daley - Com essa revi­são do NRC, que pas­sa ago­ra a ter a sigla Nasem, tem havi­do mui­ta pro­cu­ra de espe­ci­a­lis­tas, nutri­ci­o­nis­tas e pro­du­to­res liga­dos à bovi­no­cul­tu­ra de lei­te, do mun­do todo, sobre o que há de novo com essa refor­mu­la­ção. O NRC tem sido, há mui­tos anos, refe­rên­cia no Bra­sil para a for­mu­la­ção de die­ta para vacas lei­tei­ras, assim como a ver­são para ori­en­tar no for­ne­ci­men­to de nutri­en­tes e exi­gên­ci­as nutri­ci­o­nais de bezer­ras. Duran­te meu dou­to­ra­do na Esalq-USP, ava­li­ei o mode­lo de inges­tão das vacas pelo NRC e tam­bém o mode­lo das bezer­ras, para esti­mar o ganho de peso delas. Então, o que é o NRC? Basi­ca­men­te é um padrão, uma refe­rên­cia inter­na­ci­o­nal em ter­mos de exi­gên­ci­as nutri­ci­o­nais e for­ne­ci­men­to de nutri­en­tes pela die­ta, no nos­so caso, para vacas lei­tei­ras. Vale notar que há o padrão espe­cí­fi­co para as dife­ren­tes espé­ci­es, aves, suí­nos, etc. Des­de dezem­bro últi­mo, está dis­po­ní­vel para o públi­co a nova ver­são, que ganhou a deno­mi­na­ção Nasem (Nati­o­nal Aca­de­mi­es of Sci­en­ces, Enge­ne­ring and Medi­ci­ne), da qual o NRC se tor­nou um comi­tê, o Nutri­ent Reque­ri­ments Coun­cil, ten­do a seção “of dairy cattle”.

Para continuar lendo, assine nossa revista