Galpão de free-stall, da granja Nova Bréscia, que abriga vacas em produção, vacas secas e bezerras

PARCERIA INTEGRADA

Modelo Inovador

de produção de leite traz benefícios para cooperativa e produtores

Conheça o modelo de arranjo entre produtores e a Cooperativa Dália que elevou significativamente a eficiência, a escala, a qualidade do leite e garante a manutenção do pequeno produtor na atividade

João Antônio dos Santos

A ideia de buscar novos arranjos de produção leiteira entre produtores e a cooperativa foi inspirada em algumas experiências que representantes da Cooperativa Dália Alimentos, de Encantado (RS), conheceram na região da Galícia, na Espanha, quando, em 2009, comitivas de cooperativas, de políticos e da imprensa do Rio Grande do Sul estiveram lá para conhecer o que o setor leiteiro daquela região fez para se tornar uma referência em produção de leite na Europa. Tempos depois, a Cooperativa Dália iniciou um projeto inovador de parceria com seus produtores, pioneiro na América Latina.

Fernando Oliveira de Araújo, gerente da Divisão de Produção Agropecuária da Cooperativa Dália e coordenador do Programa Parceria Integrada de Produção de Leite, explica o porquê da escolha pela Galícia: “Algumas de suas características são muito parecidas com as da nossa da região em termos de relevo, clima e estrutura de propriedade, que são minifúndios. A Galícia, em determinado momento, enfrentou os mesmos problemas que nós aqui, principalmente os relacionados à escassez de mão de obra e à dificuldade de produzir em escala, o que acaba gerando um movimento de desistência de produtores da atividade”.

Ele explica que, sobre os modelos de produção vistos na Galícia, havia um deles que era associativista, no qual pequenos produtores se juntavam, otimizavam sua mão de obra e também seus equipamentos e, em vez de cada um produzir o leite em sua propriedade, fazer a recria de novilhas, produzir seu alimento de forma individual, eles concentraram as atividades de ordenha em uma propriedade, a recria em outra e a produção de alimento numa terceira. Assim, conseguiram produzir com escala de forma associativa, utilizando a própria mão de obra.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?