Milk Farm Eco Teste é a melhor solução para a cadeia do leite- Ideas For Milk 2020 - Balde Branco

A pro­pos­ta é o Eco Tes­te para con­tro­le de resí­du­os de anti­bió­ti­co no lei­te capaz de detec­tar 8 dife­ren­tes gru­pos de anti­bió­ti­cos com alta sen­si­bi­li­da­de e é con­tro­la­do por aplicativo

Milk Farm Eco Teste é a melhor solução para a cadeia do leite- Ideas For Milk 2020

A Milk Farm foi a cam­peã do Ide­as For Milk 2020 — Desa­fio de Star­tups. A pro­pos­ta é o Eco Tes­te para con­tro­le de resí­du­os de anti­bió­ti­co no lei­te capaz de detec­tar 8 dife­ren­tes gru­pos de anti­bió­ti­cos com alta sen­si­bi­li­da­de e é con­tro­la­do por apli­ca­ti­vo. Para Bru­no Macha­do, um dos ide­a­li­za­do­res da pro­pos­ta, a com­pe­ti­ção foi um apren­di­za­do” Toda a Embra­pa deu supor­te e con­fi­ou em nos­sa pro­pos­ta. A qua­li­da­de dos con­cor­ren­tes nos desa­fi­ou e apro­xi­mou. Fize­mos con­ta­tos que dese­ja­mos man­ter.” O segun­do lugar ficou com a Uai­Cup que é uma cane­ca para aná­li­se da qua­li­da­de do lei­te. O dis­po­si­ti­vo que ain­da iden­ti­fi­ca a pre­sen­ça de resí­du­os de anti­bió­ti­cos. Gabri­el Mar­tins repre­sen­tou o gru­po ide­a­li­za­dor “Que­re­mos agra­de­cer a qua­li­da­de das men­to­ri­as que já é um prê­mio”, comen­ta. Já o pro­je­to Q, site que fun­ci­o­na como pon­te entre pro­du­to­res de quei­jo e órgãos de regu­la­men­ta­ção, con­quis­tou o ter­cei­ro lugar. Ana Luí­sa San­tos comen­tou sobre os avan­ços no pro­je­to “ O Desa­fio de Satr­tups foi um divi­sor de águas em nos­sa star­tup” celebra!

A final foi trans­mi­ti­da ao vivo pelo canal da Embra­pa Gado de Lei­te no You­tu­be nes­ta quar­ta-fei­ra, dia 16/12. Duran­te mais de duas horas, os sete fina­lis­tas foram saba­ti­na­dos por 21 jura­dos e repre­sen­tan­tes de toda a cadeia do lei­te do Bra­sil, Ango­la, Argen­ti­na e Por­tu­gal. Ao logo da com­pe­ti­ção, 181 espe­ci­a­lis­tas do mun­do do lei­te ana­li­sa­ram 47 pro­je­tos, vin­dos de 13 esta­dos bra­si­lei­ros, além de pro­pos­tas de argen­ti­nos e angolanos.

Na oca­sião, tam­bém hou­ve ain­da o Prê­mio de Ino­va­ção 2020 que pre­mi­ou o mer­ca­do e pes­so­as que cri­a­ram cami­nhos para o lei­te em 2020. Foram 6 empre­sas pre­mi­a­das em duas cate­go­ri­as: Ino­va­ção Em Pro­ces­sos: Ver­de Cam­po (paga­men­to por sóli­dos), Soo­ro Rener (Blog edu­ca­ti­vo sobre soro de lei­te) e Nes­tlé (canal de rela­ci­o­na­men­to com o pro­du­tor duran­te a pan­de­mia); Ino­va­ção em Pro­du­tos: Emba­ré (quei­jo fres­co de cai­xi­nha), Pira­ca­ju­ba (man­tei­ga gour­met e Let­ti (expan­são da linha de deri­va­dos do lei­te A2). Além dis­so, três pes­so­as foram home­na­ge­a­das pelo apoio ino­va­dor ao Ide­as For Milk. A pes­qui­sa­do­ra Rober­ta Zogüe come­mo­rou em Luxem­bur­go, na Euro­pa, onde mora atu­al­men­te. E propôs uma edi­ção do Ide­as 2021 por lá “Quem sabe ano que vem a gen­te não faz uma ver­são daqui, já que tem tan­to viés para a par­te de star­tup, o país inves­te nis­so e ain­da mais em lei­te?”.  Já o argen­ti­no Ari­el Maf­fi, vice-pre­si­den­te da DSM Tor­tu­ga na Amé­ri­ca Lati­na, tam­bém agra­ci­a­do, cele­brou a par­ce­ria da DSM Tor­tu­ga com a Embra­pa Gado de Lei­te “É his­tó­ri­ca e de suces­so e segui­re­mos par­cei­ros por mui­tos anos”. A ter­cei­ra home­na­ge­a­da foi a depu­ta­da fede­ral e pre­fei­ta elei­ta de Juiz de Fora, Mar­ga­ri­da Salo­mão, apoi­a­do­ra des­de a pri­mei­ra edi­ção do Ide­as For Milk. “A mim me ale­gra mui­to que essa indi­ca­ção de recur­sos dada pela nos­sa emen­da par­la­men­tar tenha flo­res­ci­do em resul­ta­dos tão expres­si­vos, essa gran­de rede de pes­qui­sa que vin­cu­la 31 uni­ver­si­da­des. Isso é uma coi­sa espetacular!

Cri­a­do há 5 anos, o Ide­as For Milk é o movi­men­to de ino­va­ção Cara­va­na, Vacathon, Desa­fio de Star­tups e Prê­mio de Ino­va­ção são algu­mas das ini­ci­a­ti­vas que cri­am o ecos­sis­te­ma de solu­ções para a cadeia de pro­du­ção lei­tei­ra. O pio­nei­ris­mo da pro­pos­ta trou­xe prê­mi­os. E o reco­nhe­ci­men­to inter­na­ci­o­nal do Sili­con Valey Fórum, que levou nos­sa Vaqui­nha a apre­sen­tar o Ide­as For Milk nos EUA, onde estão reu­ni­dos os gran­des ino­va­do­res do mun­do. Pau­lo Mar­tins, che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te, con­si­de­ra esse movi­men­to de ino­va­ção fun­da­men­tal no país: “A tec­no­lo­gia, a ciên­cia nos levam ao desen­vol­vi­men­to econô­mi­co e soci­al no Bra­sil. A nos­sa pro­pos­ta é ter lei­te 4.0 onde hou­ve pro­du­ção lei­tei­ra. É isso que tem sido fei­to por pes­qui­sa­do­res, téc­ni­cos, empre­en­de­do­res e uni­ver­si­tá­ri­os. E o com­pro­mis­so da Embra­pa Gado de Lei­te con­tem­pla todos da cadeia produtiva”.

Guy de Cap­de­vil­le, Dire­tor Exe­cu­ti­vo de Pes­qui­sa e Desen­vol­vi­men­to da Embra­pa, comen­ta o suces­so naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal: “Ide­as For Milk con­quis­tou o país e outros paí­ses tam­bém vie­ram. E esse movi­men­to pelo lei­te 4.0, pro­mo­vi­do pela Embra­pa Gado de Lei­te, deve ser mul­ti­pli­ca­do em todas as regiões do Bra­sil” parabeniza.

 

O Ide­as for Milk é uma rea­li­za­ção da Embra­pa Gado de Lei­te, em par­ce­ria com Agri­point, Bov­con­trol, Cia­téc­ni­ca, Tex­to Comu­ni­ca­ção. Con­ta com o Patro­cí­nio Dia­man­te do Sebrae. Patro­cí­nio Ouro da Tetra­pak, Boeh­rin­ger Inge­lheim, TIM e Lac­ta­lis. Patro­cí­nio Pra­ta da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sis­te­ma Ocemg, Sis­te­ma OCB, Silemg e Patro­cí­nio Bron­ze da Nes­tlé, CLA­AS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saú­de Ani­mal, Pira­can­ju­ba, Viva­lác­te­os, Bel­go Beka­ert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Gene­tics, Ver­de Cam­po e Viva­re. Apoio da Micro­soft, KER Inno­va­ti­on, Abra­lei­te e Revis­ta Bal­de Branco.

Fon­te: Embra­pa Gado de Leite

Rolar para cima