CFMV entrega ao Conselho Nacional de Educação proposta de mudança nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, entregou no dia 22 de fevereiro ao Conselho Nacional de Educação uma proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina Veterinária. O dirigente demonstrou a preocupação com a qualidade da formação dos médicos veterinários e ressaltou a necessidade de atualização das DCNs em virtude das novas exigências do mundo atual.

“Nos últimos anos fizemos um amplo debate e entendemos que estava chegando o momento de reformular as Diretrizes Curriculares e construir uma proposta que atenda aos novos paradigmas”, afirmou Arruda. O Brasil é hoje o país com o maior número de cursos de Medicina Veterinária.

O CFMV sugere várias alterações no texto, como: inclusão de um artigo que explicita os princípios básicos do curso de Medicina Veterinária; revisão e modernização no artigo que trata dos conteúdos essenciais para o curso; estabelecimento de um teto de 10% da carga horária total do curso para atividades complementares; obrigatoriedade de que o curso seja ministrado no período diurno; estímulo a inserção do estudante desde os semestres iniciais nos serviços veterinários; inclusão dos conceitos de Saúde Única (saúde animal, humana e ambiental) e bem-estar animal; dentre muitos outras.

Com as mudanças, o CFMV pretende contribuir para melhorar a formação dos estudantes de Medicina Veterinária, preparando-os para o mercado de trabalho. Os médicos veterinários atuantes terão também um norteador para sua formação continuada; e sociedade será a mais beneficiada, pois encontrará serviços com profissionais mais capacitados e afinados com as necessidades atuais.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?