Máquina de alto custo e da qual se espera grande eficiência nos diversos trabalhos do dia a dia da produção leiteira, o trator precisa ser utilizado corretamente e contar com uma cuidadosa manutenção preventiva

Antô­nio San­to­mau­ro

 

Na pecuá­ria lei­tei­ra, um tra­tor deve ser um equi­pa­men­to bas­tan­te ver­sá­til, capaz de rea­li­zar diver­sas tare­fas: pre­pa­rar e seme­ar o solo – na cri­a­ção exten­si­va e semi­ex­ten­si­va –, dis­tri­buir comi­da nos cochos, revol­ver a cama, caso o con­fi­na­men­to seja no sis­te­ma com­post barn, e estas são ape­nas algu­mas delas. Todas estas tare­fas exi­gem imple­men­tos espe­cí­fi­cos, e cada um deles colo­ca deman­das dife­ren­tes para o tra­tor, que pre­ci­sa ser capaz de tra­ba­lhar com todos da melhor manei­ra pos­sí­vel.

Tra­di­ci­o­nais nas ati­vi­da­des agro­pe­cuá­ri­as, os tra­to­res são fami­li­a­res para gran­de par­te dos pro­du­to­res. Porém, é acon­se­lhá­vel conhe­cer – ou recor­dar, se for o caso –, algu­mas ins­tru­ções bási­cas para sua cor­re­ta ope­ra­ção e manu­ten­ção.

Afi­nal, além de pro­lon­gar a vida útil de uma máqui­na que requer um inves­ti­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo, a obe­di­ên­cia a essas indi­ca­ções, além con­tri­buir para redu­zir o con­su­mo de com­bus­tí­vel, mini­mi­za a ocor­rên­cia de pro­ble­mas mecâ­ni­cos que geram des­pe­sas e con­tur­bam o dia a dia da pro­pri­e­da­de. Sem con­tar que cada nova gera­ção de tra­to­res traz tec­no­lo­gi­as ine­xis­ten­tes nas ante­ri­o­res, tal­vez des­co­nhe­ci­das por quem já tra­ba­lha com essas máqui­nas.

 

 

O tra­tor cer­to para a fazen­da lei­tei­ra | Antes, porém, de o pro­du­tor se pre­o­cu­par com sua ope­ra­ção e manu­ten­ção, vale a pena saber qual é o tra­tor mais ade­qua­do às neces­si­da­des de uma fazen­da lei­tei­ra. De acor­do com fabri­can­tes des­ses equi­pa­men­tos, as fazen­das lei­tei­ras podem ser bem aten­di­das com tra­to­res com potên­cia situ­a­da entre 50 e 95 cava­los. Espe­ci­al­men­te para áre­as um pou­co mais exten­sas, ou para pro­du­to­res que que­rem equi­pa­men­tos que pos­sam desem­pe­nhar mais rapi­da­men­te suas tare­fas, a suges­tão é um tra­tor com potên­ci­as mai­o­res, de até 135 cava­los.

Con­si­de­ran­do-se as prin­ci­pais mar­cas, os tra­to­res com potên­cia entre 50 e 85 cava­los são atu­al­men­te comer­ci­a­li­za­dos, segun­do dife­ren­tes esti­ma­ti­vas, por valo­res entre R$ 60 mil e R$ 115 mil, ou mes­mo um pou­co mais. Esses pre­ços mudam de uma região à outra do País. E sobem de acor­do com con­fi­gu­ra­ções espe­cí­fi­cas: por exem­plo, ajus­te hidráu­li­co do ban­co, mai­or núme­ro de mar­chas, com cabi­ne em vez de pla­ta­for­ma, sis­te­ma hidráu­li­co com mai­or capa­ci­da­de de óleo, entre outras.


Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 656 (agosto/2019)

Rolar para cima