Mapa finaliza sistema para registro nacional de equipamentos agrícolas
A pla­ta­for­ma, que deve ser lan­ça­da em agos­to, per­mi­ti­rá o regis­tro ofi­ci­al de tra­to­res e equi­pa­men­tos agrí­co­las, sem cus­to para o pro­du­tor rural

Mapa finaliza sistema para registro nacional de equipamentos agrícolas

O Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to (Mapa) apre­sen­tou na últi­ma ter­ça-fei­ra (30), em vide­o­con­fe­rên­cia com o Ins­ti­tu­to Pen­sar Agro, a Pla­ta­for­ma Naci­o­nal de Regis­tro e Ges­tão de Tra­to­res e Equi­pa­men­tos Agrí­co­las (AGID). O sis­te­ma, que deve ser lan­ça­do até a pri­mei­ra sema­na de agos­to, per­mi­ti­rá o regis­tro ofi­ci­al de tra­to­res e equi­pa­men­tos agrí­co­las, sem cus­to para o pro­du­tor rural.  A Pla­ta­for­ma está sen­do desen­vol­vi­da em con­jun­to com o Ins­ti­tu­to CNA, por meio de um acor­do de coo­pe­ra­ção técnica. 

Com o regis­tro, será pos­sí­vel ter um docu­men­to úni­co com iden­ti­fi­ca­ção geral do veí­cu­lo e his­tó­ri­co de donos. Assim, em caso de rou­bo e fur­to, será pos­sí­vel com­par­ti­lhar infor­ma­ções com ins­ti­tui­ções poli­ci­ais para ave­ri­gua­ções e inves­ti­ga­ções de casos suspeitos.

O regis­tro tam­bém faci­li­ta­rá as ope­ra­ções finan­cei­ras de com­pra, ven­da, finan­ci­a­men­to e segu­ro e tam­bém a comu­ni­ca­ção de sinis­tros. Quan­do lan­ça­da, a pla­ta­for­ma esta­rá dis­po­ní­vel na ver­são web e em apli­ca­ti­vos IOS e Android.

Par­ti­ci­pa­ram da apre­sen­ta­ção a minis­tra Tere­za Cris­ti­na, o secre­tá­rio de Ino­va­ção, Desen­vol­vi­men­to Rural e Irri­ga­ção do Mapa, Fer­nan­do Camar­go, e o dire­tor de Ino­va­ção, Cle­ber Soa­res, além de par­la­men­ta­res e repre­sen­tan­tes da CNA. 

A Lei nº 13.154/2015 e a Reso­lu­ção Con­tran nº 587/2016 esta­be­le­cem que os tra­to­res e demais apa­re­lhos auto­mo­to­res des­ti­na­dos a puxar ou arras­tar maqui­na­ria agrí­co­la ou a exe­cu­tar tra­ba­lhos agrí­co­las fabri­ca­dos a par­tir de 1º de janei­ro de 2016, des­de que facul­ta­dos a tran­si­tar em via públi­ca, são sujei­tos ao regis­tro, em cadas­tro espe­cí­fi­co do Minis­té­rio da Agricultura.

Fon­te: Mapa

Rolar para cima