Troféu Agroleite abre votação para escolha dos melhores da cadeia leiteira - Balde Branco

O encon­tro é gra­tui­to e é aber­to para pro­du­to­res rurais, pes­qui­sa­do­res, par­cei­ros, estu­dan­tes e públi­co inte­res­sa­do. Para par­ti­ci­par bas­ta fazer ins­cri­ção cli­can­do aquiO encon­tro será onli­ne no canal da Fun­dag no Youtube

IZ realiza webinar sobre terapias alternativas para melhoria da produção e qualidade do leite 

Para trans­fe­rir a tec­no­lo­gia gera­da por meio da pes­qui­sa cien­tí­fi­ca ao setor pro­du­ti­vo, a Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Pau­lo, por meio do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia (IZ-APTA), rea­li­za­rá dia 23, às 10 horas, Entre­ga Tec­no­ló­gi­ca refe­ren­te a “Tera­pi­as Alter­na­ti­vas para Melho­ria da Pro­du­ção e Qua­li­da­de do Lei­te”. O encon­tro é gra­tui­to e é aber­to para pro­du­to­res rurais, pes­qui­sa­do­res, par­cei­ros, estu­dan­tes e públi­co inte­res­sa­do. Para par­ti­ci­par bas­ta fazer ins­cri­ção cli­can­do aquiO encon­tro será onli­ne no canal da Fun­dag no You­tu­be.  

Luiz Car­los Roma Jr (foto), dire­tor do Cen­tro de Pes­qui­sa do Desen­vol­vi­men­to de Bovi­nos Lei­tei­ros do IZ, des­ta­ca que o webi­nar visa apre­sen­tar de for­ma obje­ti­va os prin­cí­pi­os, ações e resul­ta­dos da linha de pes­qui­sa das tera­pi­as alter­na­ti­vas. “Além dos resul­ta­dos do IZ, com uso das tera­pi­as e bene­fí­ci­os para o pro­du­tor, para os ani­mais e para o con­su­mi­dor. Apre­sen­ta­re­mos a ori­gem dos estu­dos do uso de tera­pi­as alter­na­ti­vas na pro­du­ção lei­tei­ra, com um pou­co mais de ênfa­se em melho­ria da qua­li­da­de do lei­te”, expli­ca Roma. 

A tera­pia alter­na­ti­va é uma das linhas de mai­or movi­men­ta­ção de pes­qui­sas, resul­ta­dos ino­va­do­res e pro­je­tos em anda­men­to, que segun­do Roma há alguns até “com poten­ci­ais para ino­va­ção e par­ce­ria com ini­ci­a­ti­va privada”. 

A aber­tu­ra do even­to terá a par­ti­ci­pa­ção do dire­tor geral do IZ, Enil­son Geral­do Ribei­ro, que fará uma bre­ve apre­sen­ta­ção sobre o Ins­ti­tu­to, e o pes­qui­sa­dor João Jose A. Demar­chi, vice-dire­tor sobre do Cen­tro de Pes­qui­sa de Bovi­nos Leiteiros. 

Para o pri­mei­ro blo­co do tema “Tera­pi­as Alter­na­ti­vas”, a pales­tran­te Livia Cas­te­la­ni apre­sen­ta­rá a linha de pes­qui­sa do IZ com as tera­pi­as alter­na­ti­vas encon­tra­das e algu­mas já estu­da­das no Centro. 

No segun­do blo­co, Luiz Car­los Roma Jr apre­sen­ta­rá resul­ta­dos do pro­je­to FAPESP Fito­te­ra­pia e con­tro­le de mas­ti­te. No ter­cei­ro blo­co Livia e Luiz Roma abor­da­rão “O que o pro­du­tor pode espe­rar?”, fina­li­zan­do com as con­si­de­ra­ções dos participantes. 

A dis­po­ni­bi­li­za­ção do méto­do faz par­te do pro­gra­ma de Entre­gas Tec­no­ló­gi­cas do Gover­no do Esta­do de São Pau­lo. Até o final de 2022, os seis Ins­ti­tu­tos e 18 Polos Regi­o­nais de pes­qui­sas liga­dos à Agên­cia Pau­lis­ta de Tec­no­lo­gia dos Agro­ne­gó­ci­os (APTA), da Secre­ta­ria, dis­po­ni­bi­li­za­rão 200 tec­no­lo­gi­as a toda a cadeia de pro­du­ção do agro. 

Fon­te: IZ-APTA