fbpx

Ins­ti­tu­to da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra apre­sen­ta­rá ao públi­co a pes­qui­sa cien­tí­fi­ca que envol­ve cada cadeia de pro­teí­na ani­mal

IZ comemora 115 anos levando à mesa do consumidor o que há de melhor em tecnologia de produção animal transferida ao produtor rural

A refei­ção do nos­so dia a dia está, sem dúvi­da, vin­cu­la­da a ciên­cia e tec­no­lo­gia, difun­di­das pelos Ins­ti­tu­tos de Pes­qui­sa em agro­pe­cuá­ria que têm papel pri­mor­di­al nos ali­men­tos con­su­mi­dos pela popu­la­ção. Por isso, para come­mo­rar os 115 anos de fun­da­ção, o Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia (IZ-APTA), da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Pau­lo, rea­li­za­rá even­tos ao vivo pelas redes soci­ais, abor­dan­do o tema “Como o IZ che­ga à sua mesa”, com a par­ti­ci­pa­ção do secre­tá­rio da pas­ta, de pes­qui­sa­do­res e de par­cei­ros do mer­ca­do agro­pe­cuá­rio. O even­to tem iní­cio com live em 15 de julho. Nos dias 16 e 17 de julho ocor­re­rão três webi­ná­ri­os, em três horá­ri­os, trans­mi­ti­dos ao vivo via You­tu­be, em par­ce­ria com a Fun­da­ção de Desen­vol­vi­men­to da Pes­qui­sa do Agro­ne­gó­cio (Fun­de­pag).

Para expor o tra­ba­lho, quar­ta-fei­ra, 15/7, às 17h, o secre­tá­rio de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to, Gus­ta­vo Jun­quei­ra, jun­ta­men­te com o dire­tor téc­ni­co de depar­ta­men­to do IZ, Luiz Ayro­za, irão con­tex­tu­a­li­zar os 115 anos, abor­dan­do o tema “Como o IZ che­ga à sua mesa”, por meio de três cadei­as pro­du­ti­vas — car­ne, lei­te e aves e ovos.

Par­ti­ci­pam tam­bém do encon­tro onli­ne, os con­vi­da­dos, pecu­a­ris­ta Oswal­do Fur­lan Juni­or, pre­si­den­te do Gru­po Pecuá­ria Bra­sil (GPB) e pro­pri­e­tá­rio da Agro­pe­cuá­ria OFJ, e Kar­la Camar­go, dire­to­ra de Rela­ções Gover­na­men­tais da Boeh­rin­ger Inge­lheim Saú­de Ani­mal.

A live sobre as cadei­as pro­du­ti­vas visa abor­dar a impor­tân­cia econô­mi­ca e os resul­ta­dos das pes­qui­sas cien­tí­fi­cas que bene­fi­ci­am o pro­du­tor rural e a soci­e­da­de con­su­mi­do­ra dos pro­du­tos agro­pe­cuá­ri­os e de seus deri­va­dos.

A Cadeia Pro­du­ti­va da Car­ne será repre­sen­ta­da pela dire­to­ra e pes­qui­sa­do­ra do Cen­tro Avan­ça­do de Pes­qui­sa de Bovi­nos de Cor­te, Jos­lai­ne Noely dos San­tos Gon­çal­ves Cyril­lo, zoo­tec­nis­ta com atu­a­ção em melho­ra­men­to gené­ti­co de bovi­nos de cor­te.

Repre­sen­tan­do a Cadeia Pro­du­ti­va Lei­te, o dire­tor e pes­qui­sa­dor do Cen­tro de Pes­qui­sa de Bovi­nos de Lei­te, Luiz Car­los Roma Júni­or, enge­nhei­ro agrô­no­mo, com atu­a­ção em qua­li­da­de do lei­te.

Para abor­dar sobre a Cadeia Pro­du­ti­va de Aves e Ovos, o zoo­tec­nis­ta José Evan­dro de Mora­es, pes­qui­sa­dor do Cen­tro de Pes­qui­sa de Zoo­tec­nia Diver­si­fi­ca­da, com atu­a­ção na área de avi­cul­tu­ra.

Ayro­za sali­en­ta que o IZ pro­cu­ra sem­pre se ade­quar e trans­fe­rir os avan­ços cien­tí­fi­cos e tec­no­ló­gi­cos ao pro­du­tor rural, bus­can­do via­bi­li­zar a sus­ten­ta­bi­li­da­de e o bem-estar ani­mal nos mode­los de pro­du­ção exis­ten­tes. “Pes­qui­sas cien­tí­fi­cas e tec­no­ló­gi­cas são fun­da­men­tais, pois ofe­re­cem opor­tu­ni­da­des e ino­va­ções aos pro­du­to­res e podem ser uti­li­za­das em todo o País.”

“Atu­al­men­te, esta­mos dan­do con­ti­nui­da­de aos pro­je­tos rela­ti­vos às áre­as estra­té­gi­cas de pes­qui­sa no IZ: Pro­du­ção sus­ten­tá­vel de car­ne; Pro­du­ção sus­ten­tá­vel de lei­te; e Sis­te­mas inte­gra­dos de pro­du­ção agro­pe­cuá­ria. Ao mes­mo tem­po esta­mos implan­tan­do uma nova orga­ni­za­ção e fun­ci­o­na­men­to do sis­te­ma de pes­qui­sa, desen­vol­vi­men­to e ino­va­ção da APTA, ade­ren­te com a pro­pos­ta de rees­tru­tu­ra­ção da Secre­ta­ria, que tem por obje­ti­vo melho­rar a efi­ci­ên­cia da ges­tão públi­ca”, des­ta­ca Ayro­za.

Ao con­si­de­rar os 115 anos de ati­vi­da­des do Ins­ti­tu­to, pode-se dizer que tem mui­to da tec­no­lo­gia IZ apli­ca­da no coti­di­a­no de cada cida­dão. Do cam­po às mãos das famí­li­as pau­lis­tas e bra­si­lei­ras, a ino­va­ção na área de pro­du­tos e pro­du­ção ani­mal tem melho­ra­do o aces­so à ali­men­ta­ção sau­dá­vel e de qua­li­da­de, seja no café da manhã, no almo­ço ou no jan­tar. Além de refle­xos no mer­ca­do inter­na­ci­o­nal, já que os resul­ta­dos ultra­pas­sam as fron­tei­ras com a expor­ta­ção bra­si­lei­ra.

Dian­te do novo cená­rio, que nos man­tém dis­tan­tes por con­ta da Covid-19, o Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia tem bus­ca­do mei­os de estar mais pró­xi­mo dos pro­du­to­res rurais e da soci­e­da­de, dan­do con­ti­nui­da­de às suas ati­vi­da­des essen­ci­ais com dina­mis­mo. Por isso, este ano, de modo dife­ren­te, o Ins­ti­tu­to pro­pa­ga­rá seus resul­ta­dos com diver­sas ati­vi­da­des onli­ne.

Bovi­nos de cor­te, lei­te e pas­ta­gens

Os webi­ná­ri­os abor­da­rão temá­ti­cas sobre a impor­tân­cia e resul­ta­dos da gené­ti­ca na pro­du­ção de car­ne, pro­du­ti­vi­da­de e qua­li­da­de das pas­ta­gens, ino­va­ção na qua­li­da­de do lei­te e a impor­tân­cia econô­mi­ca ao pro­du­tor e con­su­mi­dor final.

Na quin­ta-fei­ra, 16/07, às 10 horas, será o webi­nar sobre a cadeia pro­du­ti­va Car­ne, com o tema “Con­tri­bui­ção da gené­ti­ca na pro­du­ção de Car­ne”, abor­da­do pela pes­qui­sa­do­ra Maria Eugê­nia Zer­lot­ti Mer­ca­dan­te, do Cen­tro Avan­ça­do de Pes­qui­sa de Bovi­nos de Cor­te, e o con­vi­da­do Ricar­do Abreu, geren­te de Fomen­to da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu (ABCZ).

No mes­mo dia, às 14h, have­rá o webi­nar sobre pas­ta­gens nas cadei­as pro­du­ti­vas. O tema “A impor­tân­cia da pro­du­ti­vi­da­de e qua­li­da­de das pas­ta­gens para a cadeia pro­du­ti­va” será deba­ti­do por Walds­si­mi­ler Tei­xei­ra de Mat­tos, pes­qui­sa­dor cien­tí­fi­co do Cen­tro de Pes­qui­sa de Nutri­ção Ani­mal e Pas­ta­gens e pelo geren­te de Desen­vol­vi­men­to de Mer­ca­do da Fer­ti­lá­qua, par­cei­ro de pro­je­tos com o IZ, Dey­vid Rodri­gues Bue­no.

Na sex­ta-fei­ra, 17/07, às 10h ocor­re­rá o webi­nar sobre a cadeia pro­du­ti­va Lei­te. O tema “Ino­va­ção na qua­li­da­de do Lei­te” con­ta­rá com os pes­qui­sa­do­res Luiz Car­los Roma Júni­or, dire­tor do Cen­tro de Pes­qui­sa de Bovi­nos de Lei­te, e Flá­via Fer­nan­da Simi­li, dire­to­ra do Labo­ra­tó­rio de Refe­rên­cia em Qua­li­da­de do Lei­te do IZ, com a par­ti­ci­pa­ção do edi­tor da Revis­ta Bal­de Bran­co, João Antô­nio dos San­tos.

A série de webi­ná­ri­os será via Zoom com trans­mis­são ao vivo pelo canal do You­tu­be da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra em par­ce­ria com a FUN­DE­PAG, após as apre­sen­ta­ções have­rá espa­ço para per­gun­tas dos par­ti­ci­pan­tes. Para assis­tir ao vivo aces­se o link https://bit.ly/Live115anosIZ

 

Mis­são e pes­qui­sas

Com mais de um sécu­lo de tra­ba­lho pela pecuá­ria, visan­do ele­var a pro­du­ti­vi­da­de, a efi­ci­ên­cia e o bem-estar ani­mal, o IZ é pio­nei­ro na pes­qui­sa cien­tí­fi­ca mun­di­al com Pro­du­ção Ani­mal Sus­ten­tá­vel. A ins­ti­tui­ção des­ta­ca-se pela gera­ção de uma série de bene­fí­ci­os ao meio cien­tí­fi­co, ao meio téc­ni­co e aos pro­du­to­res.

O IZ tem por mis­são desen­vol­ver e trans­fe­rir tec­no­lo­gia e insu­mos para a sus­ten­ta­bi­li­da­de dos sis­te­mas de pro­du­ção ani­mal.

Com uni­da­des loca­li­za­das em áre­as estra­té­gi­cas do esta­do de São Pau­lo, o IZ é divi­di­do em cin­co Cen­tros de Pes­qui­sa, onde atu­am 44 pes­qui­sa­do­res cien­tí­fi­cos com mes­tra­do, dou­to­ra­do e pós-dou­to­ra­do, e 108 ser­vi­do­res, den­tre assis­ten­tes, téc­ni­cos auxi­li­a­res e ofi­ci­ais de apoio à pes­qui­sa cien­tí­fi­ca e tec­no­ló­gi­ca. Man­tém atu­al­men­te mais de 30 par­cei­ros entre empre­sas, indús­tri­as, fri­go­rí­fi­cos e pro­du­to­res. Tem em estu­do 61 pro­je­tos de pes­qui­sas, com diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos publi­ca­dos.

O IZ tem ide­a­li­za­do o Pla­no de Desen­vol­vi­men­to Ins­ti­tu­ci­o­nal em Pes­qui­sa do IZ (PDIP/IZ), no qual foram pri­o­ri­za­das três áre­as estra­té­gi­cas: Pro­du­ção sus­ten­tá­vel de lei­te [Pro­gra­ma Lei­te Mais]; Pro­du­ção sus­ten­tá­vel de car­ne [Pro­gra­ma de sele­ção de bovi­nos de cor­te, e Pro­gra­ma de sele­ção de ovi­nos San­ta Inês]; Sis­te­mas inte­gra­dos de pro­du­ção agro­pe­cuá­ria [Pro­gra­ma de pro­du­ção ani­mal em sis­te­mas inte­gra­dos], todas ali­nha­das com a mis­são ins­ti­tu­ci­o­nal, com os pro­gra­mas estra­té­gi­cos da SAA e com as polí­ti­cas públi­cas do esta­do de São Pau­lo.

As áre­as estra­té­gi­cas visam cri­ar novos conhe­ci­men­tos, aumen­tar a coo­pe­ra­ção cien­tí­fi­ca e tec­no­ló­gi­ca em pes­qui­sa com outras ins­ti­tui­ções de refe­rên­cia e aumen­tar qua­li­ta­ti­va e quan­ti­ta­ti­va­men­te a capa­ci­da­de ins­ti­tu­ci­o­nal para ino­va­ção.
De acor­do com o balan­ço de janei­ro de 2018 a abril de 2020 do PDIP/IZ, as três áre­as estra­té­gi­cas, estão atu­an­do com cer­ca de 30 pes­qui­sa­do­res, ten­do publi­ca­do 171 arti­gos cien­tí­fi­cos na ínte­gra, jun­tos man­têm um total de 59 con­tra­tos de pro­je­tos de pes­qui­sa, que somam o total de R$ 3.265.123,59.

O Pla­no rece­beu o apor­te finan­cei­ro da FAPESP no valor de R$ 11.692.479,98, que está sen­do apli­ca­do na moder­ni­za­ção dos labo­ra­tó­ri­os, na com­pra de equi­pa­men­tos, em bol­sas de trei­na­men­tos no exte­ri­or, para pes­qui­sa­dor visi­tan­te, pós-doc e jovem pes­qui­sa­dor.

Ser­vi­ço
Live em come­mo­ra­ção aos 115 anos do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia
Data: 15 de julho
Horá­rio: 17 horas

Webi­ná­ri­os come­mo­ra­ti­vos — cadei­as pro­du­ti­vas da car­ne, lei­te e pas­ta­gens
Data: 16 a 17 de julho
Horá­ri­os: 10 e 14 horas
Link de aces­so via You­tu­be: https://bit.ly/Live115anosIZ ou www.youtube.com/agriculturasp

Fon­te: Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia (IZ-APTA)

Rolar para cima