O Gover­no do Esta­do de São Pau­lo, por meio da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to, come­mo­ra os 114 anos do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia (IZ), 15 de julho, com a inau­gu­ra­ção do novo Labo­ra­tó­rio de For­ra­gi­cul­tu­ra, espa­ço para desen­vol­vi­men­to de novas pes­qui­sas nos Sis­te­mas Inte­gra­dos de Pro­du­ção Agro­pe­cuá­ria. Pio­nei­ro na pes­qui­sa cien­tí­fi­ca mun­di­al em pro­du­ção ani­mal sus­ten­tá­vel, o IZ, depar­ta­men­to da Agên­cia Pau­lis­ta de Tec­no­lo­gia dos Agronegócios(Apta), des­ta­ca-se pela ino­va­ção em pes­qui­sa cien­tí­fi­ca e tec­no­ló­gi­ca, trans­fe­rin­do a téc­ni­cos e pro­du­to­res rurais infor­ma­ções que refle­tem em aumen­to de efi­ci­ên­cia e de pro­du­ti­vi­da­de no cam­po com sus­ten­ta­bi­li­da­de, levan­do ao con­su­mi­dor final pro­du­tos mais sau­dá­veis.

O novo Labo­ra­tó­rio de For­ra­gi­cul­tu­ra ampli­a­rá a capa­ci­da­de de aná­li­ses do Ban­co Ati­vo de Ger­mo­plas­ma (BAG-IZ), o úni­co em diver­si­da­de de espé­ci­es for­ra­gei­ras tro­pi­cais da Amé­ri­ca Lati­na. A rees­tru­tu­ra­ção do Labo­ra­tó­rio foi pos­sí­vel com o inves­ti­men­to de R$ 602.889,96, pro­ve­ni­en­tes do total dos R$ 11,665 milhões – apor­te finan­cei­ro da Fun­da­ção de Ampa­ro à Pes­qui­sa do Esta­do de São Pau­lo (Fapesp), des­ti­na­dos para a ide­a­li­za­ção de todo o Pla­no de Desen­vol­vi­men­to Ins­ti­tu­ci­o­nal em Pes­qui­sa do IZ (PDIP/IZ), fir­ma­do em 2018.

O PDIP/IZ pri­o­ri­za três áre­as estra­té­gi­cas – Pro­du­ção Sus­ten­tá­vel de Car­ne, Pro­du­ção Sus­ten­tá­vel de Lei­te e Sis­te­mas Inte­gra­dos de Pro­du­ção Agro­pe­cuá­ria –, que poten­ci­a­li­zam o desen­vol­vi­men­to das ações de pes­qui­sa já em anda­men­to. Todas as áre­as estão ali­nha­das com a mis­são ins­ti­tu­ci­o­nal, com os pro­gra­mas estra­té­gi­cos da Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e com as polí­ti­cas públi­cas do Esta­do de São Pau­lo.

Rolar para cima