Inmetro renova acreditação de Laboratório de Qualidade do Leite da Embr

Inmetro renova acreditação de Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa

A Coor­de­na­ção Geral de Acre­di­ta­ção (CGCRE) do Inme­tro (Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Metro­lo­gia, Qua­li­da­de e Tec­no­lo­gia) reno­vou a acre­di­ta­ção do Labo­ra­tó­rio de Qua­li­da­de do Lei­te (LQL) da Embra­pa Gado de Lei­te. Essa é a ter­cei­ra vez con­se­cu­ti­va que a acre­di­ta­ção é renovada.

Segun­do o ana­lis­ta Ander­son Christ, ges­tor do Labo­ra­tó­rio, essa reno­va­ção con­so­li­da a con­fi­an­ça de pro­du­to­res e lati­cí­ni­os pelos ser­vi­ços pres­ta­dos: “Ela vem num momen­to impor­tan­te, de trans­for­ma­ção do LQL. O Labo­ra­tó­rio pas­sa por uma nova fase em seus tra­ba­lhos, com o for­ne­ci­men­to de resul­ta­dos de caseí­na e nitro­gê­nio ureico”.

Christ pros­se­gue: “O labo­ra­tó­rio tam­bém se tor­na um ins­tru­men­to de trans­for­ma­ção dos cli­en­tes, ofe­re­cen­do solu­ções nas ques­tões rela­ci­o­na­das a qua­li­da­de do lei­te, seja por meio de cur­sos EAD, bole­tins men­sais de con­jun­tu­ra e webi­nars téc­ni­cos”. Segun­do o ges­tor, está sen­do desen­vol­vi­do um novo soft­ware que per­mi­ti­rá mai­or inte­gra­ção com os cli­en­tes tra­zen­do mai­or agi­li­da­de nas informações.

Outra mudan­ça impor­tan­te foi a ampli­a­ção do rela­ci­o­na­men­to com a indús­tria, com o recém-imple­men­ta­do sis­te­ma de cole­ta das amos­tras de lei­te dire­ta­men­te nos lati­cí­ni­os, em veí­cu­lo pró­prio refri­ge­ra­do e com moni­to­ra­men­to em tem­po real. O pro­ces­so con­tri­bui para evi­tar o des­car­te de amos­tras por pro­ble­mas de con­ser­va­ção em razão de tem­pe­ra­tu­ra fora do padrão.

A nova moda­li­da­de tam­bém per­mi­te a ras­tre­a­bi­li­da­de de toda a logís­ti­ca, des­de o lati­cí­nio até o LQL. “O pro­ces­so de cole­ta está na fase ini­ci­al, com os ajus­tes neces­sá­ri­os a um sis­te­ma des­sa com­ple­xi­da­de, com qua­se 10.000 quilô­me­tros em qua­tro rotas dis­tin­tas”, diz. O LQL da Embra­pa aten­de cer­ca de 150 cli­en­tes, com um total esti­ma­do de 30.000 amos­tras, abran­gen­do qua­se 120 cida­des em qua­tro esta­dos (MG-BA-RJ-ES).

A audi­to­ria exter­na foi rea­li­za­da pelo Inme­tro em novem­bro do ano pas­sa­do e a pró­xi­ma ava­li­a­ção para manu­ten­ção da cer­ti­fi­ca­ção ain­da não foi agen­da­da, mas deve acon­te­cer somen­te no final do pró­xi­mo ano.

Fon­te: Embra­pa Gado de Leite

Rolar para cima