Ideas for Milk é destaque em última reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite - Balde Branco

Embra­pa Gado de Lei­te apre­sen­ta resul­ta­dos do movi­men­to Ide­as for milk, que este ano foi rea­li­za­do total­men­te de for­ma digital

Ideas for Milk é destaque em última reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite

movi­men­to Ide­as for Milk 2020 só se encer­ra no dia 11 de dezem­bro, quan­do serão rea­li­za­dos o Desa­fio de Star­tups e a entre­ga do prê­mio Ide­as for Milk de Ino­va­ção. No entan­to, a últi­ma reu­nião ordi­ná­ria da Câma­ra Seto­ri­al da Cadeia Pro­du­ti­va do Lei­te em 2020, rea­li­za­da na sema­na pas­sa­da, teve como des­ta­que o movi­men­to, ide­a­li­za­do pela Embra­pa e rea­li­za­do de for­ma total­men­te vir­tu­al, devi­do à pan­de­mia de Covid-19. O che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te, Pau­lo do Car­mo Mar­tins, apre­sen­tou à Câma­ra os núme­ros dos even­tos Cara­va­na 4.0 Vacathon, que inte­gram o movimento.

A Cara­va­na 4.0 tem a mis­são de deba­ter a neces­si­da­de da cri­a­ção de tec­no­lo­gi­as ino­va­do­ras, por meio da reu­nião de com­pe­tên­ci­as de dife­ren­tes áre­as de conhe­ci­men­to das ins­ti­tui­ções de ensi­no e pes­qui­sa. Num só lugar, são reu­ni­dos estu­dan­tes e pro­fes­so­res dos cur­sos de agro­no­mia, medi­ci­na vete­ri­ná­ria, zoo­tec­nia, bio­lo­gia, ciên­cia da com­pu­ta­ção, enge­nha­ri­as, eco­no­mia, admi­nis­tra­ção, nutri­ção e outras. O pro­pó­si­to é mos­trar as opor­tu­ni­da­des para empre­en­der que a cadeia pro­du­ti­va do lei­te ofe­re­ce para a cri­a­ção de solu­ções ino­va­do­ras e resul­tan­te de conhe­ci­men­tos mul­ti­dis­ci­pli­na­res. Nes­te ano, che­gou a oito esta­dos de qua­tro regiões do país: Rio Gran­de do Sul, San­ta Cata­ri­na, Para­ná, Minas Gerais, São Pau­lo, Rio de Janei­ro, Goiás e Per­nam­bu­co. No Bra­sil, 27 uni­ver­si­da­des foram “visi­ta­das” pela Cara­va­na, que tam­bém che­gou a ins­ti­tui­ções de outros dois paí­ses: Argen­ti­na e Ango­la. Dife­ren­te das outras edi­ções, quan­do as ins­ti­tui­ções eram visi­ta­das de for­ma presencial.

Este ano, com a pan­de­mia, para cri­ar um ambi­en­te de mobi­li­za­ção, o movi­men­to teve se adap­tar e cri­ou o Ide­as for Milk Lives, trans­mi­tin­do doze lives ins­pi­ra­do­ras pelo Canal da Embra­pa no You­tu­be, que reu­ni­ram 40 espe­ci­a­lis­tas dos Esta­dos Uni­dos, Por­tu­gal, Ango­la, Argen­ti­na e Bra­sil, tra­tan­do de assun­tos rela­ci­o­na­dos a todos os elos da cadeia pro­du­ti­va. As lives já somam 18.900 visu­a­li­za­ções. Foram rea­li­za­das tam­bém lives ori­en­ta­do­ras: Como con­ven­cer alguém a acre­di­tar no meu negó­cio; Design Sprint: da ideia ao pro­pó­si­to; Esse tal negó­cio de thin­king e Cri­an­do mode­los ino­va­do­res e cons­ci­en­tes. A audi­ên­cia média de cada live ficou em tor­no de mil internautas.

Vacathon digi­tal – O Vacathon, que em anos ante­ri­o­res reu­nia, duran­te uma sema­na, mais de 100 estu­dan­tes e pro­fes­so­res de vári­as as par­tes do país, acam­pa­dos nas depen­dên­ci­as da Embra­pa Gado de Lei­te, em regi­me de imer­são total, tam­bém teve que ser vir­tu­al nes­te ano de pan­de­mia. “Mas não foi menor”, garan­te Mar­tins: “Pela pri­mei­ra vez tive­mos par­ti­ci­pa­ção inter­na­ci­o­nal, com repre­sen­tan­tes de três uni­ver­si­da­des argen­ti­nas e uma ango­la­na, tota­li­zan­do 30 uni­ver­si­da­des entre naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais”. O even­to trou­xe como novi­da­de o Milk­tu­be, uma cole­tâ­nea de 57 víde­os cur­tos temá­ti­cos, gra­va­dos por 37 pes­qui­sa­do­res da Embra­pa Gado de Lei­te e da Epamig/ILCT, que tem o pro­pó­si­to de ins­pi­rar os jovens empre­en­de­do­res, que dese­jam gerar solu­ções para o setor de lácteos.

“Pes­so­as pro­e­mi­nen­tes, que repre­sen­tam impor­tan­tes ins­ti­tui­ções do agro­ne­gó­cio, envi­a­ram men­sa­gens para os par­ti­ci­pan­tes do Vacathon, entre eles os que o movi­men­to deno­mi­nou de ‘os três teno­res do agro­ne­gó­cio naci­o­nal’: Alys­son Pau­li­nel­li, Rober­to Rodri­gues e José Luiz Tejon (dois ex-minis­tros da agri­cul­tu­ra e uma das mai­o­res auto­ri­da­des do mar­ke­ting em agro­ne­gó­cio no Bra­sil)”. Entre os “pre­sen­tes” no Vacathon, tam­bém esta­vam três dire­to­res da Embra­pa e um secre­tá­rio de esta­do de agri­cul­tu­ra (Goiás), além de vári­as enti­da­des como, ABIQ, ABDI e os pre­si­den­tes da Câma­ra Seto­ri­al do Lei­te e Deri­va­dos do Mapa e o pre­si­den­te da Ali­an­ça Lác­tea Sul Brasileira.

Mar­tins resu­me assim, os núme­ros do movi­men­to Ide­as for Milk, que ain­da não aca­bou: 106 men­to­res volun­tá­ri­os, 126 ava­li­a­do­res efe­ti­vos, nove enti­da­des par­ti­ci­pan­tes e o apoio de empre­sas de sete seg­men­tos da cadeia. “Reu­ni­mos nes­ta edi­ção o pri­mei­ro time do lei­te bra­si­lei­ro, per­cor­ren­do três gran­des tri­lhas: food­te­ch, trans­for­ma­ção digi­tal e empre­en­de­do­ris­mo e ino­va­ção”. A final acon­te­ceu no dia 30 de outu­bro ao lon­go do dia e já somou 9638 visu­a­li­za­ções no Canal Embra­pa do Youtube.

Pró­xi­mos even­tos – No pró­xi­mo dia 11, o Desa­fio de Star­tups e a entre­ga do Prê­mio Ide­as for Milk de Ino­va­ção encer­ram a edi­ção 2020 do movi­men­to. Par­ti­ci­pa­rão do Desa­fio empre­en­de­do­res que desen­vol­ve­ram solu­ções ino­va­do­ras, foca­das em recur­sos digi­tais (softwa­res, hardwa­res, IOT e sen­so­res) e não digi­tais (design indus­tri­al ou de emba­la­gens, equi­pa­men­tos, pro­ces­sos, tra­ta­men­to ou apro­vei­ta­men­to de resí­du­os, etc). A fina­lís­si­ma será trans­mi­ti­da ao vivo no canal do You­tu­be da Embra­pa e no Repi­lei­te (rede soci­al da Embra­pa Gado de Lei­te). O even­to é uma impor­tan­te vitri­ne para as star­tups par­ti­ci­pan­tes: “Tra­ta-se da melhor opor­tu­ni­da­de do empre­en­de­dor apre­sen­tar sua solu­ção para a soci­e­da­de e os toma­do­res de deci­são da cadeia pro­du­ti­va do lei­te”, diz Mar­tins. Já o prê­mio de ino­va­ção visa reco­nhe­cer pro­du­tos e pro­ces­sos de empre­sas com pro­pó­si­tos ali­nha­dos ao dese­jo do novo con­su­mi­dor e que estão inse­ri­das na óti­ca do foodtech.

 O Ide­as for Milk é uma rea­li­za­ção da Embra­pa Gado de Lei­te, em par­ce­ria com Agri­point, Bov­con­trol, Cia­téc­ni­ca, Tex­to Comu­ni­ca­ção. Con­ta com o Patro­cí­nio Dia­man­te do Sebrae; Patro­cí­nio Ouro da Tetra­pak, Boeh­rin­ger Inge­lheim, TIM; Patro­cí­nio Pra­ta da Vac­ci­nar, FAEMG/Inaes, Sis­te­ma Ocemg, Sis­te­ma OCB, Silemg e Patro­cí­nio Bron­ze da Nes­tlé, CLA­AS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saú­de Ani­mal, Pira­can­ju­ba, Viva­lác­te­os, Bel­go Beka­ert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Gene­tics, Ver­de Cam­po e Viva­re. Apoio da Micro­soft, KER Inno­va­ti­on, Abra­lei­te e Revis­ta Bal­de Bran­co. Além do Ide­as for Milk Lives, o even­to é for­ma­do pela Cara­va­na 4.0, Vacathon, Desa­fio de Star­tups e pelo Prê­mio Ide­as for Milk de Inovação.

Fon­te: Depar­ta­men­to de Comu­ni­ca­ção da Embra­pa Gado de Leite

Rolar para cima