A Caravana 4.0 percorre instituições de ensino de diversos estados para divulgar no meio acadêmico as Agtechs (empresas de tecnologia voltadas para o agronegócio) e plantar a semente do empreendedorismo nos jovens

 

Mais de 40 uni­ver­si­da­des e ins­ti­tui­ções de estu­dos e de pes­qui­sas, mais de 3 mil jovens impac­ta­dos e mais de uma deze­na de esta­dos envol­vi­dos. Este é o balan­ço par­ci­al da Cara­va­na 4.0, a pri­mei­ra eta­pa do movi­men­to Ide­as For Milk, cri­a­do pela Embra­pa Gado de Lei­te para atrair idei­as cri­a­ti­vas e ino­va­do­ras na cadeia do lei­te.

Pes­qui­sa­do­res e ana­lis­tas da Embra­pa Gado de Lei­te con­ver­sam com pro­fes­so­res e estu­dan­tes das ins­ti­tui­ções sobre a cadeia pro­du­ti­va do lei­te, a revo­lu­ção digi­tal no agro­ne­gó­cio e as gran­des opor­tu­ni­da­des do mer­ca­do agte­ch. Além de con­tri­buir para a ampli­a­ção do ecos­sis­te­ma de ino­va­ção do lei­te, um dos obje­ti­vos da cara­va­na é atrair os jovens para o Vacathon, mara­to­na de pro­gra­ma­ção que visa desen­vol­ver pro­je­tos para a solu­ção de pro­ble­mas da cadeia do lei­te, que repre­sen­ta a segun­da eta­pa do Ide­as For Milk e ocor­re­rá na últi­ma sema­na de outu­bro, na Embra­pa Gado de lei­te, em Juiz de Fora (MG).

Prof. Pau­lo do Car­mo Mar­tins, da Embra­pa Gado Lei­te

O che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te, Pau­lo do Car­mo Mar­tins, expli­ca que a Cara­va­na 4.0 tem como pro­pos­ta mos­trar as pos­si­bi­li­da­des de empre­en­de­do­ris­mo para jovens de ciên­ci­as exa­tas, huma­nas e bio­lo­gia. “Os jovens que­rem ser desa­fi­a­dos a cri­ar e a supe­rar obs­tá­cu­los. É a isso que a Cara­va­na 4.0 se pro­põe: abrir uma por­ta para essas cabe­ças cri­a­ti­vas”. A Cara­va­na 4.0 acon­te­ce até o final de setem­bro.

Após a Cara­va­na 4.0, é rea­li­za­do o boot­camp Vacathon e, na eta­pa seguin­te, o Desa­fio de Star­tup, que reú­ne as melho­res idei­as cri­a­ti­vas. “Além da ino­va­ção digi­tal, são acei­tos pro­je­tos para o Desa­fio vol­ta­dos para desig­ner indus­tri­al, emba­la­gens e pro­du­tos lác­te­os. Os pro­je­tos ins­cri­tos serão ava­li­a­dos e sele­ci­o­na­dos regi­o­nal­men­te”, infor­ma Pau­lo Mar­tins.

As ins­cri­ções para o Desa­fio de Star­tups estão aber­tas no site www.ideasformilk.com.br

O movi­men­to Ide­as For Milk foi cri­a­do pela Embra­pa Gado de Lei­te em 2016 para fomen­tar o sur­gi­men­to de um ecos­sis­te­ma, reu­nin­do empre­sas, uni­ver­si­da­des, pes­qui­sa agro­pe­cuá­ria e o setor pro­du­ti­vo, capaz não ape­nas de apre­sen­tar solu­ções, mas de empre­en­der, trans­for­man­do as solu­ções em novas star­tups para a cadeia pro­du­ti­va do lei­te. Rea­li­za­ção: Embra­pa Gado de Lei­te, Agri­Point, bov­con­trol, Car­rus­ca, Kick, Qra­nio e Tex­to Comu­ni­ca­ção.

Cara­va­na 4.0 na Agte­ch Gara­ge, Pira­ci­ca­ba-SP
Rolar para cima