Os pro­to­co­los suge­ri­dos focam o bem-estar ani­mal, a con­du­ta das equi­pes envol­vi­das, os cui­da­dos com os ambi­en­tes, bem como o con­tro­le de resí­du­os e a sustentabilidade

Inédito no País, guia para avaliação de produtos veterinários é lançado pelo CRMV-SP

O Con­se­lho Regi­o­nal de Medi­ci­na Vete­ri­ná­ria do Esta­do de São Pau­lo (CRMV-SP) lan­ça o Guia de Boas Prá­ti­cas Clí­ni­cas para Ava­li­a­ção de Pro­du­tos Vete­ri­ná­ri­os. Tra­ta-se de um mate­ri­al iné­di­to no Bra­sil, que visa con­tri­buir para com a efi­ci­ên­cia na rea­li­za­ção de estu­dos clí­ni­cos. O mate­ri­al está dis­po­ní­vel on-line e foi apre­sen­ta­do, em mar­ço, ao Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to (Mapa).

“Embo­ra tenha­mos mui­tas nor­mas em nos­sa legis­la­ção, até então, não con­tá­va­mos com con­teú­dos des­te tipo no País, ape­nas com os gui­as inter­na­ci­o­nais”, res­sal­ta a médi­ca-vete­ri­ná­ria Grey­ce Baltha­zar Lou­sa­na, pre­si­den­te da Comis­são Téc­ni­ca de Pes­qui­sa Clí­ni­ca Vete­ri­ná­ria do Regi­o­nal (CTPCV/­CRMV-SP).

Com 29 pági­nas, o con­teú­do, lan­ça­do duran­te o XXII Encon­tro Naci­o­nal de Pro­fis­si­o­nais em Pes­qui­sa Clí­ni­ca, como par­te da Sema­na Muni­ci­pal de Divul­ga­ção da Pes­qui­sa Clí­ni­ca, traz ori­en­ta­ções estra­té­gi­cas, ela­bo­ra­das pelos inte­gran­tes da Comis­são após mui­tas reu­niões de ali­nha­men­to sobre o assun­to, estu­dos e par­ti­ci­pa­ção em even­tos da área.

Para o pre­si­den­te do CRMV-SP, o médi­co-vete­ri­ná­rio Mário Edu­ar­do Pul­ga, mate­ri­ais como o novo guia vão na dire­ção de um dos prin­ci­pais focos de empe­nho do Con­se­lho: a ori­en­ta­ção dos cole­gas para a exce­lên­cia dos ser­vi­ços na Medi­ci­na Vete­ri­ná­ria. “Com o guia, nos­so obje­ti­vo é agre­gar à clas­se, em espe­ci­al aos que exer­cem a res­pon­sa­bi­li­da­de téc­ni­ca em Pes­qui­sa Clí­ni­ca Veterinária.” 

O médi­co-vete­ri­ná­rio Mar­cos Viní­cius de S. Lean­dro Júni­or, coor­de­na­dor de Regis­tro e Fis­ca­li­za­ção de Pro­du­tos de Uso Vete­ri­ná­rio do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to (Mapa), elo­gi­ou a cri­a­ção do mate­ri­al e enfa­ti­zou a con­tri­bui­ção do con­teú­do. “Com cer­te­za vai aju­dar mui­to nos diá­lo­gos do Mapa, que tem tra­ba­lha­do com foco na Saú­de Úni­ca”, afirmou.

Pro­to­co­los detalhados

O docu­men­to elen­ca dire­tri­zes não ape­nas para o cum­pri­men­to de regras muni­ci­pais, esta­du­ais e fede­rais. Os pro­to­co­los suge­ri­dos focam o bem-estar ani­mal, a con­du­ta das equi­pes envol­vi­das, os cui­da­dos com os ambi­en­tes, bem como o con­tro­le de resí­du­os e a sustentabilidade.

Segun­do Grey­ce, isto se dá a par­tir de con­du­tas para a ras­tre­a­bi­li­da­de, inte­gra­ção e cor­re­la­ção de dados nos pro­ces­sos. “As dire­tri­zes pro­pos­tas têm como base a garan­tia de mais segu­ran­ça e pre­ci­são nos pro­je­tos, cujos impac­tos são deter­mi­nan­tes para a sani­da­de dos pro­du­tos de ori­gem animal.”

Con­tex­tu­a­li­za­ção da Pes­qui­sa Clínica

De acor­do com a pre­si­den­te da CTPCV/­CRMV-SP, outro papel que o guia cum­pre é o de con­tex­tu­a­li­za­ção quan­to à área de atu­a­ção da Pes­qui­sa Clí­ni­ca Vete­ri­ná­ria. Isso por­que, mui­tas vezes, os pro­fis­si­o­nais que estão em outras pon­tas da cadeia que resul­ta nos pro­du­tos de ori­gem ani­mal tam­bém têm dúvidas.

Nes­te sen­ti­do, este seg­men­to da Medi­ci­na Vete­ri­ná­ria tem par­ti­ci­pa­ção fun­da­men­tal, tam­bém, para a pro­mo­ção da Saú­de Úni­ca e, ain­da, para o suces­so econô­mi­co do País e sua repu­ta­ção inter­na­ci­o­nal enquan­to man­te­ne­dor de uma das mai­o­res pro­du­ções de ali­men­tos de ori­gem ani­mal do mundo.

Aces­se o guia em:

https://www.crmvsp.gov.br/Materiais/GUIA_DE_BOAS_PRATICAS_CLNICAS.pdf

Fon­te: CRMV-SP
Rolar para cima