Granja Cichelero conquista as categorias Vaca Jovem e Vaca Adulta na Expointer - Balde Branco
Para che­gar ao resul­ta­do foram rea­li­za­das cin­co orde­nhas, em cada uma das categorias
 
 
 

Granja Cichelero conquista as categorias Vaca Jovem e Vaca Adulta na Expointer no concurso promovido pela Gadolando 

O pro­du­tor de lei­te Evan­dro Ciche­le­ro retor­na­rá para Car­los Bar­bo­sa (RS) com o títu­lo de ven­ce­dor do con­cur­so Lei­tei­ro na Expoin­ter 2021. Suas exem­pla­res ven­ce­ram as cate­go­ri­as Jovem, com a vaca Gran­ja Ciche­le­ro 546 Fin­der, com 69,66 qui­los de lei­te; e Adul­ta, com a vaca Car­los Bar­bo­sa Ciche­le­ro 383 Jose, pro­du­zin­do 83,68 qui­los de lei­te, da com­pe­ti­ção rea­li­za­da pela Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Holan­dês do Rio Gran­de do Sul (Gado­lan­do) na fei­ra agro­pe­cuá­ria. O Banho de Lei­te foi acom­pa­nha­do pelo gover­na­dor do Esta­do, Edu­ar­do Lei­te, no Par­que de Expo­si­ções Assis Bra­sil, na tar­de da últi­ma ter­ça-fei­ra, 7 de setembro.

Para che­gar ao resul­ta­do foram rea­li­za­das cin­co orde­nhas, em cada uma das cate­go­ri­as. Par­ti­ci­pa­ram um total de 18 vacas, sen­do 14 na cate­go­ria adul­ta e qua­tro na cate­go­ria jovem. “Esta­mos mui­to feli­zes”, decla­ra Ciche­le­ro, lem­bran­do que em 2012 uma de suas exem­pla­res con­quis­tou a cate­go­ria Jovem e afir­man­do que não rea­li­zou nenhum pre­pa­ro espe­ci­al com os ani­mais para esta edi­ção. “Não tem mui­to segre­do, é só capri­cho e tra­ba­lho”, com­ple­men­tou refor­çan­do que as vacas rece­bem ali­men­ta­ção balanceada.

Uma curi­o­si­da­de do con­cur­so Lei­tei­ro é que na Expoin­ter Digi­tal, rea­li­za­da no ano pas­sa­do, a Gran­ja Baz­zot­ti, de Pon­te Pre­ta, na região do Alto Uru­guai, tam­bém arre­ma­tou os dois títu­los de mai­or pro­du­ção entre as vacas que esta­vam na fei­ra agro­pe­cuá­ria. O pre­si­den­te da Gado­lan­do, Mar­cos Tang, expli­ca sobre as carac­te­rís­ti­cas da raça. “A vaca holan­de­sa é a que mais pro­duz lei­te no mun­do, tem ori­gem euro­peia e se adap­ta mais em luga­res fri­os. No Rio Gran­de do Sul temos a melhor média de pro­du­ção, por ani­mal, por ano, do país. É moti­vo de orgu­lho mas mui­to ain­da pode ser tra­ba­lha­do”, destacou.
Fon­te: Gadolando
Rolar para cima