Goiânia receberá a 1ª Exposição Interestadual do Gir Leiteiro - Balde Branco

Even­to será rea­li­za­do entre 15 e 22 de novem­bro e con­ta­rá com Tor­neio Lei­tei­ro e Jul­ga­men­to de Pista

Goiânia receberá a 1ª Exposição Interestadual do Gir Leiteiro

Entre os dias 15 e 22 de novem­bro, Goi­â­nia rece­be­rá a 1ª Expo­si­ção Inte­res­ta­du­al do Gir Lei­tei­ro. O even­to será rea­li­za­do no Par­que de Expo­si­ções da capi­tal goi­a­na e con­ta­rá com cer­ca de 200 ani­mais de elite. 

Cri­a­do­res ins­cre­ve­ram ani­mais para par­ti­ci­pa­ção em Tor­neio Lei­tei­ro e Jul­ga­men­to de Pis­ta. A pro­gra­ma­ção con­ta­rá ain­da com pales­tras, fóruns de dis­cus­são e lei­lão de ani­mais, entre outras atividades.

Em aten­di­men­to às medi­das de enfren­ta­men­to à pan­de­mia de Covid-19, o even­to não será aber­ta ao públi­co geral, mas será trans­mi­ti­do pelo You­Tu­be. A Expo Gir rece­be­rá pro­du­to­res rurais, cri­a­do­res e tra­ta­do­res obser­van­do o limi­te de 500 par­ti­ci­pan­tes deter­mi­na­do pela Vigi­lân­cia Sani­tá­ria. A Expo­si­ção segui­rá ain­da a legis­la­ção sani­tá­ria ani­mal e todos os demais pro­to­co­los deter­mi­na­dos pelas Secre­ta­ri­as Esta­du­al e Muni­ci­pal de Saúde.

Duran­te a Expo Gir, será ofi­ci­al­men­te ins­ti­tuí­da a Asso­ci­a­ção Goi­a­na de Cri­a­do­res de Gir Lei­tei­ro. O even­to será rea­li­za­do com o apoio da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Gir Lei­tei­ro (ABC­GIL) e da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu (ABCZ). 

Tor­neio e Julgamento

Os ani­mais ins­cri­tos no Tor­neio Lei­tei­ro serão clas­si­fi­ca­dos como Fêmea Jovem (até 36 meses), Vaca Jovem (entre 36 meses até 48 meses) e Vaca Adul­ta (aci­ma de 48 meses).

O cri­a­dor do ani­mal que mais se apro­xi­mar do Recor­de Naci­o­nal no Con­cur­so Lei­tei­ro, em qual­quer uma das cate­go­ri­as, rece­be­rá como prê­mio uma moto zero quilô­me­tro. Já o cri­a­dor do ani­mal que supe­rar o Recor­de Naci­o­nal duran­te o even­to será pre­mi­a­do com uma pre­nhez da Soji­nha FIV de Bras. ava­li­a­da em R$ 45 mil.

No Jul­ga­men­to de Pis­ta, machos e fême­as con­cor­re­rão em 22 cate­go­ri­as cada, de acor­do com a ida­de de cada ani­mal. No dia 21, a Expo Gir rea­li­za­rá o Gran­de Cam­pe­o­na­to da raça, onde serão indi­ca­dos os cam­peões dos campeões. 

Gir Lei­tei­ro

O Gir Lei­tei­ro é uma raça de zebuí­no ori­gi­ná­ria da Índia que che­gou ao Bra­sil no iní­cio dos anos 1900. Apre­sen­tan­do um dos melho­res indi­ca­do­res para pro­du­ção de lei­te em cli­ma tro­pi­cal, os ani­mais da raça se des­ta­cam por sua lon­ge­vi­da­de pro­du­ti­va, volu­me de pro­du­ção de lei­te a pas­to, ver­sa­ti­li­da­de de cru­za­men­tos e resis­tên­cia a endo e ectoparasitas. 

Fon­te: Agên­cia Guandu

 

Rolar para cima