Girolando promove Dia G na estreia na pista da ExpoZebu - Balde Branco

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do pre­pa­rou para o dia de estreia na pis­ta um even­to para deba­ter os avan­ços gené­ti­cos da raça

Girolando promove Dia G na estreia na pista da ExpoZebu 2022 

A raça Giro­lan­do, úni­ca não zebuí­na a par­ti­ci­par da Expo­Ze­bu (Expo­si­ção Inter­na­ci­o­nal das Raças Zebuí­nas), come­ça a com­pe­tir na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, 5 de maio, no Par­que Fer­nan­do Cos­ta, em Uberaba/MG. Com­pe­tem no jul­ga­men­to, a par­tir das 14h, 119 ani­mais de vári­os cri­a­tó­ri­os do Bra­sil. Na sex­ta-fei­ra, a dis­pu­ta con­ti­nu­a­rá e terá o anún­cio dos gran­des campeões.

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do pre­pa­rou para o dia de estreia na pis­ta um even­to para deba­ter os avan­ços gené­ti­cos da raça. O “Dia G” terá como tema “Carac­te­rís­ti­cas e per­for­man­ce da raça naci­o­nal” e será trans­mi­ti­do ao vivo, a par­tir das 18h, pelos canais da enti­da­de e da Ber­ran­te Comu­ni­ca­ção no You­tu­be. “Este ano o Sumá­rio de Tou­ros Giro­lan­do, que será publi­ca­do em junho, tra­rá 15 novas carac­te­rís­ti­cas, todas com ava­li­a­ções gené­ti­cas e genô­mi­cas. Isso traz ain­da mais segu­ran­ça para a sele­ção da raça, que é uma das líde­res de ven­da de sêmen no país”, des­ta­ca o pre­si­den­te da Giro­lan­do, Odi­lon de Rezen­de Bar­bo­sa Filho. O even­to ain­da terá a pre­sen­ça do pre­si­den­te da ASBIA, Már­cio Nery, de téc­ni­cos e espe­ci­a­lis­tas em gené­ti­ca das cen­trais par­ti­ci­pan­tes do Fun­do de Inves­ti­men­to do Pro­gra­ma de Melho­ra­men­to Gené­ti­co da Raça Giro­lan­do. O even­to ocor­re­rá no estan­de da Ber­ran­te Comu­ni­ca­ção, no inte­ri­or do Par­que Fer­nan­do Costa.

Na pri­mei­ra par­te do Dia G, os desa­fi­os e pers­pec­ti­vas para o futu­ro serão deba­ti­dos pelos espe­ci­a­lis­tas Tati­a­ne Tetz­ner (dire­to­ra da Giro­lan­do), Limí­rio Bizi­not­to (Téc­ni­co de Regis­tro) e Gui­lher­me Mar­quez (Alta Genetics).

Na sequên­cia, o tema do deba­te será o impac­to da sele­ção genô­mi­ca na for­ma­ção da raça Giro­lan­do (5/8 e PS) e terá a par­ti­ci­pa­ção de Gus­ta­vo Gon­çal­ves (pre­si­den­te do Con­se­lho Deli­be­ra­ti­vo Téc­ni­co da raça Giro­lan­do), Antô­nio Gar­cia (CRV Lagoa) e Mar­cel­lo Mame­des (ABS).

Já o mer­ca­do de sêmen de tou­ros Giro­lan­do e as pro­je­ções para os pró­xi­mos anos será o tema final do Dia G. Os deba­te­do­res serão o pre­si­den­te da ASBIA, Manu­e­la Gama (Select Sires), Gabri­el Godoy (GENEX) e Chris­ti­an Mila­ni (SEMEX).

Fon­te: Girolando