Gestão do rebanho ganha novo aplicativo - Balde Branco

A tra­di­ci­o­nal roda de repro­du­ção, que con­tro­la a con­di­ção das vacas lei­tei­ras no reba­nho, tem ago­ra uma ver­são gra­tui­ta em soft­ware, o que faci­li­ta a uti­li­za­ção e ain­da dis­po­ni­bi­li­za outros recursos


Para faci­li­tar o pro­ces­so de ges­tão do reba­nho lei­tei­ro pelos pro­du­to­res e agen­tes de exten­são rural, a Embra­pa lan­çou no iní­cio de setem­bro o apli­ca­ti­vo Roda da Repro­du­ção. A fer­ra­men­ta repro­duz, em meio digi­tal, o qua­dro físi¬co usa­do no cam­po para acom­pa­nhar o ciclo de repro­du­ção do reba­nho, des­de o momen­to da cober­tu­ra ou inse­mi­na­ção arti­fi­ci­al da vaca até o parto.

O qua­dro, uma peça cir­cu­lar com 365 divi­sões, rela­ti­vas ao perío­do de um ano, pode ser subs­ti­tuí­do pela fer­ra­men­ta digi­tal. Além de visu­a­li­zar a situ­a­ção do reba­nho com um toque na tela do celu­lar, é pos­sí­vel ter aces­so a vári­os recur­sos que infor­ma­ti­zam a ges­tão. “A ideia é ampli­ar o uso da Roda da Repro­du­ção nas ati­vi­da­des de ges­tão em qual­quer tipo de pro­pri­e­da­de lei­tei­ra”, afir­ma o pes­qui­sa­dor da Embra­pa Infor­má­ti­ca Agro­pe­cuá­ria, Mar­cos Viso­li, coor­de­na­dor de desen­vol­vi­men­to da tecnologia.

Cer­ca de 90% dos pro­du­to­res que par­ti­ci­pam do pro­gra­ma Bal­de Cheio moni­to­ram o mane­jo repro­du­ti­vo por meio do conhe­ci­do qua­dro manu­al. Um dos obje­ti­vos, segun­do o pes­qui­sa­dor Artur Chi­ne­la­to de Camar­go, da Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te, é faci­li­tar o acom­pa­nha­men­to da situ­a­ção de cada vaca em um calen­dá­rio cir­cu­lar anual.

Na roda físi­ca, o ani­mal é repre­sen­ta­do por um ímã colo­ri­do, posi­ci­o­na­do e movi­do de acor­do com a fase repro­du­ti­va em que se encon­tra. Seguin­do o mes­mo padrão, a ver­são digi­tal repre­sen­ta cada ani­mal por um cír­cu­lo da mes­ma cor do ímã, que se movi­men­ta auto­ma­ti­ca­men­te pela roda. Des­sa for­ma, o pro­du­tor con­se­gue visu­a­li­zar a qual­quer momen­to a situ­a­ção repro­du­ti­va do rebanho.

O apli­ca­ti­vo ofe­re­ce fun­ci­o­na­li­da­des como agen­da para cadas­tro dos ani­mais e con­tro­le do ciclo de even­tos de todos os está­gi­os dos pro­ces­sos pro­du­ti­vo e repro­du­ti­vo, seja um abor­to, par­to ou seca­gem, por exem­plo. Outros bene­fí­ci­os são a pos­si­bi­li­da­de de rea­li­zar bus­cas entre os bovi­nos cadas­tra­dos, incluin­do fil­tros de pes­qui­sa de acor­do com o sta­tus indi­vi­du­al, e de com­par­ti­lhar as infor­ma­ções por e‑mail ou pro­gra­mas de men­sa­gem ins­tan­tâ­nea com empre­ga­dos ou outros produtores.

Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 622, de setem­bro 2016

Rolar para cima