DPR é um indicador da habilidade genética de um animal em melhorar a eficiência reprodutiva, sendo calculado a partir da possibilidade que a filha de um touro tem para emprenhar

FERTILIDADE
Genoma tem bom indicador para
FERTILIDADE
É o que reforça recente estudo brasileiro sobre a taxa de prenhez das filhas (DPR) feito com mais de 3 mil vacas Holandesas de alta produção
Luiz H. Pitombo
Não faz muito tempo que começaram a surgir as primeiras pesquisas de campo associando aspectos da fertilidade das fêmeas ao marcador molecular DPR (daughter pregnancy rate, em inglês), despertando maior interesse no assunto. As melhores fazendas que se utilizam da genotipagem e recebem essa informação, além de outras a serem empregadas na seleção, já estão atentas e utilizam este índice. Assim como as centrais de inseminação, os médicos veterinários e aqueles que estão preocupados com a esfera reprodutiva.
“Ninguém faz seleção por uma característica isolada, mas estamos chamando a atenção com os dados que levantamos em nosso estudo que a DPR é um marcador específico de grande impacto na reprodução e que gostaríamos que fosse observado com mais atenção”, avalia o médico veterinário José Luiz Vasconcelos, o professor Zequinha, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu).
Ele participou do grupo de trabalho que se debruçou sobre o assunto junto com mais outros quatro pesquisadores, três brasileiros, sendo dois residentes no Canadá, e mais um originário daquele país. O artigo com esses resultados foi encaminhado ao reconhecido Journal of Dairy Science, dos Estados Unidos, onde foi elogiado e deverá ser publicado em breve, confirmando dados de pesquisas anteriores feitas no exterior e trazendo outros inéditos em âmbito mundial.
Uma maior atenção a esse índice no Brasil deverá acontecer, segundo aposta Vasconcelos, à medida que se melhorar o entendimento a seu respeito e uso. Resumidamente, a DPR é um indicador da habilidade genética de um animal em melhorar a eficiência reprodutiva, sendo calculado a partir da possibilidade que a filha de um touro tem para emprenhar. Assim, escolhendo sêmen de um touro com índice mais elevado se poderá conseguir fêmeas com melhor DPR e maior fertilidade.
