Circuito Nacional de Jersey 2018 premia as grandes campeãs da raça - Balde Branco

SRC Farms foi a gran­de ven­ce­do­ra da com­pe­ti­ção, levan­do 13 títulos

 

A Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Jer­sey do Bra­sil anun­ci­ou as gran­des cam­peãs do Cir­cui­to Naci­o­nal da Raça Jer­sey 2018 — CNRJ. A sole­ni­da­de de pre­mi­a­ção foi rea­li­za­da no últi­mo sába­do (24/11), em Curitiba/PR, e con­sa­grou o cri­a­tó­rio SRC Farms, de Indaial/SC, que con­quis­tou ao todo 13 títu­los na com­pe­ti­ção, incluin­do o Gran­de Cam­pe­o­na­to. A fêmea Sure­na Gil­ler Ten­fen EX 95, de pro­pri­e­da­de de Nel­son Edu­ar­do Ziehls­dorff, sagrou-se Bicam­peã Naci­o­nal do Cir­cui­to, sen­do a úni­ca vaca no Bra­sil a ganhar, em um mes­mo ano, duas eta­pas da com­pe­ti­ção. Nos últi­mos anos, ela vem cole­ci­o­nan­do títu­los nas prin­ci­pais expo­si­ções do país, den­tre elas a Fes­ta do Lei­te, a Fea­gro e as eta­pas do CNRJ.

Cri­a­dor de Jer­sey des­de 1995, Nel­son Ziehls­dorff cre­di­ta o suces­so de Sure­na e de outros ani­mais da SRC Farms nas pis­tas de jul­ga­men­to aos cons­tan­tes inves­ti­men­tos que vem fazen­do em gené­ti­ca e ao uso das mais moder­nas fer­ra­men­tas de sele­ção. “Nes­te ano de 2018, Sure­na com­pe­tiu com mais de 500 ani­mais da raça Jer­sey. Acho que nenhu­ma vaca foi tes­ta­da no Bra­sil des­ta for­ma nos últi­mos 10 anos. Ela está sen­do pre­pa­ra­da para seguir nas pis­tas em 2019 e par­ti­ci­pa­rá de um pro­gra­ma de aspi­ra­ção. Fechou a quin­ta lac­ta­ção com 9.453,00 kg de lei­te – 4,78% de gor­du­ra e 3,98% pro­teí­na. Em resu­mo, esta exce­len­te vaca foi Tri­cam­peã da Fes­ta do Lei­te e Tri Supre­ma das raças – em Pre­si­den­te Getú­lio; Tri­cam­peã da Fes­ta do Colo­no, em Ita­jaí;  Supre­ma das raças, Bicam­peã Naci­o­nal Eta­pa Bra­ço do Nor­te e Cam­peã Naci­o­nal Eta­pa Ita­jaí 2018”, diz Nel­son. Outras fême­as do cri­a­tó­rio que con­quis­ta­ram títu­los impor­tan­tes foram: a Reser­va­da Cam­peã Fêmea Jovem Naci­o­nal 2018SRC Mari­sol Comé­ri­ca do Vô Gui­lher­me e a Reser­va­da Cam­peã Naci­o­nal Vaca Jovem SRC Tina Marie I Pod do Vô Gui­lher­me – TE MB 88, que tam­bém foi Reser­va­da Cam­peã Vaca 2 Anos Sêni­or Naci­o­nal 2018 e Reser­va­da Cam­peã Vaca Jovem Naci­o­nal 2018.  SRC Tina Marie I Pod do Vô Gui­lher­me – TE MB 88 faz par­te de uma par­ce­ria com a  Caba­nha Ypoti.

Loca­li­za­da em Indaial/SC, a SRC Farms pos­sui hoje o mai­or pro­je­to pri­va­do de doa­do­ras na Amé­ri­ca do Sul, tan­to da raça Jer­sey quan­to da Holan­de­sa, impor­tan­do mais de 300 embriões todos os anos. A pro­pri­e­da­de vem inves­tin­do, ain­da, no con­tro­le sani­tá­rio com vete­ri­ná­rio res­pon­sá­vel e pro­gra­mas de Trans­fe­rên­cia de Embriões e Fer­ti­li­za­ção In Vitro cons­tan­tes. Segun­do o pro­pri­e­tá­rio, o obje­ti­vo dos pro­je­tos é mul­ti­pli­car os melho­res ani­mais, seja em pro­du­ção ou índi­ce genô­mi­co. “Todos nós, cri­a­do­res e pro­du­to­res de lei­te, temos sem­pre como obje­ti­vo cri­ar e mul­ti­pli­car bons ani­mais com saú­de, lon­ge­vi­da­de e tipo fun­ci­o­nal, e que gerem resul­ta­do finan­cei­ro para a pro­pri­e­da­de. A raça Jer­sey já pro­vou ser uma exce­len­te alter­na­ti­va para atin­gir esse obje­ti­vo”, asse­gu­ra Nel­son que é, tam­bém, dire­tor-pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Cata­ri­nen­se de Cri­a­do­res de Bovi­nos, que con­gre­ga cri­a­do­res de Jer­sey e de Holan­dês, e pro­pri­e­tá­rio do Gru­po Semex.

Rolar para cima