Filhas de touros Semex conquistam excelentes premiações na ExpoFrísia 2022 - Balde Branco

O gran­de des­ta­que da raça Holan­de­sa, na vari­e­da­de ver­me­lho e bran­co, foi o tou­ro 200HO11091 Swing­man-Red, que garan­tiu sete cam­peãs nas Cate­go­ri­as de Gado Jovem. A prin­ci­pal foi Cons­ten­ta­ti­on Lore­ta Swing­man Red, dos cri­a­do­res Ales­san­dro e Mari­sa Dek­kers (foto), tor­nan­do-se Cam­peã Bezer­ra Inter­me­diá­ria e Cam­peã Fêmea Jovem

Filhas de touros Semex conquistam excelentes premiações na ExpoFrísia 2022 

Segun­do o Levan­ta­men­to Top 100 2021, divul­ga­do pela Milk­Point, a mai­or cida­de pro­du­to­ra de lei­te, tan­to em núme­ro de pro­du­to­res, como em volu­me pro­du­zi­do, é Caram­beí (PR). A região é con­si­de­ra­da impor­tan­te bacia lei­tei­ra do Bra­sil, conhe­ci­da tam­bém por sedi­ar gran­des expo­si­ções, como a Expo­Frí­sia, que acon­te­ceu entre os dias 12 e 14 de maio.

Duran­te a fei­ra, pro­du­to­res rurais de vári­as regiões do Bra­sil pude­ram conhe­cer novi­da­des em pro­du­tos e ser­vi­ços do setor lei­tei­ro e con­fe­rir o jul­ga­men­to dos ani­mais. Na oca­sião, filhas de tou­ros Semex con­quis­ta­ram exce­len­tes pre­mi­a­ções. O gran­de des­ta­que da raça Holan­de­sa, na vari­e­da­de ver­me­lho e bran­co, foi o tou­ro 200HO11091 Swing­man-Red, que garan­tiu sete cam­peãs nas Cate­go­ri­as de Gado Jovem. A prin­ci­pal foi Cons­ten­ta­ti­on Lore­ta Swing­man Red, dos cri­a­do­res Ales­san­dro e Mari­sa Dek­kers (foto), tor­nan­do-se Cam­peã Bezer­ra Inter­me­diá­ria e Cam­peã Fêmea Jovem.

No gado adul­to da vari­e­da­de ver­me­lho e bran­co, a Semex Bra­sil mais uma vez fez his­tó­ria. A Cam­peã Vaca Jovem foi Cons­ten­ta­ti­on Hilux Atti­co-Red, filha de tou­ro Semex Atti­co-Red. Na dis­pu­ta final, ela foi nome­a­da Reser­va­da de Gran­de Cam­peã. Nes­ta vari­e­da­de, o des­ta­que foi a Cam­peã Vaca 4 Anos e Gran­de Cam­peã da Expo­Frí­sia, Cons­ten­ta­ti­on His­pa­na Inte­gral, filha de tou­ro Semex, Blon­din Inte­gral, ambas ven­ce­do­ras, de cri­a­ção e pro­pri­e­da­de de Ales­san­dro e Mari­sa Dekkers.

A raça Holan­de­sa, na vari­e­da­de pre­to e bran­co, tam­bém demons­trou extre­ma qua­li­da­de na pis­ta. Já na pri­mei­ra cate­go­ria, a Semex Bra­sil mar­cou pre­sen­ça com uma filha de Door­man, con­quis­tan­do o 1º lugar. Filhas de tou­ros Semex fize­ram qua­tro cam­peãs de Cate­go­ria no Gado Jovem. 

Para a dis­pu­ta de Melhor Fêmea Jovem, o jura­do Cal­lum McKin­ven sele­ci­o­nou Fini Side­kick Maai­ke 20557, uma filha de Tou­ro Semex, Side­kick. No gado adul­to, a pis­ta final para a dis­pu­ta da Gran­de Cam­peã foi ele­tri­zan­te. As melho­res vacas do ano esta­vam reu­ni­das, a Cam­peã Vaca Jovem, a Cam­peã Vaca 4 Anos (filha de Capi­tal Gain), a Cam­peã Vaca Adul­ta, (filha de Door­man), e a Cam­peã e Reser­va­da Cam­peã Vaca Vita­lí­cia. A Cam­peã Vaca Vita­lí­cia, (filha de Eric) de cri­a­ção e pro­pri­e­da­de de Fazen­da Rho­e­landt e a Reser­va­da Vaca Vita­lí­cia, tam­bém (filha de Door­man), de pro­pri­e­da­de de Hen­drik de Boer e Rei­nal­do de Boer. Nes­ta dis­pu­ta incrí­vel a Gran­de Cam­peã foi a Vaca Adul­ta, Fini Door­man Maai­ke 5768, que ganhou o títu­lo de Cam­peã Vaca Adul­ta e Gran­de Cam­peã, filha de Val-Bis­son Door­man, do cri­a­dor e expo­si­tor Agro­pe­cuá­ria Fini.

“A Expo­Frí­sia 2022 não pode­ria ter sido mais emo­ci­o­nan­te. Tive­mos impres­si­o­nan­tes resul­ta­dos para as filhas de tou­ros Semex. Pode­mos dizer que esta foi uma das mais impor­tan­tes expo­si­ções para a empre­sa”, comen­ta Clau­dio Ara­gon, geren­te da pas­ta de lei­te e dire­tor de mer­ca­dos da Semex Brasil.

Ani­mais do Pro­gra­ma Semex Embryos foram des­ta­que na ExpoFrísia

O pro­gra­ma Semex Embryos, des­de o ano pas­sa­do, dis­po­ni­bi­li­za, atra­vés da trans­fe­rên­cia de embriões bovi­nos, solu­ções que per­mi­tem ace­le­rar o pro­gres­so gené­ti­co dos prin­ci­pais reba­nhos do país.

O pro­je­to pri­o­ri­za a pro­du­ção de embriões das raças bovi­nas de lei­te e cor­te, con­tan­do com o res­pal­do do Pro­gra­ma Pro­ge­ne­sis, que pro­por­ci­o­na níveis supe­ri­o­res de ganho gené­ti­co em ape­nas uma gera­ção, isso por ado­tar doa­do­ras TOP 1 do mun­do e que estão gene­ti­ca­men­te à fren­te da média da população.

Na edi­ção da Expo­Frí­sia des­te ano, ani­mais de alto poten­ci­al gené­ti­co, nas­ci­dos do pro­gra­ma Semex Embryos, foram des­ta­que duran­te o jul­ga­men­to. Tam­bém por meio da Chá­ca­ra Cons­ten­ta­ti­on, de Ales­san­dro e Mari­sa Dek­kers, vári­as doa­do­ras do Pro­gra­ma Semex Embryos sagra­ram-se cam­peãs na feira. 

Con­fi­ra os resultados:

Bezer­ra Inter­me­diá­ria e Cam­peã Fêmea Jovem – Semex Embryos:

213 Cons­ten­ta­ti­on Lore­ta Swing­man 006 Te foi Bezer­ra Inter­me­diá­ria e Cam­peã Fêmea Jovem, filha de West­Co­ast Swing­man-Red, do cri­a­dor e expo­si­tor Ales­san­dro H. Dek­kers e Mari­sa Caus Dekkers.

Cam­peã Vaca Jovem E Reser­va­da Gran­de Cam­peã – Doa­do­ra Semex Embryos:

Cons­ten­ta­ti­on Hilux Atti­co-Red foi Cam­peã Vaca Jovem E Reser­va­da Gran­de Cam­peã, filha de de Gen-I-Beq Atti­co-Red, cri­a­dor e expo­si­tor Ales­san­dro H. Dek­kers e Mari­sa Caus Dekkers.

Cam­peã Vaca 4 Anos E Gran­de Cam­peã – Doa­do­ra Semex Embryos:

Cons­ten­ta­ti­on His­pa­na Inte­gral foi Cam­peã Vaca 4 anos e Gran­de Cam­peã, filha de Blon­din Inte­gral, do cri­a­dor e expo­si­tor Ales­san­dro H. Dek­kers e Mari­sa Caus Dekkers.

Cam­peã Novi­lha Juni­or e Cam­peã Fêmea Jovem:

Fini Side­kick Maai­ke 20557 foi Cam­peã Novi­lha Juni­or e Cam­peã Fêmea Jovem, filha de Wal­nu­tlawn Side­kick, do cri­a­dor e expo­si­tor Agro­pe­cuá­ria Fini.

Cam­peã Vaca Adul­ta E Gran­de Campeã:

Fini Door­man Maai­ke 5768 foi Cam­peã Vaca Adul­ta e Gran­de Cam­peã, filha de Val-Bis­son Door­man, do cri­a­dor e expo­si­tor Agro­pe­cuá­ria Fini.

Cam­peã Vaca Vita­lí­cia E Reser­va­da Gran­de Campeã:

Rho­e­landt 2768 Bes­sie Sid Eric foi Cam­peã Vaca Adul­ta Vitá­li­cia e Reser­va­da Gran­de Cam­peã, filha de Sil­ver­rid­ge Eric, do cri­a­dor Ronald Rab­bers e Hen­ri­e­ta Rab­bers e expo­si­tor Lucas Rab­bers Neto.

Reser­va­da Cam­peã Vaca Vita­lí­cia E 3ª Melhor Vaca:

Men­ge Door­man C2489 foi Reser­va­da Cam­peã Vaca Vita­lí­cia e 3ª Melhor Vaca, filha Val-Bis­son Door­man, do cri­a­dor Arman­do Men­ge e expo­si­tor Hen­drik De Boer e Rei­nal­do De Boer.

As três melho­res da Expo­Frí­sia são Semex

Gran­de Cam­peã — Fini Door­man Maai­ke 5768 EX-95

Reser­va­da Gran­de Cam­peã — Rho­e­landt 2768 Bes­sie Sid Eric EX-93

Men­ção Hon­ro­sa — Men­ge Door­man C2489 EX-96

Fon­te: Semex