Repetindo o sucesso de sempre, neste ano bateu o recorde em número de animais. Destaque também para o Clube de Bezerras

Edson Lemos

Uma rara e feliz coin­ci­dên­cia tor­nou dupla­men­te feliz o cri­a­dor Pedro Elgers­ma (de Ara­po­ti-PR) e famí­lia no últi­mo final de sema­na de abril. Na noi­te de 26 de abril ele foi anun­ci­a­do como ganha­dor do Gran­de Cam­pe­o­na­to do Cir­cui­to Naci­o­nal da Raça Holan­de­sa de 2018, na vari­e­da­de Pre­to e Bran­co, com o ani­mal ‘Hal­ley Sigi­lo­sa Wind­bro­ok 322 TE’, e con­quis­tou tam­bém as hon­ra­ri­as de melhor afi­xo, melhor cri­a­dor e expo­si­tor de gado adul­to.

Na noi­te de 27 de abril, Elgers­ma foi anun­ci­a­do como ven­ce­dor do Gran­de Cam­pe­o­na­to da Expo­Frí­sia 2019, rea­li­za­do de 25 a 27 de abril no Par­que His­tó­ri­co de Caram­beí, con­quis­ta­do com a vaca ‘Hal­ley Rui­vi­nha Door­man 538’.

Foi a 14ª edi­ção da Expo­Frí­sia, uma expo­si­ção já tra­di­ci­o­nal do agro­ne­gó­cio do Para­ná, que nes­te ano bateu o recor­de com 313 ani­mais ins­cri­tos e 240 em pis­ta. Pri­mei­ro even­to com gado adul­to com­ple­to den­tro do Cir­cui­to Naci­o­nal no ano de 2019, a Fei­ra ofer­tou um paco­te de pales­tras téc­ni­cas com temas de inte­res­se dos pro­du­to­res sobre melho­ra­men­to gené­ti­co e saú­de ani­mal, e  con­tou com a pre­sen­ça de auto­ri­da­des do mun­do polí­ti­co e setor coo­pe­ra­ti­vo do Para­ná.

Man­ten­do uma tra­di­ção implan­ta­da pelos imi­gran­tes holan­de­ses que che­ga­ram à região no ano de 1911, a Expo­frí­sia 2019 pro­por­ci­o­nou a seus visi­tan­tes uma pres­ti­gi­a­da apre­sen­ta­ção do Clu­be de Bezer­ras – even­to pro­ta­go­ni­za­do ape­nas por cri­an­ças, de diver­sas ida­des.

De acor­do com o zoo­tec­nis­ta Lucas Mes­qui­ta, do qua­dro téc­ni­co da Frí­sia, o obje­ti­vo do Clu­be é inse­rir as cri­an­ças na ati­vi­da­de pecuá­ria para que deem sequên­cia ao tra­ba­lho das famí­li­as, den­tro do que cha­mam suces­são fami­li­ar. As cri­an­ças do Clu­be tra­ba­lham com as bezer­ras des­de o nas­ci­men­to (entre dezem­bro e janei­ro) e cui­dam delas até a data da expo­si­ção.


Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 654 (junho/2019)

Rolar para cima