fbpx
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

86ª ExpoZebu

abril 25 @ 8:00 am - maio 3 @ 6:00 pm

A 86ª Expo­Ze­bu será rea­li­za­da entre os dias 25 de abril e 03 de maio de 2020, no Par­que Fer­nan­do Cos­ta, em Ube­ra­ba (MG).

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu (ABCZ) anun­ci­ou mudan­ças para o Regu­la­men­to da Expo­Ze­bu 2020. As alte­ra­ções foram apre­sen­ta­das e dis­cu­ti­das no dia 25 de setem­bro, duran­te reu­nião entre mem­bros da dire­to­ria da ABCZ e repre­sen­tan­tes de todas as asso­ci­a­ções pro­mo­ci­o­nais das raças zebuínas.

Mar­ce­lo Árti­co, dire­tor de Rela­ções com as Asso­ci­a­ções Pro­mo­ci­o­nais da ABCZ, con­si­de­ra que a ela­bo­ra­ção do regu­la­men­to da for­ma demo­crá­ti­ca e ampla como vem sen­do con­du­zi­da é salu­tar e con­tri­bui para o engran­de­ci­men­to e for­ta­le­ci­men­to de todas as raças zebuí­nas, “As con­tri­bui­ções das asso­ci­a­ções pro­mo­ci­o­nais tra­zem, para a ABCZ, a per­cep­ção mais sen­sí­vel do momen­to téc­ni­co de cada uma das raças”, destaca.

Con­fi­ra as alterações:

Pro­pos­tas ABCZ

1)  Regu­la­men­to — Gir Leiteiro

Para com­pro­va­ção de ida­de ao pri­mei­ro par­to de matri­zes par­ti­ci­pan­tes de jul­ga­men­to lei­tei­ro será acei­ta a comu­ni­ca­ção atra­vés da moda­li­da­de efi­ci­ên­cia repro­du­ti­va, des­de que se tenha uma com­pro­va­ção de lac­ta­ção ofi­ci­al des­te refe­ri­do par­to por meio do Rela­tó­rio Indi­vi­du­al de Lac­ta­ção ou Desem­pe­nho de Gado de Lei­te. Enten­de-se como lac­ta­ção ofi­ci­al aque­la rea­li­za­da por órgão devi­da­men­te habi­li­ta­do pelo MAPA para tal fina­li­da­de. Foi reti­ra­da a exi­gên­cia de um míni­mo de 4 con­tro­les ofi­ci­ais em uma lac­ta­ção em ali­nha­men­to à legis­la­ção do MAPA em vigor.

2) No item 2 do arti­go 15 do regu­la­men­to reti­ra-se a ida­de da cria das raças Gir Lei­tei­ro e Indu­bra­sil já que não há exi­gên­cia de apre­sen­ta­ção da mesma.

3) No item 3 do arti­go 15 para a com­pro­va­ção de par­to da raças men­ci­o­na­das inclui-se a opção do Desem­pe­nho de Gado de Lei­te para os ani­mais ain­da em lac­ta­ção des­de que haja o par­to comu­ni­ca­do na ABCZ via CDN.

“As raças Gir, Gir Mocho Dupla Apti­dão, Gir Lei­tei­ro, Guze­rá Apti­dão Lei­tei­ra e Indu­bra­sil, ficam dis­pen­sa­das da exi­gên­cia de cria ao pé para fême­as que se apre­sen­ta­rem pari­das, uti­li­zan­do como com­pro­va­ção de par­to a efi­ci­ên­cia repro­du­ti­va do SRGRZ, o regis­tro de nas­ci­men­to da cria ou o Rela­tó­rio Indi­vi­du­al de Lac­ta­ção ou Desem­pe­nho de Gado de Lei­te com a comu­ni­ca­ção de nas­ci­men­to.”

4) Para o jul­ga­men­to “Matriz Mode­lo” amplia-se a ida­de nas raças lei­tei­ras para até 144 meses.

5) Para o Con­cur­so Lei­tei­ro have­rá a indi­ca­ção da melhor fêmea da raça clas­si­fi­ca­da como tipo “Fun­ci­o­nal Lei­tei­ro” e a mes­ma rece­be­rá a mes­ma quan­ti­da­de de pon­tos pre­vis­tos para o melhor úbere.

6) O cam­pe­o­na­to LCST (Lei­te Cor­ri­gi­do para Sóli­dos Totais) do Con­cur­so Lei­tei­ro con­tem­pla­rá pon­tu­a­ção para cri­a­dor e expo­si­tor da mes­ma for­ma  que para o cam­pe­o­na­to lei­te volume.

 

Pro­pos­tas ABCGIL

7) Regu­la­men­to — Gir Leiteiro

No arti­go 15 o ítem “c”  terá a ida­de exi­gi­da ampli­a­da como segue:

Art. 15 — Os ani­mais somen­te pode­rão dar entra­da no recin­to da Expo­si­ção e par­ti­ci­par de qual­quer jul­ga­men­to se for com­pro­va­do, no ato da recep­ção oficial:

c)     Par­to ante­ri­or aos 40 (qua­ren­ta) meses e 1 (um) dia para a raça Gir Leiteiro.

8)   Estar com pre­nhez posi­ti­va ou cria ao pé para fême­as com ida­de a par­tir de 31 (trin­ta e um) meses para a raça Gir Leiteiro.

9) Para as cate­go­ri­as de jul­ga­men­to da raça Gir Lei­tei­ro amplia-se a ida­de na 22º cate­go­ria e con­se­quen­te­men­te jul­ga­men­to do melhor úbe­re sênior.

10) U — Melhor úbe­re: dis­pu­ta­do exclu­si­va­men­te entre aque­les ani­mais das raças Gir, Gir Mocha e Indu­bra­sil, par­ti­ci­pan­tes de jul­ga­men­to em pis­ta, com pré­via indi­ca­ção dos jura­dos da raça, sen­do agru­pa­dos nas seguin­tes cate­go­ri­as de idade:

.… - melhor úbe­re vaca sêni­or, para as raças Gir e Gir Mocha, entre ani­mais de mais de 96 até 144 meses de idade.

11) Regu­la­men­tar a for­ma de jul­ga­men­to dos con­jun­tos de Pro­gê­ni­es da raça Gir Lei­tei­ro pre­vis­to no arti­go 49 como segue:

Pará­gra­fo Segun­do: Todos os con­jun­tos de Pro­gê­ni­es serão jul­ga­dos após os cam­pe­o­na­tos de machos e das fême­as ante­ri­o­res à 11° cate­go­ria, para a raça Gir Leiteiro.

Fon­te: Asses­so­ria de Impren­sa da ABCZ

Detalhes

Início:
abril 25 @ 8:00 am
Final:
maio 3 @ 6:00 pm
Evento Tags:
, , , , ,

Organizador

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu — ABCZ
Telefone:
(34) 3319-3984

Local

Parque de Exposições Fernando Costa
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - São Benedito
Uberaba, Minas Gerais
+ Google Map
Telefone:
(34) 3319-3984
Website:
http://www.abcz.org.br/eventos