Estância Silvânia: Uma história de 59 anos de seleção do Gir Leiteiro e muito mais - Balde Branco

CAMILA ALMEIDA: “A gente já recebia muitas visitas, inclusive internacionais, por causa da genética. Com o queijo essas visitas aumentaram em dez vezes e com um público diferente. Virou um ‘combo’ de negócios dentro da fazenda”

NEGÓCIO LEITE

Estância Silvânia:

Uma história de 59 anos de seleção do Gir Leiteiro e muito mais

Visão profissional, empreendedora e inovadora estão na base dessa tradição que se sustenta em boas práticas, bem-estar animal, qualidade e sustentabilidade

João Carlos de Faria, texto e fotos

Em 2022, a Estân­cia Sil­vâ­nia, loca­li­za­da em Caça­pa­va, no Vale do Paraí­ba (SP), vai com­ple­tar 60 anos de sele­ção da raça Gir Lei­tei­ro, da qual se tor­nou uma das mais impor­tan­tes refe­rên­ci­as naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, com gené­ti­ca expor­ta­da para diver­sos paí­ses, inclu­si­ve a pró­pria Índia, país de ori­gem da raça.

Para mar­car o iní­cio das come­mo­ra­ções, o casal Cami­la Almei­da Oli­vei­ra e Edu­ar­do Fal­cão de Car­va­lho orga­ni­zou a “Sil­vâ­nia Week”, que segui­rá ocor­ren­do todos os meses até novem­bro do ano que vem, com uma série de even­tos. A pro­gra­ma­ção come­çou no dia 6 de novem­bro, com a Cara­va­na Nação Agro, pro­je­to do Ser­vi­ço Naci­o­nal de Apren­di­za­gem Rural (Senar) em par­ce­ria com Canal Rural, com trans­mis­são ao vivo pela emis­so­ra de TV.

O even­to atraiu cer­ca de 80 pro­du­to­res, repre­sen­tan­tes de pre­fei­tu­ras e téc­ni­cos, que assis­ti­ram a duas pales­tras sobre ten­dên­ci­as e prá­ti­cas de sus­ten­ta­bi­li­da­de e de ade­qua­ção ao Pro­gra­ma de Regu­la­ri­za­ção Ambi­en­tal (PRA) nas pro­pri­e­da­des rurais.

EDUARDO FALCÃO: “Assumi a Estância em 1994, e o objetivo era transformá-la numa referência. Naquela época, algumas vacas se tornaram recordistas de produção, servindo de vitrine para o trabalho de seleção realizado na fazenda.”

Para continuar lendo, assine nossa revista