“Quan­do você sabe o que fala e com quem fala, é suces­so cer­to”

Esta fra­se defi­ne mui­to bem a tra­je­tó­ria da Bal­de Bran­co de estar jun­to com o pro­du­tor de lei­te em 658 edi­ções. “Estar jun­to” vai além de levar infor­ma­ções sobre as melho­res prá­ti­cas na pro­du­ção de lei­te. Tem um sig­ni­fi­ca­do espe­ci­al que se expres­sa nas cen­te­nas e cen­te­nas de repor­ta­gens e arti­gos a cam­po: viven­ci­ar com o pro­du­tor suas ale­gri­as, seus sonhos, seus pro­je­tos e seu tra­ba­lho árduo. E tam­bém suas angús­ti­as, tris­te­zas e desen­can­tos que, mui­tas vezes, qua­se o der­ru­bam, porém ele sem­pre con­se­gue ven­cê-los, com sua for­ça de von­ta­de de tocar em fren­te, enca­ran­do os desa­fi­os e supe­ran­do os empe­ci­lhos.

Este é o pro­du­tor resi­li­en­te, que sofre no pre­sen­te, mas con­ti­nua mar­chan­do rumo ao futu­ro, cons­ci­en­te de que só melho­ra­rá se esti­ver com a men­te aber­ta para apren­der mais, apri­mo­rar seus conhe­ci­men­tos, ado­tar novas tec­no­lo­gi­as sob ori­en­ta­ção de téc­ni­cos espe­ci­a­li­za­dos.

O aces­so a elas está cada vez mais fácil pelos pro­gra­mas de assis­tên­cia téc­ni­ca e trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gi­as que têm sido a mola pro­pul­so­ra para os pro­du­to­res avan­ça­rem. E assim ele vê seu tra­ba­lho fru­ti­fi­car atra­vés das melho­res prá­ti­cas de pro­du­ção em mais lei­te, ani­mais melho­res, nutri­ção pre­ci­sa, bem-estar ani­mal, sus­ten­ta­bi­li­da­de, ges­tão efi­ci­en­te e, já com o pé no futu­ro, enga­ti­nhan­do no Lei­te 4.0

E che­ga­dos aos 55 anos, brin­da­mos nos­sos lei­to­res com a visão de reno­ma­dos espe­ci­a­lis­tas em pecuá­ria lei­tei­ra, que fazem refle­xões sobre alguns aspec­tos fun­da­men­tais rela­ci­o­na­dos ao lei­te num futu­ro pró­xi­mo, a par­tir dos avan­ços a que che­ga­mos hoje.

Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 658 (outubro/2019)

Rolar para cima