Edição 2019 do Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável já tem data marcada e deve atrair a participação de outras universidades, além da Esalq/USP

Durante três dias, membros da academia, profissionais e lideranças do agronegócio brasileiro e internacional estiveram reunidos no ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, realizado entre 9 e 11 de outubro, na Esalq/USP, em Piracicaba (SP). O evento reuniu 3.300 participantes, 80 palestrantes, 74 expositores, além de 21 vitrines que trouxeram à cenaprodutos e serviços já disponíveis no mercado, desenvolvidos pela pesquisa e extensão da universidade. A próxima edição já tem data marcada e será entre 9 e 11 de outubro de 2019.

Para Roberto Rodrigues, presidente do Conselho do ESALQSHOW, o evento se consolida como difusor de conhecimento com a missão de aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pela universidade. “Essa iniciativa tem proporcionado abrir as portas para a sociedade do agronegócio e dialogar com as suas demandas. O ESALQSHOW é mais uma brilhante semente plantada em terra muito fértil e por isso só tende a crescer. Acho que esse time é vencedor e vai golear daqui pra frente, todos os anos”, acredita.

O diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, fez um balanço das atividades e enfatizou que a iniciativa teve êxito no formato das atividades e na programação, que atendeu à demanda solicitada pelo mercado na edição passada. “Os espaços foram reconfigurados e o programa foi aprimorado. Isso é um grande laboratório para a nossa instituição, não só do ponto de vista curricular, mas na oferta que fazemos para a sociedade. Estou convencido de que devemos seguir adiante, tornando o ESALQSHOW mais vigoroso a cada ano”.

Segundo Luiz Mario Machado Salvi, presidente da Araiby, empresa que organiza a ESALQSHOW em conjunto com a Esalq, a proposta para a próxima edição é aproximar e engajar outras instituições de ensino. “Tivemos muito apoio para essa edição, as empresas aderiram em um número maior do que o ano passado, mas ainda temos muito a crescer. E, já estamos trabalhando para 2019, recebendo sugestões para ajustarmos ao novo projeto. Uma das ideias é de que mais universidades possam participar, venham também expor seus projetos, trabalhos e pesquisas, agregando ainda mais ainda para o evento”, aposta.

Passagem de bastão na presidência

O encerramento do ESALQSHOW, no dia 11, contou com a cerimônia da passagem de bastão da presidência. Depois de dois anos coordenando as atividades do conselho do ESALQSHOW, RobertoRodrigues passou a cadeira para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG – Associação Brasileira de Agronegócio. Para o novo presidente do Conselho do ESALQSHOW, a nova empreitada será encarada com muito empenho. “Queremos fazer história e espero estar à altura de conduzir esse processo nos próximos anos com uma visão global que possa corresponder à grandeza da Esalq”.

AgTech Valley Summit traça perspectivas e soluções para o futuro

As principais lideranças e profissionais nos diferentes segmentos do agronegócio marcaram presença no AgTech Valley Summit, evento que integrou a programação do ESALQSHOW. “Gestão de sistemas integrados em agricultura” e “Agricultura tropical e a sociedade no futuro” foram os temas que nortearam os dez painéis e mais de 20 palestrantes em dois dias de eventos, como objetivo apontar os desafios e novas ideias, discutir as últimas tendências do mercado e estimular possíveis soluções e perspectivas para o futuro.

Encontro de Lideranças

Lideranças da academia, agências de pesquisa, setor produtivo, governo e entidades representativas se reuniram para discutir o futuro da agricultura tropical para a sociedade, tema central desta edição do ESALQSHOW. O fórum foi moderado pelo jornalista e publicitário, José Luiz Tejon e contou com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Ferreira Sergio Jardim; o jornalista Humberto Pereira, ex-editor chefe do Globo Rural e um dos criadores da campanha da Globo “Agro: a indústria riqueza do Brasil”; Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa; João Dornellas, presidente-executivo da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação; Jacyr Costa Filho, presidente do Cosag e diretor-presidente do Grupo Tereos; Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/Usp e Roberto Rodrigues, presidente do Conselho ESALQSHOW e catedrático “Luiz de Queiroz”.

Espaço Inovar Esalq & Cia

Levantar as principais problemáticas e demandas da agricultura familiar, apresentar as tendências e soluções para este segmento foram algumas das propostas dos painéis apresentados no Espaço Inovar Esalq & Cia, durante o ESALQSHOW.

O Espaço promoveu atividades como o “Painel Agricultura Familiar” com palestras debates e um Hackathon com a participação de universidades, órgãos de pesquisa e fomento e representantes do Governo e de entidades para levantar as principais problemáticas que envolvem esse segmento. Foi realizado também o painel “Agricultura Digital”, que tratou de aspectos como instrumentação, monitoramento e mercado; conectividade, usuário de tecnologia e tecnologia no uso da água e o Seminário “Perspectivas de Agtech Startups no Brasil e no mundo” e uma mesa redonda para startups. Os participantes também puderam conhecer o trabalho de startups, pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidos pela Esalq/USP.

Clínica de consultoria para startups promoveu mais de 20 atendimentos 

Um dos destaques do ESALQSHOW foi a realização inéditada Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores com foco em agricultura e agronegócios. Ao todo, foram promovidos 25 atendimentos para interessados em empreender ou empreendedores com startups em diferentes estágios tiveram seções de consultorias de 40 minutos cada, de forma exclusiva e individual, focadas em alguns dos módulos mais importantes para o desenvolvimento de sua atividade e materialização das ideias. O projeto foi conduzido por alunos da Esalq que fazem parte do PET (Programa de Educação Tutorial) – Biotecnologia Agrícola, do Ministério da Educação, com suporte do SEBRAE e da Usina de Inovação.

Vitrine ESALQ

Com a proposta de aproximar a academia da comunidade, a Vitrine ESALQ, que integra a programação do ESALQSHOW, expôs e promoveu demonstrações de projetos e serviços de excelência desenvolvidos pela academia e que são disponibilizados à sociedade.Ao todo, a Vitrine ESALQ apresentou 21 produtos e serviços em 11 Vitrines, que servem tanto para o ambiente rural ou urbano. A programação também ofereceu aos visitantes atividades e visitas aos departamentos e laboratórios.

O uso de drones para coleta de imagens para fins de melhoramento de plantas, como produzir uma bebida com excelência, visita à destilaria, técnicas de produção de insetos e ácaros para controle biológico, o impacto que os agroquímicos causam a insetos benéficos, espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo, foram alguns dos projetos apresentados no evento.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?