Laticínio cearense cria projeto de aplicativo via smartphone para fornecedores com bons resultados e melhora na prestação de serviços (Luiz H. Pitombo)

 

As tec­no­lo­gi­as estão aí, dis­po­ní­veis ao alcan­ce das mãos e com pos­si­bi­li­da­des múl­ti­plas de uso, como os celu­la­res de últi­ma gera­ção. Antes, ins­tru­men­to para comu­ni­ca­ção inter­pes­so­al, se trans­for­ma­ram em fer­ra­men­ta de tra­ba­lho e de admi­nis­tra­ção como acon­te­ceu para os for­ne­ce­do­res da Betâ­nia Lác­te­os, em For­ta­le­za-Cea­rá.

Em pra­ti­ca­men­te um ano de fun­ci­o­na­men­to, o pro­je­to da empre­sa acu­mu­lou 850 pro­du­to­res conec­ta­dos nos esta­dos do Cea­rá, Bahia, Per­nam­bu­co e Ser­gi­pe. Atra­vés dele são infor­ma­dos men­sal­men­te sobre o volu­me de lei­te entre­gue, valor a rece­ber, teo­res de gor­du­ra, pro­teí­na, con­ta­gem de célu­las somá­ti­cas (CCS) e con­ta­gem bac­te­ri­a­na total (CBT). É pos­sí­vel se fazer pelo apli­ca­ti­vo a ante­ci­pa­ção quin­ze­nal ou men­sal do cré­di­to a rece­ber, com­pra de ração, de sila­gem de sor­go e de alguns medi­ca­men­tos.

Visan­do faci­li­tar a aqui­si­ção dos apa­re­lhos, o lati­cí­nio cri­ou um sis­te­ma de finan­ci­a­men­to em 10 par­ce­las (total de R$ 535,00), des­con­ta­do quin­ze­nal­men­te.  Está em estu­do pro­je­to jun­to às ope­ra­do­ras locais para faci­li­tar aces­so à inter­net por rádio em áre­as neces­sá­ri­as a um cus­to esti­ma­do de 2 litros de leite/dia.

“Fica­mos sur­pre­en­di­dos com a ade­são ao apli­ca­ti­vo, que con­ti­nua cres­cen­do”, afir­ma David Girão, dire­tor de Polí­ti­ca Lei­tei­ra, da empre­sa, for­ma­do em admi­nis­tra­ção e filho de seu fun­da­dor, Luiz Girão. O núme­ro de apli­ca­ti­vos em uso já aumen­tou recen­te­men­te e ten­de a cres­cer ain­da mais com a nova plan­ta da empre­sa na Bahia, em Tei­xei­ra de Frei­tas, com pre­vi­são de pro­ces­sa­men­to ini­ci­al de 100 mil litros/dia e 200 mil/dia numa segun­da eta­pa.

 


Leia a ínte­gra des­ta maté­ria na edi­ção Bal­de Bran­co 659 (novembro/2019)

Rolar para cima