Embrapa cria cursos EAD para pecuária de leite - Balde Branco

Três cur­sos já estão dis­po­ní­veis e o obje­ti­vo é lan­çar outros três em 2018, segun­do gru­po de pes­qui­sa­do­res da Embra­pa Gado de Leite

A moda­li­da­de de ensi­no à dis­tân­cia (EAD) aca­ba de ser assu­mi­da pela Embra­pa Gado de Lei­te O E@D‑Leite, como é cha­ma­do, já dis­po­ni­bi­li­za dois cur­sos rea­li­za­dos inte­gral­men­te on line: Sila­gem de Capim e Sila­gens de Milho e Sor­go. Um ter­cei­ro cur­so esta­rá dis­po­ní­vel a par­tir de pri­mei­ro de dezem­bro (Amos­tra­gem, Cole­ta e Trans­por­te de Leite).

Os cur­sos sobre sila­gem de capim e de milho e sor­go têm car­ga horá­ria de 30 a 40 horas, res­pec­ti­va­men­te. Ambos abor­dam os prin­ci­pais aspec­tos da pro­du­ção, como dimen­si­o­na­men­to de silos, cál­cu­lo de pro­du­ção da sila­gem, adi­ti­vos, ava­li­a­ção e for­ne­ci­men­to do mate­ri­al ensi­la­do etc. O cur­so de amos­tra, cole­ta e trans­por­te de lei­te tra­ta dos pro­ce­di­men­tos neces­sá­ri­os para garan­tir que a qua­li­da­de do lei­te obti­da na pro­pri­e­da­de che­gue até a indústria.

A pes­qui­sa­do­ra da Embra­pa que coor­de­na o E@D‑Leite, Rosân­ge­la Zoc­cal, diz que os cur­sos são vol­ta­dos prin­ci­pal­men­te para téc­ni­cos da exten­são rural e pro­du­to­res, mas que qual­quer pes­soa inte­res­sa­da na ati­vi­da­de pode par­ti­ci­par. Segun­do ela, o ensi­no à dis­tân­cia é uma rea­li­da­de cada vez mais pre­sen­te no meio rural. “A inter­net che­gou ao cam­po e o pro­du­tor está cada vez mais conec­ta­do. Segun­do a pes­qui­sa­do­ra, a pro­cu­ra pelos cur­sos tem sido gran­de, mes­mo sem que fos­se fei­to qual­quer tra­ba­lho de divul­ga­ção, além do site da instituição.

Outros três cur­sos devem estar dis­po­ní­veis no pró­xi­mo ano. Um deles será sobre qua­li­da­de do lei­te e outros dois rela­ti­vos a melho­ra­men­to gené­ti­co, abor­dan­do estru­tu­ra­ção zoo­téc­ni­cas, raças lei­tei­ras, téc­ni­cas de repro­du­ção e esco­lha de repro­du­to­res. Todos os cur­sos do E@D — Lei­te con­tam com pes­qui­sa­do­res da Embra­pa entre os tuto­res, além de uma equi­pe de ana­lis­tas para pres­tar supor­te téc­ni­co. Cada cur­so fica no ar de 20 a 30 dias e as ins­cri­ções para novas tur­mas abrem cin­co dias após o término.

Ao final do cur­so, des­de que sejam cum­pri­das todas as eta­pas, o alu­no rece­be um cer­ti­fi­ca­do ele­trô­ni­co. A taxa de ins­cri­ção para ter aces­so às aulas é de R$ 29. Outras infor­ma­ções podem ser obti­das no site do E@D‑Leite ou por e‑mail nos ende­re­ços http://ead.cnpgl.embrapa.br e cnpgl.ead@embrapa.br.

Rolar para cima