Embrapa lança base sobre agropecuária nacional - Balde Branco

Como foi a pro­du­ção de cana-de-açú­car da região de Ribei­rão Pre­to em 2014? Qual foi a evo­lu­ção do tama­nho do reba­nho lei­tei­ro nor­des­ti­no na últi­ma déca­da? Qual a área plan­ta­da de soja no Muni­cí­pio de Pedro Afon­so-TO nos últi­mos cin­co anos? As res­pos­tas para essas e vári­as outras per­gun­tas sobre a pro­du­ção agro­pe­cuá­ria bra­si­lei­ra ago­ra estão facil­men­te aces­sí­veis na base de dados desen­vol­vi­da pelo Sis­te­ma de Inte­li­gên­cia Estra­té­gi­ca da Embra­pa, Agro­pen­sa, a par­tir de infor­ma­ções do IBGE-Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Estatística.

“Tra­ta-se de uma ampla base de dados cole­ta­dos des­de a déca­da de 1990 for­ne­ci­da por meio de uma pla­ta­for­ma ami­gá­vel de pai­néis inte­ra­ti­vos”, con­ta o coor­de­na­dor do Agro­pen­sa, o pes­qui­sa­dor Édson Bol­fe que con­si­de­ra a fer­ra­men­ta uma vali­o­sa fon­te de infor­ma­ção para pes­qui­sa­do­res, jor­na­lis­tas, ges­to­res públi­cos, pro­fis­si­o­nais da área, empre­sá­ri­os, ana­lis­tas finan­cei­ros e inte­res­sa­dos em geral. O sis­te­ma desen­vol­vi­do trans­for­ma os dados em tabe­las de aná­li­ses de resul­ta­dos que podem apre­sen­tar o recor­te e deta­lha­men­to que o usuá­rio escolher.

A base aca­ba de ser dis­po­ni­bi­li­za­da na nova pági­na do Agro­pen­sa no por­tal da Embra­pa e foi orga­ni­za­da pela Secre­ta­ria de Inte­li­gên­cia e Macro­es­tra­té­gia (SIM) em par­ce­ria com o Depar­ta­men­to de Tec­no­lo­gia da Infor­ma­ção (DTI) da empre­sa. “As infor­ma­ções, pro­ve­ni­en­tes do IBGE, são dis­po­ni­bi­li­za­das tra­di­ci­o­nal­men­te em for­ma de tabe­las. Desen­vol­ve­mos uma apre­sen­ta­ção que pode ser rapi­da­men­te aces­sa­da ao cli­car nos mapas e nos dados de inte­res­se por meio de grá­fi­cos, aná­li­ses com­pa­ra­ti­vas e rela­tó­ri­os”, expli­ca Bol­fe res­sal­tan­do que se tra­ta de uma pla­ta­for­ma ino­va­do­ra que uti­li­za busi­ness intel­li­gen­ce (BI) e que com­põe a arqui­te­tu­ra recém-refor­mu­la­da da pági­na do Agropensa.

Os dados são dis­tri­buí­dos em três gran­des gru­pos: pecuá­ria, pro­du­ção agrí­co­la e aba­tes. Em pecuá­ria, é pos­sí­vel ave­ri­guar a pro­du­ção das prin­ci­pais cri­a­ções ani­mais: bovi­nos, capri­nos, ovi­nos, suí­nos, buba­li­nos, equi­nos e gali­ná­ce­os. O tama­nho de cada reba­nho pode ser acom­pa­nha­do a cada ano des­de 1990 até 2014, safra mais recen­te regis­tra­da. A pes­qui­sa pode ser fei­ta por região do Bra­sil, esta­do, região do esta­do e muni­cí­pio. No mes­mo gru­po, podem ser obser­va­dos os prin­ci­pais pro­du­tos de ori­gem ani­mal como lei­te, lã, mel, ovos de gali­nha e codor­na, com núme­ros de vacas orde­nha­das e ovi­nos tos­qui­a­dos por região geográfica.

Rolar para cima