Educampo faz a diferança na vida dos produtores de leite mineiros - Balde Branco

Processo de transferência de conhecimento do Educampo está apoiado em ferramentas gerenciais exclusivas e por um banco de dados robusto e consistente há mais de 20 anos

CONSULTORIA

Educampo faz a diferança

na vida dos produtores de leite mineiros

Por meio da consultoria do Educampo/Sebrae-MG, grupos de produtores mineiros aumentaram, em média, em 37% o volume de leite produzido nos últimos seis anos 

Erick Henrique

Com vas­ta capi­la­ri­da­de na pro­fis­si­o­na­li­za­ção do pro­du­tor, nas mais vari­a­das ati­vi­da­des econô­mi­cas do agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro, em mais de 20 anos de atu­a­ção, o Edu­cam­po é uma das ini­ci­a­ti­vas do Sebrae-MG que trans­for­ma­ram o con­cei­to de assis­tên­cia téc­ni­ca e geren­ci­al no Esta­do. Além dis­so, con­tri­bui efe­ti­va­men­te para o desen­vol­vi­men­to dos peque­nos negó­ci­os rurais e de toda cadeia pro­du­ti­va. Nes­se perío­do, mais de 7 mil pro­du­to­res foram bene­fi­ci­a­dos em Minas Gerais. Entre os prin­ci­pais resul­ta­dos estão a dis­se­mi­na­ção de tec­no­lo­gi­as, a inte­gra­ção da cadeia pro­du­ti­va e o aumen­to da ren­ta­bi­li­da­de das pro­pri­e­da­des participantes.

“O nos­so obje­ti­vo é mudar a rea­li­da­de dos pro­du­to­res, tor­nan­do-os menos intui­ti­vos, mais espe­ci­a­li­za­dos e cada vez mais pro­fis­si­o­nais no que fazem. Esse é o desa­fio que o Sebrae-MG tem supe­ra­do com o Edu­cam­po, por meio de uma pla­ta­for­ma que gera a inte­li­gên­cia essen­ci­al para cons­truir capa­ci­da­des e cri­ar opor­tu­ni­da­des para o agro­ne­gó­cio do lei­te”, des­ta­ca Pris­cil­la Maga­lhães Gomes Lins, geren­te de Agro­ne­gó­ci­os do Sebrae-MG, acres­cen­tan­do que as con­sul­to­ri­as com espe­ci­a­lis­tas em ges­tão são a base do pro­ces­so de trans­fe­rên­cia de conhe­ci­men­to. Elas são apoi­a­das por fer­ra­men­tas geren­ci­ais exclu­si­vas e por um ban­co de dados robus­to e con­sis­ten­te, com um his­tó­ri­co de mais de 20 anos de infor­ma­ções reais. Segun­do ela, já pas­sa­ram pelo Edu­cam­po mais de 6 mil fazen­das. Atu­al­men­te, par­ti­ci­pam da pla­ta­for­ma cer­ca de 800 fazen­das lei­tei­ras, dis­tri­buí­das em mais de 200 muni­cí­pi­os de Minas Gerais. Essas pro­pri­e­da­des estão orga­ni­za­das em 59 gru­pos, em par­ce­ria com 17 agroin­dús­tri­as, con­tem­plan­do as prin­ci­pais coo­pe­ra­ti­vas e lati­cí­ni­os atu­an­tes no Esta­do. O volu­me médio das fazen­das par­ti­ci­pan­tes é de 1.600 litros de lei­te por dia e um reba­nho médio de 80 vacas em lac­ta­ção por pro­pri­e­da­de atendida.

Priscilla M. G. Lins: “O Educampo é uma solução viável para produtor de qualquer porte, pois foi criado e desenvolvido para produtores que querem atuar de forma empreendedora no negócio leite e ganhar dinheiro com a atividade”

Para continuar lendo, assine nossa revista