Con­fi­ra algu­mas repor­ta­gens da edi­ção de Bal­de Bran­co de abril 2019

ENTRE­VIS­TA
Na edi­ção deA­bril da Bal­de Bran­co, que você rece­be­rá em bre­ve, não dei­xe ler a Entre­vis­ta com Edu­ar­do Pena, coor­de­na­dor do Con­se­lei­te-MG, que traz mui­tas infor­ma­ções impor­tan­tes sobre a pro­du­ção lei­tei­ra e sobre­tu­do expli­ca­ções mais deta­lha­das sobre o, até que enfim, Con­se­lei­te-MG

REPRO­DU­ÇÃO
Evi­tar ANES­TRO pós-par­to é pre­ci­so
Vári­as são as cau­sas do dis­túr­bio, mas tam­bém são diver­sas as medi­das para evi­tá-lo ou resol­vê-lo. A mai­o­ria das solu­ções deve­ria fazer par­te da roti­na diá­ria da fazen­da, con­for­me des­ta­ca o médio vete­ri­ná­rio Ricar­do Pau­li­no, que pres­ta con­sul­to­ria a diver­sas fazen­das lei­tei­ras na região de São José do Rio Pre­to-SP.

LEI­TE NO AMA­ZO­NAS
Inves­ti­men­to em gené­ti­ca está mudan­do o cená­rio do lei­te
A pro­du­ção de lei­te é uma opção mui­to impor­tan­te para milha­res de famí­li­as ama­zo­nen­ses. É o que lhes garan­te a sobre­vi­vên­cia. Apos­tan­do na melho­ria da pro­du­ti­vi­da­de, qua­li­da­de e ren­ta­bi­li­da­de des­ses pro­du­to­res, o Sebrae-AM está à fren­te de um Pro­gra­ma de Melho­ra­men­to Gené­ti­co, que faci­li­ta aos pro­du­to­res aces­so ao uso da tec­no­lo­gia de TE (trans­fe­rên­cia de embriões) da raça Giro­lan­do. Os pri­mei­ros resul­ta­dos são pro­mis­so­res

COO­PE­RA­TI­VIS­MO
Ser­ra­mar: bus­ca efi­ci­ên­cia e bene­fí­ci­os para os coo­pe­ra­dos
O coo­pe­ra­ti­vis­mo é um dos cami­nhos que garan­tem a sobre­vi­vên­cia do peque­no e médio pro­du­tor rural, já que, por serem os donos da coo­pe­ra­ti­va, ela lhes traz uma série de bene­fí­ci­os. Leia sobre as ações da Coo­pe­ra­ti­va Ser­ra­mar em prol de seus coo­pe­ra­dos.

MAQUI­NÁ­RI­OS
Cui­da­dos e uso cor­re­to do Vagão Mis­tu­ra­dor de Ração Total
Tudo o que opro­du­tor pre­ci­sa saber para usá-lo com a máxi­ma efi­ci­ên­cia, evi­tan­do pre­juí­zos e pro­lon­gan­do a vida útil do equi­pa­men­to. E, cla­ro, pre­pa­rar uma die­ta total de pri­mei­ra para as vacas.

EVEN­TOS
23º Cur­so Novos Enfo­ques da Pro­du­ção e Repro­du­ção
O reno­ma­do even­to bom­bou mais uma vez. Coor­de­na­do pelo Prof. Zequi­nha, da Unesp de Botu­ca­tu, rea­li­za­do em mar­ço em Uber­lân­dia-MG, teve a pre­sen­ça de qua­se 1.900 par­ti­ci­pan­tes, envol­vi­dos com a pro­du­ção de lei­te e de car­ne.
A Bal­de Bran­co este­ve lá e na edi­ção de abril abor­da alguns dos prin­ci­pais tópi­cos impor­tan­tes para a pecuá­ria lei­tei­ra.

SANI­DA­DE
Olha a bichei­ra aí, gen­te!
Ela cau­sa gran­de incô­mo­dos nos ani­mais. Não é à toa que eles ficam inqui­e­tos, comem menos, pro­du­zem menos e em casos gra­ves podem mor­rer por cau­sa de infec­ções secun­dá­ri­as. E cla­ro o pre­juí­zo é gran­de. É cau­sa­da pelas mos­cas vare­jei­ras que ado­ram resí­du­os orgâ­ni­cos (fezes, uri­na, res­tos de comi­da…), que ficam nas ins­ta­la­ções.

Rolar para cima