É urgente a boa gestão dos recursos hídricos

ÁGUA

É urgente a boa gestão

dos recursos hídricos

Cuidados devem ser constantes com esse valioso bem natural e não só nos períodos de seca ou de crise, como acontece hoje em diferentes regiões

Luiz H. Pitombo

João Demarchi, diretor substituto do Centro de Pesquisa em Bovinos Leiteiros

“Para o produtor rural, a primeira coisa que precisa entender é que ele está inserido numa bacia hídrica e que a mesma água será para todos, assim, o que se fizer num curso d’água poderá afetar propriedades a jusante. Além disso, aquelas a montante poderão me afetar também”, assinala o engenheiro agrônomo João Demarchi, diretor substituto do Centro de Pesquisa em Bovinos Leiteiros do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa (SP). Ele acrescenta que a segurança hídrica da propriedade depende do uso que é feito pelas demais e que, neste contexto, a outorga (veja quadro) procura adequar o volume de água disponível à demanda dos vários usuários daquela bacia.

Um segundo aspecto que destaca, relacionado à gestão dos recursos da propriedade, é a proteção das áreas de reserva legal e de preservação permanente, tanto de margens de rios e nascentes, como de áreas muito íngremes. Demarchi, que também é coordenador da Câmara Técnica de Conservação dos Recursos Naturais dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, explica que isso garantirá o volume e a qualidade da água “produzida” na propriedade e que o produtor é corresponsável, defendendo, por isso, que ele deve ser recompensado.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?