É urgente a boa gestão dos recursos hídricos - Balde Branco

ÁGUA

É urgente a boa gestão

dos recursos hídricos

Cuidados devem ser constantes com esse valioso bem natural e não só nos períodos de seca ou de crise, como acontece hoje em diferentes regiões 

Luiz H. Pitombo

João Demarchi, diretor substituto do Centro de Pesquisa em Bovinos Leiteiros

“Para o pro­du­tor rural, a pri­mei­ra coi­sa que pre­ci­sa enten­der é que ele está inse­ri­do numa bacia hídri­ca e que a mes­ma água será para todos, assim, o que se fizer num cur­so d’água pode­rá afe­tar pro­pri­e­da­des a jusan­te. Além dis­so, aque­las a mon­tan­te pode­rão me afe­tar tam­bém”, assi­na­la o enge­nhei­ro agrô­no­mo João Demar­chi, dire­tor subs­ti­tu­to do Cen­tro de Pes­qui­sa em Bovi­nos Lei­tei­ros do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia, em Nova Odes­sa (SP). Ele acres­cen­ta que a segu­ran­ça hídri­ca da pro­pri­e­da­de depen­de do uso que é fei­to pelas demais e que, nes­te con­tex­to, a outor­ga (veja qua­dro) pro­cu­ra ade­quar o volu­me de água dis­po­ní­vel à deman­da dos vári­os usuá­ri­os daque­la bacia.

Um segun­do aspec­to que des­ta­ca, rela­ci­o­na­do à ges­tão dos recur­sos da pro­pri­e­da­de, é a pro­te­ção das áre­as de reser­va legal e de pre­ser­va­ção per­ma­nen­te, tan­to de mar­gens de rios e nas­cen­tes, como de áre­as mui­to íngre­mes. Demar­chi, que tam­bém é coor­de­na­dor da Câma­ra Téc­ni­ca de Con­ser­va­ção dos Recur­sos Natu­rais dos Comi­tês das Baci­as dos Rios Pira­ci­ca­ba, Capi­va­ri e Jun­di­aí, expli­ca que isso garan­ti­rá o volu­me e a qua­li­da­de da água “pro­du­zi­da” na pro­pri­e­da­de e que o pro­du­tor é cor­res­pon­sá­vel, defen­den­do, por isso, que ele deve ser recompensado.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Rolar para cima