Dinâmica Energia Solar apresenta sistema que gera energia e sombreamento ao gado na Agrishow - Balde Branco

“O con­cei­to do sis­te­ma é o mes­mo que o con­ven­ci­o­nal uti­li­za­do nas casas, eco­no­mi­za a ener­gia que o cli­en­te con­so­me, porém com o bene­fí­cio de apro­vei­ta­men­to de ter­ra para a ins­ta­la­ção do sis­te­ma e ain­da dan­do con­for­to tér­mi­co para os bezer­ros”, expli­ca Artur Can­ta­dor Ber­nar­do, dire­tor comer­ci­al da Dinâ­mi­ca Ener­gia Solar

Dinâmica Energia Solar apresenta sistema que gera energia e sombreamento ao gado na Agrishow 

O som­bre­a­men­to na pecuá­ria é uma rela­ção de bene­fí­ci­os mul­ti­fa­to­ri­ais tan­to para pecuá­ria de lei­te como de cor­te. Ter áre­as que redu­zam o stress caló­ri­co é fator deci­si­vo para dimi­nuir os ris­cos de per­da de peso, de pro­ble­mas na repro­du­ção e até na dimi­nui­ção da per­da embri­o­ná­ria pre­co­ce. Com o foco na solu­ção des­te pro­ble­ma e ain­da apre­sen­tan­do uma opor­tu­ni­da­de gerar ener­gia nas pro­pri­e­da­des, que rever­ta em ganhos ao pro­du­tor é que a empre­sa Dinâ­mi­ca Ener­gia Solar, pen­sou em jun­tar dois bene­fí­ci­os em um úni­co investimento.

Mui­to uti­li­za­do nos telha­dos das resi­dên­ci­as com o obje­ti­vo de pro­mo­ver a redu­ção nas des­pe­sas com ener­gia elé­tri­ca, os pai­néis sola­res tam­bém podem ser gran­des ali­a­dos do cam­po. Ao serem imple­men­ta­dos, os pro­je­tos são capa­zes de pro­por­ci­o­nar um som­bre­a­men­to para algu­mas cate­go­ri­as de gado. Essa é uma das solu­ções que serão apre­sen­ta­das pela Dinâ­mi­ca Ener­gia Solar duran­te a Agrishow que acon­te­ce entre 25 e 29 de abril em Ribei­rão Pre­to, São Paulo. 

O con­cei­to do sis­te­ma é o mes­mo que o con­ven­ci­o­nal uti­li­za­do nas casas, eco­no­mi­za a ener­gia que o cli­en­te con­so­me, porém com o bene­fí­cio de apro­vei­ta­men­to de ter­ra para a ins­ta­la­ção do sis­te­ma e ain­da dan­do con­for­to tér­mi­co para os bezer­ros”, expli­ca Artur Can­ta­dor Ber­nar­do, dire­tor comer­ci­al da Dinâ­mi­ca Ener­gia Solar.

O exe­cu­ti­vo da Dinâ­mi­ca — empre­sa que já ins­ta­lou mais de 110 mil sis­te­mas em todo o Bra­sil e ofe­re­ce pro­je­tos de gran­de por­te para os seto­res indus­tri­ais, comer­ci­ais, de ser­vi­ço e resi­den­ci­ais – des­ta­ca que a pre­sen­ça dos ani­mais abai­xo dos pai­néis sola­res não apre­sen­ta qual­quer tipo de ris­co. Ele cita ape­nas van­ta­gens, que ame­ni­zam o estres­se tér­mi­co dos bezer­ros. As pla­cas foto­vol­tai­cas, fei­tas de mate­ri­ais como, célu­las a base de silí­cio, vidro, EVA, entre outros, que pro­por­ci­o­nam uma redu­ção na tem­pe­ra­tu­ra de até 5°C.

Além de som­bre­a­men­to para bezer­ros, alguns sis­te­mas de pai­néis sola­res desen­vol­vi­dos pela empre­sa tam­bém aten­dem a ani­mais de mai­or porte.

 

Inves­ti­men­to

O sis­te­ma ofe­re­ce bene­fí­ci­os que vão além do con­for­to pro­por­ci­o­na­do aos ani­mais, poden­do agre­gar tam­bém, van­ta­gens econô­mi­cas. Quan­do não é pos­sí­vel a pre­sen­ça de árvo­res na pas­ta­gem ou enquan­to se espe­ra o cres­ci­men­to delas, pode ser uti­li­za­do o som­bre­a­men­to arti­fi­ci­al. Este pode ser fei­to com diver­sos tipos de mate­ri­ais, depen­den­do da dis­po­ni­bi­li­da­de e da neces­si­da­de da propriedade.

Pla­cas sola­res ins­ta­la­das no cam­po para som­bre­a­men­to dos bezer­ros | Divulgação/Dinâmica Ener­gia Solar

Esti­ma­ti­vas mos­tram que, com inves­ti­men­to de apro­xi­ma­da­men­te R$ 480 mil, em uma área de 1.000 metros qua­dra­dos, é pos­sí­vel gerar ener­gia para a pro­du­ção de lei­te e bene­fi­ci­ar 50 bezer­ros com o som­bre­a­men­to arti­fi­ci­al. “O sis­te­ma de ener­gia solar pro­põe um retor­no anu­al de ener­gia em tor­no de R$ 110 mil, e o valor inves­ti­do pode ser recu­pe­ra­do em pou­co mais de qua­tro anos”, fina­li­za Artur.