Curso em Viçosa capacita extensionistas rurais sobre produção de lácteos - Balde Branco

O cur­so é gra­tui­to e será rea­li­za­do pre­sen­ci­al­men­te de 8 a 13 de agos­to, no cam­pus da UFV, em Minas Gerais

Curso em Viçosa capacita extensionistas rurais sobre produção de lácteos

Estão aber­tas as ins­cri­ções para a quar­ta tur­ma do “Cur­so de Capa­ci­ta­ção Pro­je­to Lác­te­os SAF/ UFV”, ofe­re­ci­do pela Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra Fami­li­ar e Coo­pe­ra­ti­vis­mo do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to (SAF/ Mapa), em par­ce­ria com a Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Viço­sa (UFV), em Minas Gerais. O cur­so é gra­tui­to e será rea­li­za­do pre­sen­ci­al­men­te de 8 a 13 de agos­to, no cam­pus da UFV, em Minas Gerais.

O cur­so é vol­ta­do para téc­ni­cos exten­si­o­nis­tas que atu­am com pro­du­to­res rurais da cadeia pro­du­ti­va de lác­te­os. Três tur­mas já pas­sa­ram pelo trei­na­men­to este ano e estão pre­vis­tas mais duas tur­mas até o fim do ano. 

O Pro­je­to Lác­te­os SAF/ UFV tem car­ga horá­ria total de 40 horas. As ati­vi­da­des teó­ri­cas e prá­ti­cas serão dis­tri­buí­das em três módulos:

1) “Sani­da­de e Ges­tão de Cus­tos”, que tra­ta da cer­ti­fi­ca­ção para reba­nhos livres de tuber­cu­lo­se e bru­ce­lo­se e da ges­tão e con­tro­le de cus­tos na pro­pri­e­da­de leiteira.

2) “Mer­ca­do, Boas Prá­ti­cas e Tec­no­lo­gia de Pro­du­ção de Lác­te­os”, que abran­ge as exi­gên­ci­as e opor­tu­ni­da­des de comer­ci­a­li­za­ção; indi­ca­ções geo­grá­fi­cas para quei­jos arte­sa­nais; higi­e­ni­za­ção e con­tro­le da qua­li­da­de; pro­du­ção de quei­jos, rico­ta, bebi­das lác­te­as e doce de lei­te; e boas prá­ti­cas de fabricação.

3) “Sis­te­mas Ali­men­ta­res e Segu­ran­ça Ali­men­tar e Nutri­ci­o­nal”, que tra­ta dos sis­te­mas ali­men­ta­res sus­ten­tá­veis na agri­cul­tu­ra fami­li­ar, da ali­men­ta­ção sau­dá­vel e da segu­ran­ça ali­men­tar e nutri­ci­o­nal no con­tex­to da cadeia de lácteos.

O Pro­je­to Lác­te­os SAF/ UFV apoi­a­rá os cur­sis­tas com o paga­men­to de diá­ri­as para hos­pe­da­gem e ali­men­ta­ção duran­te o perío­do de rea­li­za­ção do cur­so. O exten­si­o­nis­ta fica­rá res­pon­sá­vel ape­nas pelo seu des­lo­ca­men­to de sua cida­de de ori­gem até Belo Horizonte.

Os inte­res­sa­dos em pre­en­cher as vagas devem envi­ar e‑mail (com nome com­ple­to, CPF, RG, tele­fo­ne, con­ta cor­ren­te – é neces­sá­rio que a con­ta este­ja em nome do cur­sis­ta –, cer­ti­fi­ca­ção de vaci­na con­tra a Covid-19 e dados da instituição/ associação/ DAP físi­ca) para decam.saf@agro.gov.br

Fon­te: Mapa