A fêmea alcan­çou esta expres­si­va pro­du­ção vita­lí­cia acu­mu­la­da com 10 lac­ta­ções, em regi­me de 3 orde­nhas diárias

Conheça a vaca que produziu mais de 190 MIL Kg de leite na sua vida produtiva, segundo dados da APCBRH

Onome dela é “Rho­e­landt 372 LEDA Doc Stor­ma­tic” (foto); nas­ceu no dia 05 de janei­ro de 2003, na fazen­da Rho­e­landt (Castro/PR), de pro­pri­e­da­de do cri­a­dor Ronald Rab­bers e Hen­ri­e­ta Rab­bers. Alcan­çou pico de 190.107,92 kg de lei­te, 6.252,68 kg de gor­du­ra e 5.805,04 kg de pro­teí­na. Alcan­çou esta expres­si­va pro­du­ção vita­lí­cia acu­mu­la­da com 10 lac­ta­ções, em regi­me de 3 orde­nhas diá­ri­as. O últi­mo par­to deu-se em setem­bro de 2020, aos 17 anos de ida­de, encer­rou últi­ma lac­ta­ção no mês de abril de 2021. Cer­ti­fi­ca­do Ofi­ci­al de Desem­pe­nho-Con­tro­le Lei­tei­ro Oficial.

Além de ser fan­tás­ti­ca em Pro­du­ção e Sóli­dos, obte­ve na clas­si­fi­ca­ção para tipo (Ava­li­a­ção Line­ar de Con­for­ma­ção) 90 pon­tos, entran­do para a clas­se das vacas Exce­len­tes (EX 90), ou seja, tem exce­len­te sis­te­ma mamá­rio, per­nas e pés, for­ça lei­tei­ra e garu­pa. Segun­do Ronald Rab­bers: “É uma vaca fan­tás­ti­ca que vem de uma famí­lia pro­du­ti­va, sua mãe a vaca Rho­e­landt 089 LEDA Vic­tor Doc, pro­du­ziu em 5 lac­ta­ções 131.547,67 kg de lei­te. Ela repre­sen­ta tudo o que bus­ca­mos em nos­sas vacas, ou seja, altas pro­du­ções, exce­len­te con­for­ma­ção e vida pro­du­ti­va, e isso tudo sem per­der de vis­ta o bem-estar. Essas vacas são as pri­mei­ras a che­gar na orde­nha e coxo.O segre­do delas é se ali­men­tar mui­to bem em gran­de quantidade”.

A his­tó­ria da famí­lia Rab­bers, na pecuá­ria lei­tei­ra, come­çou quan­do Lucas Rab­bers, jun­ta­men­te com seus pais, irmãos e espo­sa, migrou da Holan­da para o Bra­sil, mais espe­ci­fi­ca­men­te para a Colô­nia Cas­tro­lan­da, em Castro/PR, em 1953. É con­si­de­ra­da uma das mais impor­tan­tes pro­pri­e­da­des que com­põem a bacia lei­tei­ra da região. Obte­ve reco­nhe­ci­men­to naci­o­nal devi­do à cri­a­ção de ani­mais com gené­ti­ca impe­cá­vel e alto nível de pro­du­ção. Além dis­to, Ronald cole­ci­o­na mais de 10 títu­los de Cri­a­dor Supre­mo Nacional.

Fon­tes: Ser­vi­ço Con­tro­le Lei­tei­ro Ofi­ci­al da Asso­ci­a­ção Para­na­en­se (APC­BRH) e Bra­si­lei­ra (ABC­BRH).

 

Rolar para cima