Conheça a grande campeã da raça Holandesa na Expointer - Balde Branco
Vaca de expo­si­tor da Fron­tei­ra Oes­te gaú­cha, Kla­as Janie 1978, levou três pre­mi­a­ções nos jul­ga­men­tos pro­mo­vi­dos pela Gado­lan­do na feira
 
 
 

Grande campeã da raça Holandesa na Expointer é do Alegrete 

A pis­ta do gado lei­tei­ro na Expoin­ter 2021 foi con­quis­ta­da pela vaca Kla­as Janie 1978 (foto), do expo­si­tor Mar­ci­rio Flo­res Alves, da Fazen­da San­to Izi­dro, de Ale­gre­te (RS). Esco­lhi­da como Gran­de Cam­peã, a exem­plar ven­ceu ain­da em outras duas cate­go­ri­as: Cam­peã Jovem e 3 Anos Sêni­or. O jul­ga­men­to mor­fo­ló­gi­co da raça holan­de­sa foi rea­li­za­do quin­ta-fei­ra, 9 de outu­bro, no Par­que de Expo­si­ções Assis Bra­sil, em Esteio (RS).
 
A vaca é de ori­gem da cri­a­ção da Agro­pe­cuá­ria Salo­mons, de Cas­tro (PR). Par­ti­ci­pan­do pela ter­cei­ra vez de uma Expoin­ter, Alves não escon­de a emo­ção: “Em 2019, bate­mos na tra­ve. Em 2020, não deu e hoje con­quis­ta­mos mui­to. Só tenho a agra­de­cer à Gado­lan­do e à orga­ni­za­ção do even­to, por pro­por­ci­o­nar a fei­ra este ano”, comen­ta.
 
Jura­do da expo­si­ção pro­mo­vi­da pela Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Holan­dês (Gado­lan­do), Cláu­dio Ara­gón res­sal­tou a qua­li­da­de das fina­lis­tas. “São gran­des vacas, com mui­ta fun­ci­o­na­li­da­de e pro­du­ti­vi­da­de. Os cri­a­do­res e expo­si­to­res estão real­men­te de para­béns, e é uma hon­ra para mim ter par­ti­ci­pa­do da fei­ra”, ava­li­ou.
 
O pre­si­den­te da Gado­lan­do, Mar­cos Tang, com­par­ti­lha des­ta visão, res­sal­tan­do que a dife­ren­ça entre as colo­ca­ções eram peque­nas. “Con­se­gui­mos tra­zer o que tem de melhor da vaca holan­de­sa no Rio Gran­de do Sul e no Bra­sil. Nes­ta reto­ma­da da Expoin­ter, supe­ra­mos as expec­ta­ti­vas”, afir­mou.
 
Duran­te a tar­de, foram jul­ga­das mais de dez cate­go­ri­as, entre elas a Cam­peã Jovem, Vaca Adul­ta e Gran­de Campeã.

Fon­te: Gadolando

Rolar para cima