Como avaliar a fertilidade do rebanho? - Balde Branco

O bom desempenho de um sistema de produção de leite tem como um de seus principais pilares a fertilidade do rebanho

REPRODUÇÃO

Como avaliar a 

fertilidade do rebanho?

Especialistas dão uma série de dicas para o produtor medir corretamente a fertilidade de vacas leiteiras e melhorar os resultados da fazenda 

Erick Henrique

Antes de entrar nes­ta repor­ta­gem em si, con­vém infor­mar que, de acor­do com arti­go publi­ca­do pela Embra­pa Agros­sil­vi­pas­to­ril, inti­tu­la­do “Efi­ci­ên­cia Repro­du­ti­va em Bovi­nos”, a repro­du­ção é uma fun­ção do orga­nis­mo extre­ma­men­te com­ple­xa e depen­de de uma gran­de diver­si­da­de de fato­res, tais como nutri­ção, sani­da­de, con­for­to tér­mi­co, raças e nível de pro­du­ção, entre outras.

Além dis­so, o arti­go des­ta­ca que a efi­ci­ên­cia repro­du­ti­va depen­de de outros fato­res extrín­se­cos, como com­pe­tên­cia e aten­ção da mão de obra. Conhe­cen­do essas nuan­ces cita­das aci­ma, o médi­co vete­ri­ná­rio e con­sul­tor téc­ni­co da Cow­Te­ch, Mar­co Antô­nio de Pádua Car­va­lho, com­ple­men­ta que o pri­mei­ro pon­to que é pre­ci­so enten­der é como ava­li­ar a fer­ti­li­da­de de um reba­nho, pois exis­te uma série de indi­ca­do­res que apon­tam, de manei­ra dire­ta e indi­re­ta, a fer­ti­li­da­de de um reba­nho leiteiro.

Marco Antônio de P. Carvalho: “A contribuição de uma vaca de alta fertilidade é muito grande, a começar pela maior produção de leite do plantel”

Para continuar lendo, assine nossa revista